Gestão Estratégica

Ferramentas de Business Intelligence: como usar em seu negócio

Ferramentas de Business Intelligence: como usar em seu negócio

Publicação : 22/11/2018

Por Siteware Siteware

6 min

Todo mundo fala, hoje em dia, que se deve usar ferramentas de business intelligence na gestão dos negócios. Mas como funciona isso na prática?

A verdade é que esse conceito –  o chamado BI – nem sempre é bem explicado. E muitos acham que se trata de uma tecnologia “de outro mundo”, algo impossível de usar em sua empresa.

Neste post, você vai conhecer algumas das mais usadas ferramentas de business intelligence (BI). E verá também como usar seus conceitos em sua organização.

Veja também em nosso blog: O domínio da informação como aliado para o crescimento de negócios

O que é business intelligence, afinal?

Bem, vamos começar traduzindo a expressão do inglês: Business Intelligence significa Inteligência de Negócios.

Portanto, trata-se de um método para gerenciar seu negócio de uma maneira mais inteligente.

Até aí, nenhuma novidade, certo?

Mas como assim, mais inteligente?

Na verdade, o que as ferramentas de Business Intelligence fazem é captar, organizar e tratar uma grande quantidade de dados. Assim, eles se transformam em informações úteis para seu negócio.

De posse dessas informações, o gestor da empresa poderá tomar melhores decisões, otimizar processos e até gear conhecimento. Isto é: definir a maneira de fazer algo da melhor forma e documentá-la para uso futuro na empresa.

ferramentas business intelligence

Em resumo, o Business Intelligence se apoia em 3 pilares: 

  • Coleta dos dados: eles são captados e armazenados de forma segura e confiável. As fontes podem ser a mais diversas, desde buscas automatizadas na internet, os próprios sistemas de CRM , ERP e outros da empresa, ou mesmo pequisas digitais.
  • Análise dos dados: ela é feita pro meio do cruzamento das informações em busca de padrões que indiquem alguma tendência. Além disso, podem ser usados para criar gráficos e outros tipos de visualizações mais intuitivas, facilitando o surgimento de insights.
  • Monitoramento das ações: com a tomada de decisão, as ações postas em prática são monitoradas para se verificar seu progresso e fazer ajustes, se necessário.

Este vídeo, que está no nosso canal no YouTube, pode ajudar você a entender ainda melhor as ferramentas de Business Intelligence:

5 exemplos de ferramentas de Business Intelligence

1- Microsoft Power BI

A ferramenta de Business Intelligence da IBM se destaca pela capacidade de utilizar diferentes fontes para captação de dados, desde de simples planilhas eletrônicas até mídias sociais.

Em seguida, é possível criar dashboards com as informações que se deseja monitorar e acompanhá-las em tempo real.

2- IBM Watson

Uma ferramenta que chegou a ficar famosa já durante seu desenvolvimento, o Watson impressiona pela capacidade de responder perguntas feitas em linguagem coloquial pelos analistas.

Ele as compreende e dá respostas rapidamente. O IBM Watson fica hospedado na nuvem, o que facilita muito o acesso às informações por partes dos usuários.

3- Adobe Analytics

Uma ferramenta de Business Intelligence mais focada em marketing. Ela faz análises de segmentação de mercado e estudos de público-alvo em tempo real.

Isso permite criar peças para campanhas de marketing mais assertivas e escolher os canais de divulgação com muito mais eficiência, garantindo melhores resultados para o negócio.

4- BIRT

Com código fonte aberto, isto é: trata-se de uma ferramenta de Business Intelligence open source.

Assim, quem a utiliza pode fazer as customizações que achar necessárias e tornar a ferramenta sob medida para usar em seu negócio.

É mais indicada para quem conta com uma equipe de TI bastante capacitada. Isso porque é preciso saber lidar com programação de códigos de forma mais avançada do que nos outros softwares, que contam com interfaces prontas.

5- Jaspersoft

Para finalizar nossa lista de ferramentas de Business Intelligence, apresentamos uma que tem o objetivo de criar relatórios com alto poder visual de entendimento e persuasão.

Acessíveis por dispositivos móveis, esses relatórios contam com gráficos e tabelas que ajudam na tomada de decisão. Isso ocorre pela maneira intuitiva e diferenciada com que apresentam os dados coletados.

Coletar, analisar, agir e melhorar

Com o STRATWs ONE você também pode coletar dados de sua empresa, analisá-los, tomar decisões e definir planos de ação. Em seguida, você monitora o desempenho de seus processos e, se necessário, corrige o rumo para obter melhores resultados.

Este software, empregado por algumas das maiores empresa de nosso país, conta com uma série de funcionalidades, como monitoramento de performance de seu negócio e de funcionários; análise de oportunidades de melhoria; gestão de portfólio de projetos; gestão à vista; organização de reuniões e muito mais.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

E se quiser conhecer um pouco mais sobre o uso da tecnologia nos negócios, baixe nosso e-book gratuito: Automatização da Gestão de Resultados