Logo siteware

Elogio profissional: saiba a importância dele na motivação do colaborador!

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
elogio profissional

CONTEÚDO

O elogio profissional é uma ferramenta poderosa na gestão de equipes e no desenvolvimento dos colaboradores. Inclusive pesquisas recentes apontam que o reconhecimento do trabalho é fundamental para a motivação dos funcionários.

Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que funcionários que recebem reconhecimento pelo seu trabalho são mais produtivos, engajados e comprometidos com a empresa. 

Além disso, um relatório da empresa de pesquisa Gallup revelou que colaboradores que recebem feedbacks positivos têm um desempenho 12% melhor do que aqueles que não recebem.

Esses dados evidenciam a importância da valorização profissional na gestão de equipes e no desenvolvimento dos colaboradores. Quando bem utilizado, ele traz inúmeros benefícios.

E neste artigo vamos mostrar um pouco mais a fundo sobre o que é o elogio profissional, e como você pode implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é o elogio profissional?

O elogio profissional é uma forma de reconhecimento verbal ou escrito que valoriza a realização de um trabalho bem feito ou o esforço demonstrado pelo colaborador em uma tarefa ou projeto. Ele pode ser feito tanto de forma pública, para reconhecimento geral da equipe, quanto de forma privada, em uma conversa individual com o colaborador.

De modo geral, ele pode envolver aspectos como habilidades técnicas, criatividade, liderança, trabalho em equipe, proatividade, ou até mesmo uma meta que foi batida ou superada pelo próprio colaborador.

No entanto, é importante que o elogio profissional seja sincero, específico e direcionado, destacando de forma clara e objetiva o que foi feito de positivo pelo colaborador.

Um bom exemplo de reconhecimento profissional público, são as empresas que colocam nos quadros o funcionário do mês. Isso motiva a todos a quererem atingir os mesmos resultados, e enaltece quem realmente se comprometeu.

Por que o elogio profissional é tão importante?

O elogio profissional é importante, pois ele traz mais reconhecimento e motivação para o colaborador, além disso fortalece a relação entre o líder e os seus liderados, acarretando assim em diminuição do estresse e ampliando o engajamento. Em suma, ele colabora para:

  1. reconhecimento: essa é uma forma de reconhecer o trabalho bem feito pelo colaborador, aumentando sua autoestima e sensação de valorização;
  2. motivação: ao receber um elogio, o colaborador se sente mais motivado e engajado para continuar realizando um bom trabalho, contribuindo para aumentar sua produtividade e eficiência;
  3. fortalecimento da relação entre líder e colaborador: o elogio profissional é uma forma de estreitar a relação entre o líder e o colaborador, demonstrando que o líder está atento e valoriza o trabalho realizado por ele;
  4. reforço positivo: esse é um reforço positivo que ajuda a fixar comportamentos desejados e incentivar a repetição de boas práticas;
  5. redução de estresse: um ambiente de trabalho que valoriza e reconhece os bons desempenhos colabora para a redução do estresse e da ansiedade, impactando positivamente no clima organizacional.

Por isso, o elogio profissional é uma ferramenta poderosa que contribui para a melhoria do desempenho individual e coletivo da equipe, além de fortalecer a relação entre líder e colaborador.

template feedbacks

Qual a diferença entre elogio, feedback positivo e reconhecimento profissional?

Embora o elogio, o feedback positivo e o reconhecimento profissional pareçam semelhantes, eles têm diferenças importantes.

O elogio profissional, é uma forma de reconhecimento verbal ou escrito que valoriza a realização de um trabalho bem feito ou o esforço demonstrado pelo colaborador em uma tarefa ou projeto. Ele é geralmente mais genérico e pode ser feito tanto de forma pública quanto privada.

O feedback positivo, por sua vez, é uma forma de mostrar ao colaborador como está um comportamento ou ação específica ele que foi bem-sucedida no trabalho.

Essa é uma ação mais específica que um elogio, pois destaca um comportamento ou ação e como ela contribuiu para o sucesso de uma tarefa ou projeto. Vale dizer que o feedback positivo é geralmente dado em particular.

Por fim, o reconhecimento profissional pode envolver uma premiação, bônus ou promoção. Ele geralmente acontece quando ocorre uma realização significativa ou por conta de um alto desempenho consistente ao longo do tempo.

  • Precisando de modelos de templates para reuniões one on one? Então baixe gratuitamente nosso template 1:1 para o seu negócio!
one-on-one

Como estimular o elogio profissional na empresa?

Existem muitas maneiras de se estimular o elogio no trabalho dentro da organização, por meio de exemplos, incentivando a cultura de feedbacks, oferecendo treinamentos, estabelecendo metas, criando programas de reconhecimento, celebrando conquistas e incentivando o trabalho em equipe.

#1 Elogio profissional e o ato de dar o exemplo

Os líderes devem dar o exemplo, elogiando os colaboradores sempre que houver uma oportunidade. Isso cria um ambiente em que o reconhecimento é valorizado e incentivado.

Sem o exemplo da liderança, fica mais difícil dos funcionários se sentirem motivados a darem o seu melhor, afinal, pessoas se conectam com pessoas, e o exemplo é fundamental para criar esse ambiente positivo.

#2 Incentivar a cultura de feedback

A cultura de feedback deve ser incentivada na empresa, criando um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para dar e receber feedback construtivo.

