Gestão Estratégica

Conheça o desdobramento estratégico e entenda como ele pode lhe ajudar a atingir metas corporativas

Conheça o desdobramento estratégico e entenda como ele pode lhe ajudar a atingir metas corporativas

Publicação : 22/10/2021

Por Tayrane Corrêa

8 min

desdobramento estratégico
desdobramento estratégico

O planejamento estratégico faz parte do dia-a-dia das empresas que querem crescer de maneira ordenada e fortalecer sua cultura interna. Porém, os objetivos e metas traçados são muitas vezes engavetados ou deixados de lado por falta de organização na implementação.

Para que sua estratégia corporativa seja implementada e adaptada com frequência, é essencial realizar o desdobramento estratégico. Saiba qual é o significado dessa tática de gestão e como você pode implementá-la na sua empresa. Boa leitura!

O que é desdobramento de processos?

O desdobramento de processos estratégicos é a divisão de um objetivo ou meta em suas atividades a fim de alcançar os objetivos planejados. Um exemplo simples de um desdobramento de metas seria separar os dados contidos nela em etapas dentro de cada atividade.

Por exemplo:

Meta: atingir um público 30% maior do que no período anterior;

Atividades que possibilitam o atingimento da meta: aumentar o investimento em tráfego pago, fortalecer o atendimento e a área de pós-vendas;

Com as atividades relatadas o desdobramento pode começar com a designação do responsável pelo projeto, além da definição dos materiais e recursos necessários e o tempo disponível para sua realização.

A função do desdobramento em níveis dos processos organizacionais é manter a empresa alinhada com os objetivos estabelecidos, facilitando a tomada de decisões e implementando processos eficazes.

Ao aplicar o desdobramento estratégico, é mais fácil identificar se uma função ou atividade exercida está realmente conforme a visão de futuro da empresa.

Tipos de desdobramento estratégico

Agora que você já sabe o que é o desdobramento do planejamento estratégico, vamos focar no desdobramento de dois formatos de objetivos, os táticos e operacionais. Ambos possuem estratégias diferentes para que atividades eficazes sejam atreladas a eles.

Desdobrando objetivos táticos

A primeira etapa na realização do desdobramento do planejamento estratégico é o foco nos objetivos táticos, os mais abrangentes.

Essa forma de objetivo é estabelecida para ser cumprida em um período médio ou longo, normalmente entre 1 e 3 anos, e envolvem um setor inteiro a ser responsável pela sua implementação.

Como o nome já diz, esse objetivo vai diferenciar a empresa taticamente perante a concorrente. Um exemplo de objetivo tático pode ser: não deixar clientes sem resposta por até 24 horas.

Para que essa tática seja implementada, o desdobramento estratégico entrará em ação através de metodologias e programas que permitam ao colaborador dar o suporte necessário aos clientes.

Com o passar do tempo, as ações definidas para o desdobramento são realizadas, tornando possível o aumento da produtividade e consequentemente a chegada ao objetivo.

Desdobrando objetivos operacionais

Os objetivos operacionais são mais técnicos e envolvem entregas de curto prazo, variando entre 3 e 5 meses. Esse formato de objetivo requer um acompanhamento através de indicadores de monitoramento que facilitam o seu andamento.

Um exemplo pode ser a captação de um novo talento para ocupar um cargo estratégico na empresa. O desdobramento ficará responsável por definir quais as atividades serão realizadas para que esse colaborador seja encontrado e cooptado.

Aplicação do desdobramento estratégico 

Para colocar o desdobramento de atividades em prática é necessário seguir algum método. Confira alguns deles e como eles podem auxiliar na implementação de atividades assertivas.

OKR

Os Objectives and Key Results (Objetivos e resultados-chave, em português) podem ser definidos como um conjunto de metas que, unidas, trazem clareza sobre o papel da empresa. É através deles que se pode saber onde a organização quer chegar, o que vai ser feito para que essas metas sejam atingidas e quem ficará responsável por cada resultado-chave.

Enquanto o objetivo é a meta central – o desafio -, os resultados-chave são os feitos que precisam ser atingidos para o alcance do objetivo. Os OKR de marketing são traçados trimestralmente, mas também é possível também definir um OKR anual para toda empresa ou cada setor.

Vamos usar um exemplo básico para que você entenda com mais clareza.

Objetivo (meta principal): 

  • Tornar a marca referência em seu segmento no mercado

Resultados-chave (metas mensuráveis): 

  • Conseguir 500 avaliações positivas no Google;
  • Ranquear 60% dos artigos publicados no blog na primeira página dos mecanismos de busca;
  • Aumentar 40% os likes nas redes sociais.

Os resultados-chave serão as tarefas atribuídas para cada colaborador ou equipe. Aqui lembre-se também de traçar metas realistas.

É importante que os resultados-chave sejam qualitativos, para facilitar na gestão de cada OKR, metas qualitativas dificultam a tomada de ação e o acompanhamento.

KPIs

Os KPIs ajudam a analisar o desempenho de uma empresa ou de um setor específico dela. Ou seja, são utilizados dados passados para analisar uma atividade que já está em prática.

Em português, a sigla significa indicadores-chave de desempenho. São os dados que possibilitam a verificação do andamento de uma estratégia. De extrema importância dentro do desdobramento estratégico, os KPIs permitem perceber quais processos estão funcionando e quais precisam ser reorganizados.

Exemplos de KPI aplicados ao Customer Success:

Acompanhamento dos colaboradores

Faz parte do desdobramento acompanhar o trabalho dos colaboradores e designar funções compatíveis com suas habilidades.

Mensurar a produtividade e fornecer feedbacks recorrentes, são algumas das práticas que permitem ao profissional desenvolver o seu trabalho com foco em atingir as metas e os objetivos da empresa. Veja abaixo nosso vídeo sobre 1:1 e como dar feedback aos colaboradores:

Lembrando que o OKR, os KPIs e o acompanhamento dos colaboradores não são métodos antagônicos. Quando aplicados de maneira conjunta tornam o desdobramento estratégico uma tarefa de fácil acompanhamento e determinante para o sucesso da empresa.

Conte com um software que facilita a implementação do desdobramento estratégico

Para gerir todas as informações da empresa com qualidade, é necessário unificar os dados de todos os setores, facilitando a tomada de decisões e a implementação do desdobramento estratégico através da coleta, análise e consolidação dos dados.

Realizar essa prática de forma manual é uma tarefa praticamente impossível, por isso, desenvolvemos o STRATWs One, um software de gestão estratégica simples de utilizar e de fácil instalação. Acesse o nosso site e conheça mais sobre essa ferramenta que ajudará a sua organização a crescer e se consolidar no mercado.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *