Categories: Gestão Estratégica

Valores organizacionais de uma empresa: o que são, importância, exemplos e 5 dicas de como implantar no seu modelo de negócio

Os Valores Organizacionais são, nada mais, que as atitudes e comportamentos que você espera de todos que a compõem, desde o nível operacional à alta diretoria. Eles devem ser claros e representar sua expectativa sobre o comportamento das pessoas na sua empresa e em nome dela.

Os Valores, em si, não afetam diretamente a lucratividade do seu negócio, no entanto, permeiam a Cultura da organização e, como ela influencia todos os processos, tem relação direta com a melhoria dos seus resultados.

Cultura é uma coleção de regras comportamentais que podem estar formalizadas ou não em sua empresa, é vital que todos os colaboradores a conheçam e pratiquem.

Leia também: Missão, visão e valores: aprenda de uma vez por todas a definir na sua empresa

Entenda também a importância da cultura organizacional para sua empresa:

Por que isso é importante?

A verdade é que ter Valores Organizacionais claros e bem definidos e uma Cultura que os aplica diariamente pode ser muito benéfico para sua empresa.

Seus Valores funcionam como uma “Bússola Moral” para sua equipe. Eles podem ajudar as pessoas a decidir qual atitude tomar e como agir, independente do desafio que encontram. Além disso, servem como base para que toda tomada de decisão seja consistente. Quando as pessoas tem os mesmos Valores, costumam fazer suas escolhas usando os mesmos princípios.

No entanto, não basta apenas sentar e escrever 5 Valores Organizacionais genéricos e achar que vai dar certo. Os Valores da sua empresa devem ser únicos, além de refletir os seus princípios enquanto empreendedor.

A sua empresa possui cultura e valores organizacionais bem definidos?

Contar com um sólido sistema de condutas e regras morais e éticas é considerado como um fator determinante para o sucesso de qualquer modelo de negócio.

São os valores que ajudam a compor a identidade organizacional, orientando as ações e decisões de todos os níveis hierárquicos.

Neste artigo, vamos explicar o que são valores organizacionais de uma empresa e qual a importância de tê-los bem estabelecidos.

Você ainda vai conferir exemplos de valores organizacionais de empresas já consolidadas no mercado e 5 dicas de como implantar cultura e valores organizacionais na sua empresa.

O que são os valores organizacionais de uma empresa?

Os valores organizacionais de uma empresa se referem a um conjunto de crenças das quais a organização não abre mão.

Os valores são os pilares da cultura organizacional. Eles servem para orientar atitudes, hábitos, comportamentos, políticas internas e decisões importantes dentro de uma empresa.

Conforme mencionamos na nossa introdução, os valores são a peça-chave para a construção de uma identidade organizacional. Eles fazem com que a empresa se torne única ao se posicionar no mercado.

Ao falarmos sobre cultura e valores organizacionais, estamos nos referindo aos princípios que vão guiar a empresa na busca por seus objetivos.

Leia mais: Aprenda como definir valores de uma empresa e empregá-los adequadamente

Qual a importância de definir os tipos de valores organizacionais de uma empresa?

Em primeiro lugar, empresas que possuem valores organizacionais bem definidos conseguem estabelecer uma identidade própria, o que contribui para que elas sejam reconhecidas pelo seu público-alvo.

A importância dos valores de uma organização também reside no fato de que os esforços para atingir objetivos previamente estabelecidos tendem a ser mais bem direcionados e assertivos.

É com base no conjunto de crenças e valores morais e éticos que líderes e liderados irão tomar decisões que, direta ou indiretamente, refletem nos resultados da empresa.

Vale a pena também mencionar que as equipes que se guiam pelos valores da empresas tendem a apresentar um engajamento maior, comprometendo-se mais seriamente com os resultados. Isso se deve também à identificação dos colaboradores com os princípios da organização.

Quando há valores claramente estabelecidos, o clima organizacional também melhora, o que acaba por gerar impactos positivos no alinhamento dos processos e das expectativas, na produtividade das equipes e na retenção de funcionários.

Veja mais: Por que valores e cultura organizacional importam?

Exemplos de valores organizacionais

Agora que você já sabe o que é e por que os tipos de valores organizacionais de uma empresa são importantes, é hora de conferir alguns exemplos de valores organizacionais cultivados por empresas muito bem consolidadas no mercado em que atuam.

Valores organizacionais da Natura

A Natura é uma empresa brasileira do ramo de cosméticos e uma das maiores do mundo. Com a missão de promover o bem-estar daqueles que consomem seus produtos, a Natura defende os seguintes valores:

  • Transparência;
  • Criatividade;
  • Equilíbrio;
  • Responsabilidade socioambiental.

Valores organizacionais da Netflix

A Netflix é a maior plataforma de streaming de produções de audiovisual, com mais de 167 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Na lista de valores organizacionais da Netflix, destacam-se:

  • Inovação;
  • O cliente no controle;
  • Liberdade;
  • Responsabilidade;
  • Lealdade.

Valores organizacionais do YouTube

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo e pertence à gigante Google. Na sua lista de valores organizacionais, temos:

  • Foco no usuário;
  • Democratização da informação;
  • Personalização.

valores organizacionais fazem parte do planejamento estratégico, veja mais sobre ele:

5 dicas de como implantar tipos de valores organizacionais de uma empresa?

Como bem vimos em linhas anteriores, os valores são os princípios que orientam os comportamentos dentro de uma organização.

E tão importante quanto defini-los é saber implementá-los. Veja a seguir 5 dicas de como fazer isso.

  1. Contrate profissionais alinhados aos valores da organização;
  2. As lideranças precisam dar o exemplo para os liderados;
  3. Incentive a participação dos funcionários em eventos e ações da empresa;
  4. Faça reuniões frequentes de alinhamento e feedbacks;
  5. Comunique os valores de maneira transparente aos colaboradores.

Uma forma simples de descobrir se a sua empresa pratica os seus valores é

Imagine que você tivesse que começar novamente o seu negócio, do zero, hoje. Avalie seu time e pense em 5 pessoas que seriam as primeiras contratações, não pela performance, mas pela atitude que apresentam no dia a dia. Essas pessoas são o exemplo de atitude que você espera de todos na sua empresa, logo, os Valores que elas praticam são aqueles que você quer difundir entre todos os funcionários.

Bom, ficou claro o que são valores organizacionais de uma empresa? Agora que você já entende mais sobre esse assunto, que tal definir e implementar os valores do seu modelo de negócio?

Saiba mais: Comportamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre a forma com que seus colaboradores se comportam e o impacto disso no desempenho da sua empresa

O STRATWs One é um software de gestão de desempenho empresarial que ajuda a transformar seu planejamento estratégico em ações práticas e efetivas para seu negócio.

Conheça mais algumas de suas vantagens:

  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes.

Recent Posts

Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens ao medir a performance dos colaboradores

Avaliar o desempenho dos colaboradores periodicamente é uma prática essencial para o desenvolvimento da organização.…

3 dias atrás

Veja nosso mapa do tesouro para aprender como construir e executar seu planejamento estratégico

Qual é o seu sonho? Aposto que você já perdeu alguns minutos se imaginando naquele…

4 dias atrás

Meu primeiro estágio: como estou conquistando novos horizontes na Siteware

Há cerca de 4 meses iniciei minha trajetória na Siteware, conquistando meu primeiro estágio na…

1 semana atrás

As 10 funcionalidades que um sistema de gestão de talentos precisa ter

Sua empresa conta com um sistema de gestão de talentos? O velho departamento de pessoal…

1 semana atrás

O cliente no centro: confira o podcast com Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral

A parceria entre a Siteware e a Fundação Dom Cabral, referência no ensino em gestão…

1 semana atrás

Como manter sua equipe engajada durante o distanciamento social

Com o atual cenário que estamos vivendo em nosso país, muitas empresas, prezando pela saúde…

1 semana atrás