Liderança

Como ser um bom gestor comercial: 6 boas práticas que você deve seguir

Como ser um bom gestor comercial: 6 boas práticas que você deve seguir

Publicação : 15/07/2019

Por Siteware

8 min

Como ser um bom gestor comercial
Como ser um bom gestor comercial

Um gestor comercial é responsável por equipes que trabalham para conquistar novos negócios e buscar oportunidades para ajudar a empresa a se desenvolver e crescer.

Trata-se de uma posição que geralmente envolve a supervisão de receitas e despesas, a negociação de contratos, a elaboração de estratégias de venda e marketing, gerenciamento de riscos, elaboração de relatórios financeiros, gestão de projetos e, principalmente, o acompanhamento do desempenho das equipes de vendedores.

Os gestores comerciais trabalham no desenvolvimento de políticas que impactam os resultados da organização. Por isso, seguem as melhores práticas para criar estratégias que ajudarão a alcançá-los com eficiência.

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas de como ser um bom gestor comercial.

Continue a leitura e saiba o que fazer para impulsionar o desempenho da empresa.

Leia também: Como estabelecer metas de vendas para seu time comercial

6 dicas de como ser um bom gestor comercial

1 – Saiba se relacionar com a sua equipe

A primeira dica de como ser um bom gestor comercial é saber construir um relacionamento saudável com a equipe liderada, pautado na confiança, no diálogo e na transparência.

Um gestor comercial competente lidera pelo exemplo, em vez de forçar sua autoridade sobre as pessoas. Além disso, eles são transparentes e compartilham informações com a equipe. Assim, promovem a lealdade e o envolvimento com a missão da empresa.

Tendo isso em vista:

  • consulte sua equipe sobre como melhorar a operação;
  • realize revisões regulares de desempenho;
  • compartilhe informações;
  • automatize tarefas sempre que possível.

Além disso, sempre tenha uma política de portas abertas para garantir que todos os problemas sejam resolvidos imediatamente antes que eles tomem proporções maiores.

Quer dicas de como melhorar a comunicação na empresa? Então, confira este infográfico:

como se comunicar melhor no trabalho

2 – Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Um bom gestor está sempre atento a tudo o que acontece no seu mercado de atuação. Eles sabem, por exemplo, o que a concorrência anda fazendo e como eventos econômicos e políticos podem afetar o seu setor.

Por isso, procure manter-se bem informado sobre as novidades do mercado e sobre o comportamento do seu público-alvo e dos seus concorrentes.

Defina alertas do Google para que você seja notificado quando o seu setor ou a sua empresa for mencionada na mídia. Acompanhe os assuntos atuais e as previsões econômicas.

Siga os líderes do setor nas mídias sociais e participe de fóruns relevantes para descobrir o que outras mentes brilhantes estão pensando.

3 – Participe ativamente do marketing e das vendas

Outra dica de como ser um bom gestor comercial é se envolver nas rotinas operacionais e nas estratégias de marketing e de venda.

Não basta apenas estar ciente dos números atuais de vendas e da mais recente campanha de marketing da empresa. É preciso se envolver na geração de leads, na atração e fidelização de clientes, no atendimento etc.

Os gestores comerciais de sucesso estão constantemente avaliando os dados de vendas e de marketing e elaborando estratégias para obter melhores resultados. Eles não estão apenas sentados atrás de uma mesa examinando dados – eles sabem a melhor maneira de entender o mercado e desafiar sua equipe.

4 – Construa uma sólida rede de contatos

Um bom gestor comercial deve saber fazer o bom e velho networking. Construir uma rede de contatos sólida é importante para futuras parcerias, indicações e oportunidades de negócios.

É preciso saber se relacionar com o cliente, participar de eventos e marcar presença nas redes sociais com o profundo entendimento de que cada pessoa com quem se conecta é um possível cliente ou parceiro para o negócio.

Saiba mais: Como fazer networking: 5 dicas para ter resultados rápidos

5 – Esteja consciente dos objetivos de negócio

Um gestor comercial que não está alinhado com os objetivos principais do negócio dificilmente obterá sucesso.

É importante ter clareza com a diretoria executiva sobre os resultados que eles querem de seus negócios e descobrir quanta liberdade você terá, enquanto gestor comercial, para entregar esses resultados.

Certifique-se de relatar regularmente os resultados de seus esforços até o momento e esteja disposto a ajustar sua abordagem se a situação exigir isso ou se as metas de negócios mudarem.

Acompanhar o planejamento estratégico é fundamental para o gestor de qualquer área. Por isso, dê uma olhada neste vídeo:

6 – Atente-se às mudanças tecnológicas

As inovações tecnológicas podem ser fortes aliadas dos negócios. Por isso, estude a possibilidade, por exemplo, de adotar novos sistemas de gestão, de automatizar certas tarefas repetitivas e que agregam pouco valor etc.

Um bom gestor comercial deve conhecer os últimos produtos relevantes e implementá-los quando se adequarem ao seu modelo de negócios.

Saiba em que aspectos a sua equipe poderia ser mais eficiente e procure soluções tecnológicas para isso. Mantenha-se informado sobre novos softwares de gerenciamento de projetos, programação de mídia social, CRM e ERP. Leia blogs de tecnologia e marketing para saber como esses produtos podem aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa.

Veja também: 8 coisas que um software de gestão empresarial precisa ter

Não existe uma fórmula mágica de como ser um bom gestor comercial. No entanto, boas práticas como as citadas neste artigo podem te ajudar a trilhar esse caminho.

Confira em nosso blog: Conheça os 4 indicadores de desempenho de vendas que você precisa acompanhar para alavancar seus resultados

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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