Veja como implementar Business Intelligence em 5 passos

CONTEÚDO

Como implementar business intelligenc

CONTEÚDO

O Business Intelligence (BI) se refere à inteligência de negócios trabalhada em uma empresa. Ao utilizá-lo, você consegue coletar, estruturar e analisar inúmeros dados e informações relevantes para uma gestão.

Em tempos onde a transformação digital está cada dia mais pertencente à rotina das pessoas, saber como implementar BI torna-se um verdadeiro desafio.

Isso porque a quantidade de informações vem aumentando consideravelmente e chegando ao que chamamos de Big Data. Como analisar, então, essa alta demanda de dados?

Justamente através do BI. Mesmo que a competitividade e o surgimento de novos mercados também estejam crescendo conforme a tecnologia avança, é possível utilizar todos os recursos tecnológicos para tomar decisões estratégicas e pautadas em dados reais, que sigam uma lógica moderna para levar resultados positivos para a sua empresa.

Mas, você sabe como implementar Business Intelligence? Ainda não? Tem uma ideia, mas quer saber todos os detalhes sobre o tema?

Então leia o conteúdo que preparamos para você e saiba como implementar BI de maneira eficiente e totalmente estratégica!

Antes de prosseguir com a leitura deste post, assista a este vídeo de nosso canal no YouTube:

Saiba mais: O que é BI Business Intelligence?

Como implementar Business Intelligence?

O BI é utilizado para coletar e interpretar dados com o apoio de softwares especializados.

Ao entender como implementar Business Intelligence, você consegue não somente reunir uma quantidade gigante de dados, mas também qualificá-los por meio das interpretações mais adequadas.

Como implementar business intelligence

Existem algumas etapas ideais para implementar BI na sua empresa. Veja abaixo as 5 dicas principais.

1- Escolha a ferramenta ideal

Desde a escolha da ferramenta, o processo de implementação do BI na empresa precisa ser extremamente cauteloso. Você deve pesquisar os softwares disponíveis e escolher ferramentas ideais para monitorar KPIs de maneira bem prática.

Existem alguns softwares que oferecem possibilidades de personalização do projeto e experiência de uso mais simples.

Uma forma de testar a ferramenta é através de uma Proof-of-Concept (PoC). Um protótipo da solução de BI criado pelo TI, mas que já pode ser feito com base em um briefing pré-definido.

Veja mais: Ferramentas de Business Intelligence: como usar em seu negócio

2- Foco nos KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores de desempenho mostram, em números, o que existe de mais importante para sua empresa. O foco do Business Intelligence inicialmente deve ser nesses indicadores, uma vez que a métrica estará conectada diretamente aos objetivos da companhia.

Seja o foco no atendimento, no aumento em vendas ou em outra medida específica, a ideia é entender o KPI principal da empresa para, posteriormente, utilizar o BI para analisar os resultados gerados.

Veja mais em nosso blog: Faça a gestão de KPIs em seu negócio seguindo 6 passos

3- Organize seus dados

O processo de aprendizagem de como implementar Business Intelligence, obviamente, precisa passar por uma organização de dados coletados.

Você precisa ter todos os dados estruturados em um único lugar, para poder gerenciá-los e trabalhar com soluções mais completas, que gerem insights para o negócio.

Saiba também a origem dos dados, se vêm da rede, de planilhas ou bancos de dados. Além do formato, é importante definir quais informações devem ser coletadas e disponibilizadas.

O fato é que, sem planejamento no uso de dados, será impossível trabalhar com inteligência de negócios de maneira estratégica e organizada.

4- Envolva a equipe em uma mesma cultura

Para que a solução de BI obtenha sucesso, é necessário que toda a equipe esteja envolvida em um mesmo processo. Mais do que isso, em uma mesma cultura organizacional, de pensar por meio de dados.

Portanto, trabalhe uma cultura de gestão forte para que de fato o Business Intelligence possa ser mais estratégico para todos.

Ou seja, tanto para quem usará os relatórios quanto para os analistas e gestores. Aliás, o apoio da gestão no processo é fundamental, uma vez que costumam definir objetivos e tomar decisões finais.

5- Defina metas e acompanhe o projeto

Ainda tem mais uma dica importante que pode parecer óbvia, mas que merece destaque. Afinal, você não saberia como implementar Business Intelligence sem antes definir metas que expliquem o porquê de fazer isso.

  • O que você quer medir?
  • Quem precisará desses dados?
  • Onde e como será feita essa análise?

O Business Intelligence deve ser criado de maneira personalizada para a sua empresa. Avaliando os objetivos de perto, você pode definir o pessoal de TI para se responsabilizar pela solução ou analisar possíveis terceirizações.

Outra etapa importante seria fazer um pequeno treinamento com as equipes que usarão o BI.

Além disso, é importante acompanhar constantemente os resultados e se aquelas aplicações de BI continuam sendo adequadas ao objetivo proposto.

A ideia é que o projeto seja constante e otimizado sempre que possível.

Aprendeu como implementar Business Intelligence?

Se sim, isso significa que você está pronto para transformar dados em inúmeras vantagens competitivas para a sua empresa! Sucesso!

Veja também: 4 Programas de análise de dados e as 6 etapas do processo de análise

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que disponibiliza de forma ágil e intuitiva as informações que suas equipes precisa para gerenciar o negócio e tomar decisões com inteligência.

Banner 16 Veja como implementar Business Intelligence em 5 passos

Que contar com diversas ferramentas de análise de dados? Então baixe nosso KIT completo de Ferramentas de Análise.