Isso evita que um colaborador não aceite uma crítica ou sugestão sobre seu trabalho, e quando ela acontecer, ele estará preparado para entender que precisa melhorar aquele aspecto e assim se evoluir a cada dia.

#3 Oferecer treinamento

Os gestores devem receber treinamento em como fornecer elogios e feedbacks positivos eficazes. Isso ajudará a garantir que os elogios sejam específicos, direcionados e sinceros.

Se os líderes não forem treinados para darem feedbacks, dificilmente eles conseguirão estabelecer essa cultura dentro do ambiente de trabalho. Uma forma de fazer isso é por meio da Comunicação Não Violenta (CNV).

#4 Estabelecer metas e indicadores de desempenho

O estabelecimento de metas e indicadores de desempenho claros ajuda a definir expectativas e a identificar comportamentos e realizações dignas de elogio. Por isso, é crucial estabelecer metas e criar indicadores que sejam mensuráveis.

#5 Criar programas de reconhecimento

Programas de reconhecimento, como o “colaborador do mês” ou um programa de recompensas, podem incentivar a competição saudável e motivar os colaboradores a buscar resultados excepcionais.

#6 Celebrar conquistas

Celebrar conquistas e marcos importantes, como o lançamento de um novo produto ou a conclusão de um projeto complexo, pode ser uma oportunidade para realizar um elogio profissional e reconhecer o esforço e o desempenho de todos.

#7 Incentivar o trabalho em equipe

Por fim, é crucial incentivar o trabalho em equipe para criar um ambiente colaborativo e solidário, onde todos se elogiam mutuamente pelo sucesso alcançado. Isso faz uma grande diferença no ambiente de trabalho.

Como fazer um elogio profissional inteligente?

Fazer um elogio profissional inteligente requer um pouco de cuidado e atenção para que ele seja sincero, específico e efetivo. Aqui estão algumas dicas para fazê-lo:

  • em vez de fazer um elogio genérico, seja específico em relação à tarefa ou ação que o colaborador realizou;
  • não faça elogios apenas por fazer, pois isso pode parecer falso e diminuir a eficácia dele;
  • faça o elogio profissional o mais rápido possível, preferencialmente logo após a realização da ação ou tarefa que merece elogios;
  • direcione o elogio ao colaborador especificamente, evitando generalizações, demonstrando que você está ciente do desempenho individual dele;
  • use exemplos concretos para ilustrar o elogio e torná-lo mais tangível. Isso ajuda a contextualizar o elogio e aumentar sua efetividade;
  • mostre o impacto que o desempenho do colaborador teve na equipe ou na empresa, evidenciando a importância do trabalho realizado e aumentando a motivação;
  • se o elogio for feito em particular, certifique-se de que ele seja discreto e respeitoso da privacidade do colaborador.

Quando feito corretamente e de forma inteligente, o elogio tem uma grande possibilidade de deixar os colaboradores mais motivados e engajados.

Leia também:

Como parabenizar um bom trabalho?

Para parabenizar um bom trabalho é preciso estar bem atento sobre os impactos que ele trouxe para o negócio. Para ajudar no elogio profissional, separamos algumas dicas logo abaixo.

1- Reconheça o esforço e a dedicação do colaborador

Demonstre que você valoriza o empenho do colaborador e que reconhece a importância do trabalho realizado. Esse reconhecimento fará com que ele sinta-se reconhecido e motivado a continuar dando o melhor.

2- Seja específico

Não seja genérico e especifique a tarefa ou ação que merece parabéns, destacando as habilidades, comportamentos ou ações específicas que contribuíram para o sucesso da tarefa ou projeto.

3- Mostre o impacto

Deixe claro o impacto que o trabalho do colaborador teve na equipe ou na empresa. Isso ajuda a contextualizar a importância do trabalho realizado e aumentar a motivação dele.

4- Utilize palavras positivas

Utilize palavras que transmitam positividade e entusiasmo, como “fantástico“, “excelente“, “impressionante“, “incrível“. Com certeza elas terão um peso bem grande na motivação do colaborador.

5- Use diferentes canais

Você pode escolher diferentes canais para parabenizar um bom trabalho, como e-mail, mensagem instantânea, telefonema, reunião presencial ou até mesmo um cartão de parabéns.

A escolha do canal dependerá do relacionamento entre você e o colaborador e da cultura da empresa. Inclusive, muitos fazem até mesmo por meio do próprio sistema de comunicação interno.

Quer saber como dar um feedback negativo sem desmotivar o colaborador? Então dá só uma conferida neste vídeo 👇

A tecnologia como impulsionador do elogio profissional

Uma das melhores maneiras de se manter uma cultura de elogio profissional é contando com um bom sistema de feedbacks que permite a todos melhorarem continuamente.

Com um sistema de feedback é possível criar repasses regulares e mais assertivos que promovam uma cultura de desempenho, mantendo todo histórico em um lugar seguro e fácil de acompanhar.

Por meio de um sistema de gestão de pessoas, você oferece mais autonomia ao RH com processos mais integrados e automatizados, o que estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E o STRATWs One é um software de gestão de pessoas que possui um módulo específico para você emitir feedbacks regulares, desenvolver talentos, tudo em um ambiente digital privado e seguro. Isso ajuda você a implantar o elogio profissional no seu negócio.

Conheça nossa solução!

stratws one
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Guia prático]
[Guia prático]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit Gratuito]
[Kit Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit de produtividade]
[Kit de produtividade]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]