Controle de indicadores: 5 dicas para monitorar os seus

CONTEÚDO

Controle de indicadores

CONTEÚDO

Para profissionais que buscam não apenas atingir, mas superar metas empresariais, compreender e aplicar estratégias robustas de monitoramento e controle de indicadores é fundamental.

Neste cenário dinâmico, onde decisões precisam ser tomadas com precisão e rapidez, o controle de indicadores emerge como o farol que guia empresas por meio das inovações do mercado. Ele não apenas ilumina o caminho para o sucesso, mas também fornece o feedback necessário para navegar com segurança, evitando obstáculos e capitalizando oportunidades.

Pensando nisso, elaboramos este artigo especialmente para você que está em busca de manter um maior controle por indicadores e na sua organização.

Continue a leitura para conferir também 5 dicas de como implementar esse tipo de controle na sua empresa.

acompanhamento de metas

O que é controle de indicadores?

O controle de indicadores na empresa, frequentemente referido como gestão ou monitoramento de indicadores de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs), é um processo crítico que envolve a identificação, mensuração e análise de métricas quantificáveis que refletem o sucesso ou o desempenho de uma organização em relação aos seus objetivos estratégicos e operacionais.

Esses indicadores fornecem uma base factual para a compreensão do desempenho da empresa, permitindo que gestores tomem decisões informadas e alinhadas com as metas estabelecidas.

Dessa forma, a missão dos KPIs é comunicar, de maneira quantitativa, a eficiência e a qualidade dos processos organizacionais. Assim, é possível efetuar os ajustes necessários e promover a melhoria contínua.

DICA: Gráficos para indicadores de desempenho: 7 exemplos e 7 dicas de como construí-los e interpretá-los

Por que fazer controle de indicadores?

O controle de indicadores é uma prática que pode trazer vários benefícios para o seu negócio. O primeiro deles é a possibilidade de identificar, com mais facilidade, os aspectos que precisam ser melhorados.

Além disso, o controle de indicadores pode impactar positivamente a produtividade da empresa. Isso porque a organização passa a ter um direcionamento mais preciso sobre quais rumos tomar.

Outro benefício que vale a pena citar se refere às tomadas de decisão, as quais passam a ter um nível de assertividade maior por se basearem em dados concretos e não mais em achismos.

O controle de indicadores é importante também para que o gestor consiga ter uma visão sistêmica sobre o negócio. Isso permite compreender como o desempenho de um setor interfere na performance de outro setor.

Assim, as estratégias podem ser traçadas levando em consideração a maneira com que os resultados de diferentes departamentos se relacionam.

O acompanhamento recorrente promovido pelo controle de indicadores contribui de maneira significativa para o crescimento do negócio. Quando esse tipo de controle é negligenciado, perde-se a capacidade de fazer os ajustes necessários, o que distancia a empresa de seus objetivos estratégicos.

Leia também: Ferramentas para análise de indicadores de desempenho: 7 dicas para monitorar e melhorar os resultados da sua empresa

Antes de intender como fazer seu controle, é importante saber como criar os indicadores, por isso, assista a este vídeo de nosso canal no YouTube:

5 dicas para fazer controle de indicadores na sua empresa

Para implementar o controle de indicadores na sua empresa, é importante que você siga algumas boas práticas. São elas:

1 – Escolha quais indicadores de desempenho você quer acompanhar

A nossa primeira dica consiste em definir quais os indicadores que você não pode deixar de acompanhar.

Ou seja, faça a escolha dos indicadores de maior relevância para o seu negócio neste momento. Por exemplo, indicadores financeiros, de risco, de satisfação do cliente, de logística, de qualidade, de competitividade, etc.

2 – Estabeleça metas para os indicadores escolhidos

Nesta segunda dica, é importante que você estabeleça metas para esses indicadores. Assim, você saberá o quão próximo a sua empresa está de alcançar seus objetivos.

As metas estabelecidas devem seguir alguns critérios definidos pelo acrônimo SMART. Ou seja, elas precisam ser :

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant)
  • e ter um Prazo (Time-based) determinado para serem atingidas.

3 – Considere resultados anteriores

A definição das metas dos indicadores que vão apontar o sucesso ou o fracasso de seus processos e estratégias devem ter como base resultados anteriores.

Dessa forma, as metas escolhidas estarão de acordo com a realidade da empresa. Se, por exemplo, a média anual de crescimento da empresa nos últimos 5 anos foi de 2%, não adianta estipular para 2020 um crescimento de 10%.

Seja razoável para que as equipes se sintam mais motivadas a perseguir os resultados propostos.

4 – Seja transparente em relação aos resultados e envolva as equipes

Durante o controle de indicadores, é de extrema importância comunicar a evolução dos resultados para os colaboradores a fim de mostrá-los o impacto dos esforços por eles empregados na busca pelas metas estabelecidas.

Seja o mais transparente possível. Mostre como o trabalho de cada um é importante para os resultados da empresa. Dê feedbacks e esteja aberto para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Assim, promove-se o engajamento das equipes e as metas são alcançadas com mais facilidade.

5 – Atente-se para a quantidade de indicadores

Para um melhor controle de indicadores, evite inserir muitos indicadores na sua gestão. Ao adotar KPIs em excesso, você pode acabar perdendo o foco dos resultados que realmente importam para o seu negócio.

Busque priorizar os indicadores que estejam mais alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Próximos passos

Agora que você já sabe mais sobre controle de indicadores, que tal implementar essa prática na sua empresa? Faça isso e otimize a busca por melhores resultados.

Leia mais: O que fazer quando ocorrerem desvios nos KPIs?

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite criar, acompanhar, analisar e compartilhar indicadores de desempenho. Atualmente, conta com mais de 160 mil usuários de mil empresas. Confira algumas de suas vantagens:

  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência.
stratws one