O que é job rotation nas empresas e por que aderir a essa prática

CONTEÚDO

o que é job rotation nas empresas

CONTEÚDO

O sucesso de uma empresa é consequência de vários fatores e, entre os principais, está a participação dos colaboradores.

Quando há alinhamento e os esforços de uma área conseguem complementar os da outra, os resultados tendem a ser os melhores.

É por isso que muitas companhias investem constantemente em treinamentos e capacitação de seus profissionais.

Mas, com tanta competitividade no mercado e clientes cada dia mais exigentes, é preciso saber se diferenciar. Assim, em relação à gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, o job rotation é uma excelente maneira de fazer isso.

Trata-se da forma mais dinâmica de treinar os funcionários no dia a dia. Efetivamente na prática, eles passam a entender as diferentes áreas da empresa e sua importância mediante todo o sistema organizacional.

Você sabe o que é job rotation nas empresas? Descubra agora todas as particularidades dessa tendência e como ela pode contribuir na gestão da empresa e satisfação do colaborador!

Veja também: Ações de engajamento nas empresas para aumentar a produtividade da equipe

O que é job rotation nas empresas? Como funciona?

É fácil entender o que é job rotation nas empresas. Para isso, basta se atentar a definição abaixo:

O termo job rotation significa, na tradução, rotação de trabalho. É quando a empresa determina um rodízio de setores e funções entre os funcionários. Um colaborador que começa a atuar na área de produção amanhã estará fazendo parte da equipe de estratégias.

Ficcou claro para você o que é job rotation nas empresas? Então, veja, agora, mais alguns detalhes:

Com o job rotation, o profissional deixa de atuar somente em uma única função. De tempo em tempo, ele alterna suas responsabilidades e passa a contribuir em uma área diferente da que iniciou.

Não deixa de ser um método de treinamento, mas diferenciado e até mesmo menos custoso. Ao invés de levar o colaborador à palestras e reuniões, a empresa utiliza o job rotation para potencializar seus conhecimentos na prática.

O grande objetivo é aprender sobre o negócio com uma visão macro, mais ampla de acordo com os diferentes processos.

O job rotation é utilizado principalmente em programas de estágio e trainee, mas também pode ser explorado em outros processos de Recursos Humanos de qualquer empresa.

Trata-se de uma forma de preparar os profissionais para diferentes desafios e motivá-los com o dinamismo na rotina.

Ao invés de ficar parado em um cargo ou função, o profissional está em constante movimento e desenvolvimento profissional. Assim, a integração entre as áreas se torna natural e o colaborador adquire mais consciência sobre seu papel na empresa. Além disso, estimula a autonomia para a tomada de decisões mais estratégicas.

Agora que você já sabe o que é job rotation nas empresas, entenda como ele pode ajudar na qualificação e motivação dos colaboradores.

Por que aderir ao job rotation?

O job rotation oferece inúmeras vantagens para as empresas e seus funcionários. Entre os principais motivos para aderir, destacam-se:

Engajamento entre os funcionários

A possibilidade de conhecer diferentes áreas faz com que os funcionários se engajem mais tanto na rotina quanto nos objetivos da empresa.

O profissional também aumenta seu networking, conhecendo outras pessoas e aprendendo com competências e talentos diferentes dos seus.

Maior entendimento sobre a empresa

O rodízio nas funções faz com que o profissional ganhe conhecimento em diferentes áreas de atuação.

Com isso, ele começa a enxergar a empresa de maneira mais ampla. Ao passar por todas as áreas, sabe exatamente como uma pode complementar a outra.

Resultados mais assertivos

O job rotation fortalece o relacionamento entre equipes e a empresa. Assim, uma vez que a integração entre diferentes áreas acontece, os profissionais se tornam mais conscientes sobre suas ações dentro da companhia e os resultados se tornam mais assertivos.

Formação de profissionais completos

A formação de profissionais mais completos e preparados para diferentes adversidades é um dos principais pontos positivos do job rotation.

A pessoa sai de sua zona de conforto e, ao invés de focar em apenas uma atividade, começa a pensar fora da caixa e contribuir de maneira mais estratégica.

Superação em produtividade e resultados

O profissional que entende as especificidades de cada setor consegue se desenvolver melhor. Consequentemente, se torna mais produtivo e seguro para tomar decisões e alcançar melhores resultados em nome da empresa.

Tudo o que aprende faz parte de sua rotina, o que torna a superação constante.

Motiva a busca por cargos de liderança

O conhecimento amplo e mais estratégico sobre a companhia faz com que o profissional esteja mais motivado no ambiente de trabalho.

Essa motivação também se torna uma ambição pela busca por cargos de liderança no futuro. Afinal, a visão estratégica da empresa como um todo seria o grande ponto de partida.

Veja mais: Você sabe o que é pipeline de liderança? Acelere sua carreira com ele

Ponto negativo?

O ponto negativo do job rotation seria a dificuldade de adaptação de alguns profissionais.

Quando começam a entender a rotina em determinada área, precisam fazer o rodízio e trocar para outro setor.

Mas as vantagens em aprendizado e conhecimento são superiores. Lembrando que a ideia não é sobrecarregar o profissional de trabalho, e sim formá-lo com o máximo de conhecimento.

O importante é criar um programa bem estruturado para não confundir os colaboradores.

Como implantar?

Não adianta saber o que é job rotation nas empresas se você não souber como implantar.

Tanto o RH da empresa quanto os gestores e até mesmo funcionários podem elaborar juntos um plano ideal de job rotation.

Escute quais seriam as dificuldades de cada setor, como cada um poderia se complementar e defina uma “rota” que o profissional possa passar para se desenvolver.

O job rotation pode acontecer após um semestre, em casos de trainees e estágios, mas também pode ser de apenas um dia. Tudo depende da estrutura e segmento da empresa, assim como suas necessidades e objetivos.

Conheça a sua equipe e estimule a comunicação e integração entre as diferentes áreas da empresa. Dessa forma, o resultado com certeza será em satisfação e desempenho superior!

Saiba mais: Você sabe como gerir equipes de alta performance? O segredo está na comunicação e no alinhamento de expectativas

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa ideal para quem quer acompanhar o desempenho de suas equipes por meio de KPIs. Dessa forma, é possível conhecer o desempenho individual de cada um e adotar técnicas avançadas de gestão de pessoas, como a Gestão à Vista e a Meritocracia.

Banner 16 O que é job rotation nas empresas e por que aderir a essa prática