O planejamento estratégico faz parte do dia-a-dia das empresas que querem crescer de maneira ordenada e fortalecer sua cultura interna. Porém, os objetivos e metas traçados são muitas vezes engavetados ou deixados de lado por falta de organização na implementação.
Para que sua estratégia corporativa seja implementada e adaptada com frequência, é essencial realizar o desdobramento estratégico. Saiba qual é o significado dessa tática de gestão e como você pode implementá-la na sua empresa. Boa leitura!
Leia também: Aprenda a escolher o melhor sistema para controle de metas para sua empresa
O desdobramento de processos estratégicos é a divisão de um objetivo ou meta em suas atividades a fim de alcançar os objetivos planejados. Um exemplo simples de um desdobramento de metas seria separar os dados contidos nela em etapas dentro de cada atividade.
Por exemplo:
Meta: atingir um público 30% maior do que no período anterior;
Atividades que possibilitam o atingimento da meta: aumentar o investimento em tráfego pago, fortalecer o atendimento e a área de pós-vendas;
Com as atividades relatadas o desdobramento pode começar com a designação do responsável pelo projeto, além da definição dos materiais e recursos necessários e o tempo disponível para sua realização.
A função do desdobramento em níveis dos processos organizacionais é manter a empresa alinhada com os objetivos estabelecidos, facilitando a tomada de decisões e implementando processos eficazes.
Ao aplicar o desdobramento estratégico, é mais fácil identificar se uma função ou atividade exercida está realmente conforme a visão de futuro da empresa.
Agora que você já sabe o que é o desdobramento do planejamento estratégico, vamos focar no desdobramento de dois formatos de objetivos, os táticos e operacionais. Ambos possuem estratégias diferentes para que atividades eficazes sejam atreladas a eles.
A primeira etapa na realização do desdobramento do planejamento estratégico é o foco nos objetivos táticos, os mais abrangentes.
Essa forma de objetivo é estabelecida para ser cumprida em um período médio ou longo, normalmente entre 1 e 3 anos, e envolvem um setor inteiro a ser responsável pela sua implementação.
Como o nome já diz, esse objetivo vai diferenciar a empresa taticamente perante a concorrente. Um exemplo de objetivo tático pode ser: não deixar clientes sem resposta por até 24 horas.
Para que essa tática seja implementada, o desdobramento estratégico entrará em ação através de metodologias e programas que permitam ao colaborador dar o suporte necessário aos clientes.
Com o passar do tempo, as ações definidas para o desdobramento são realizadas, tornando possível o aumento da produtividade e consequentemente a chegada ao objetivo.
Os objetivos operacionais são mais técnicos e envolvem entregas de curto prazo, variando entre 3 e 5 meses. Esse formato de objetivo requer um acompanhamento através de indicadores de monitoramento que facilitam o seu andamento.
Um exemplo pode ser a captação de um novo talento para ocupar um cargo estratégico na empresa. O desdobramento ficará responsável por definir quais as atividades serão realizadas para que esse colaborador seja encontrado e cooptado.
Para colocar o desdobramento de atividades em prática é necessário seguir algum método. Confira alguns deles e como eles podem auxiliar na implementação de atividades assertivas.
Os Objectives and Key Results (Objetivos e resultados-chave, em português) podem ser definidos como um conjunto de metas que, unidas, trazem clareza sobre o papel da empresa. É através deles que se pode saber onde a organização quer chegar, o que vai ser feito para que essas metas sejam atingidas e quem ficará responsável por cada resultado-chave.
Enquanto o objetivo é a meta central – o desafio -, os resultados-chave são os feitos que precisam ser atingidos para o alcance do objetivo. Os OKR de marketing são traçados trimestralmente, mas também é possível também definir um OKR anual para toda empresa ou cada setor.
Vamos usar um exemplo básico para que você entenda com mais clareza.
Objetivo (meta principal):
Resultados-chave (metas mensuráveis):
Os resultados-chave serão as tarefas atribuídas para cada colaborador ou equipe. Aqui lembre-se também de traçar metas realistas.
É importante que os resultados-chave sejam qualitativos, para facilitar na gestão de cada OKR, metas qualitativas dificultam a tomada de ação e o acompanhamento.
Os KPIs ajudam a analisar o desempenho de uma empresa ou de um setor específico dela. Ou seja, são utilizados dados passados para analisar uma atividade que já está em prática.
Em português, a sigla significa indicadores-chave de desempenho. São os dados que possibilitam a verificação do andamento de uma estratégia. De extrema importância dentro do desdobramento estratégico, os KPIs permitem perceber quais processos estão funcionando e quais precisam ser reorganizados.
Exemplos de KPI aplicados ao Customer Success:
Faz parte do desdobramento acompanhar o trabalho dos colaboradores e designar funções compatíveis com suas habilidades.
Mensurar a produtividade e fornecer feedbacks recorrentes, são algumas das práticas que permitem ao profissional desenvolver o seu trabalho com foco em atingir as metas e os objetivos da empresa. Veja abaixo nosso vídeo sobre 1:1 e como dar feedback aos colaboradores:
Lembrando que o OKR, os KPIs e o acompanhamento dos colaboradores não são métodos antagônicos. Quando aplicados de maneira conjunta tornam o desdobramento estratégico uma tarefa de fácil acompanhamento e determinante para o sucesso da empresa.
Para gerir todas as informações da empresa com qualidade, é necessário unificar os dados de todos os setores, facilitando a tomada de decisões e a implementação do desdobramento estratégico através da coleta, análise e consolidação dos dados.
Realizar essa prática de forma manual é uma tarefa praticamente impossível, por isso, desenvolvemos o STRATWs One, um software de gestão estratégica simples de utilizar e de fácil instalação. Acesse o nosso site e conheça mais sobre essa ferramenta que ajudará a sua organização a crescer e se consolidar no mercado.
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