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As 4 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer

As 4 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer

Publicação : 31/07/2019

Por Siteware

8 min

ferramentas da gestão por competências
ferramentas da gestão por competências

A gestão por competências é um método adotado pelo departamento de recursos de humanos para gerenciar os talentos de uma empresa de acordo com suas habilidades, conhecimentos, motivações e comportamentos.

Essa prática permite que a organização avalie a capacidade atual de seus funcionários com base em suas competências e se tais competências dialogam com a missão, a visão e os valores da empresa.

Para isso, existem algumas ferramentas da gestão por competências que você pode implementar no seu negócio. Confira as 4 principais e saiba como elas podem te ajudar a gerenciar melhor seus colaboradores.

Saiba mais: Você sabe o que é gestão por competência? Descubra e saiba como aplicar na sua empresa passo a passo

4 ferramentas da gestão por competências

1 – Matriz 9 Box

Dando início à nossa lista de ferramentas da gestão por competências, temos a Matriz 9 Box. Trata-se de um recurso visual em que 9 quadrados representam o desempenho e o potencial de cada colaborador da empresa.

Por meio dessa ferramenta, cria-se um modelo meritocrático. Dessa forma, facilitam-se as avaliações individuais e as tomadas de decisão importantes, como:

  • Ocupação de cargos de liderança;
  • Bonificações;
  • Programas de treinamentos e capacitação;
  • Aumento salarial;
  • Desligamentos.

Com este recurso, é possível fazer uma avaliação do desempenho e do potencial de cada funcionário, considerando capacidades, comportamentos, habilidades e resultados.

O uso da Matriz 9 Box é também uma forma de rastrear os verdadeiros talentos da sua empresa. Além, disso, serve também como facilitador da análise do crescimento das pessoas na organização, o que ajuda no planejamento de sucessões de cargos.

Dentre os benefícios da Matriz 9 Box, podemos citar:

  • Facilidade de uso;
  • Obtenção de resultados a curto prazo;
  • Promoção do trabalho em equipe;
  • Incentivo ao diálogo entre as lideranças;
  • Alinhamento de expectativas;
  • Possibilidade de criação de planos para desenvolvimento individual.

Confira este modelo de matriz 9 Box:

matriz 9 box

Como pode ser observado na imagem acima, o uso da Matriz 9 Box é bastante intuitivo.

O gestor responsável pela análise de cada colaborador deverá colocar o nome do profissional em um dos 9 quadrados de acordo com o seu desempenho até o momento e seu potencial de crescimento.

Com a Matriz finalizada, fica mais fácil determinar aqueles com potencial para ascender no quadro e na empresa, ao mesmo tempo que é possível também visualizar os profissionais que não atendem às expectativas da empresa.

Assim, os líderes conseguem compreender melhor seus liderados, desenvolvendo um plano de ação para promover melhorias.

Quer aplicar a Matriz 9 Box em sua empresa? Então, baixe nosso template gratuito: Template da Matriz 9 Box

2 – Mentoring

O mentoring é um processo pelo qual uma pessoa ensina, aconselha e orienta a outra pessoa em seu desenvolvimento pessoal e profissional. É uma espécie de “apadrinhamento”, que hoje é usado principalmente em altos cargos nas organizações.

O mentoring não deve ser improvisado e requer definição de metas, planejamento e acompanhamento dos resultados.

O mentoring é uma das poderosas ferramentas da gestão por competências, pois facilita a retenção e a transmissão de conhecimento na empresa e favorece o comprometimento dos funcionários.

3 – Sistemas de Incentivo

Um sistema de incentivo tem como objetivo promover a conciliação dos interesses de cada profissional com os interesses da empresa.

Os incentivos devem ser estabelecidos objetivamente, com base em metas e indicadores acordados, além de transparentes e coerentes.

Os incentivos devem estar alinhados com os objetivos individuais, mas também com os objetivos coletivos, de modo a incentivar o trabalho em equipe.

Um dos requisitos básicos para o bom funcionamento do sistema de incentivo é a comunicação interna. Assim, os colaboradores sabem o que se espera deles e focam em suas metas e objetivos.

Outra estratégia bastante eficiente é a meritocracia, que remunera em função do desempenho. Você conhece a meritocracia?

Então, confira este post de nosso blog: Meritocracia nas empresas: como implantar a valorização de pessoal por seu desempenho

4 – Avaliação de 360 ​​graus

Avaliações de 360 ​​graus são ferramentas da gestão por competências que produzem os resultados mais precisos porque classificam o indivíduo da forma mais objetiva possível, de todos os ângulos concebíveis.

Devido a isso, as avaliações em 360 graus são um dos métodos mais populares e amplamente aceitos para medir as competências. Para concluir uma avaliação desse tipo, comece por fazer com que o indivíduo avalie a si mesmo em relação ao modelo de competência de sua posição.

Depois disso, procure outras pessoas que trabalhem diretamente com o colaborador em avaliação, como seu supervisor, colegas de trabalho, subordinados e até mesmo clientes e fornecedores internos ou externos.

Com as avaliações devidamente coletadas, calcule a média das pontuações para encontrar a pontuação de competência do indivíduo.

Depois que uma avaliação precisa das competências do indivíduo é determinada, as lacunas aparecerão colocando o gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento em uma posição excelente para criar claramente um caminho de treinamento baseado em competência.

Relacionar as metas da empresa com o desempenho do colaborador é fundamental. Por isso, assista a este vídeo que esclarece como fazer isso:

Leia mais: 7 orientações de como fazer avaliação de desempenho 360 graus e motivar funcionários

Gostou de saber quais são as 4 principais ferramentas da gestão por competências? Então que tal implementá-las na sua empresa e impulsionar os resultados dos seus colaboradores?

Leia também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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