Você sabe o que é e para que serve o relatório operacional de uma empresa?
Esse tipo de documento é imprescindível para fazer o correto acompanhamento do desempenho das operações da empresa.
Com o relatório operacional completo e bem redigido, é possível gerenciar melhor os resultados no que se refere a aspectos do dia a dia das operações para, então, propor estratégias mais eficazes com base em dados concretos.
Pensando nisso, elaboramos aqui um guia para explicar melhor o que é relatório operacional e por que é tão importante contar com esse tipo de documentos.
Convidamos você a continuar a leitura para conferir também 7 dicas essenciais de como fazer um relatório operacional na sua empresa:
Leia também:
Conforme já adiantamos na nossa introdução, podemos definir o que é relatório operacional como um documento que relata o desempenho das operações de uma empresa.
O enfoque desse tipo de relatório está nos resultados alcançadas a partir das tarefas e atividades diárias.
Esse documento contém dados e informações relativas à execução dos processos do dia a dia e sobre o impacto disso na empresa.
Os relatórios operacionais têm como principal objetivo reportar dados referentes a custos de produção, utilização de recursos, produtividade, performance dos vendedores, fluxos de trabalho etc.
Os relatórios com foco nas operações do modelo de negócio buscam detalhar as necessidades mais urgentes e atuais. A intenção é fornecer uma base mais sólida para decisões que precisam ser tomadas mais rapidamente.
Esses relatórios costumam ser apresentados em curtos intervalos de tempo, geralmente a cada bimestre ou trimestre.
Veja alguns exemplos de relatório operacional, acessando os links abaixo:
Em primeiro lugar, os relatórios operacionais são importantes porque permitem que se tenha uma visão mais ampla sobre as operações diárias da organização. Isso possibilita entender melhor como funciona a dinâmica interna para, assim, otimizar as tarefas e atividades do dia a dia potencializar os resultados.
Outro fato que traduz a importância desse documento é que ele também serve como um relatório de problemas na empresa, mostrando as falhas e as limitações das operações. Dessa forma, fica mais fácil entender onde e como efetuar os ajustes necessários.
O relatório operacional de uma empresa também ajuda a organização a projetar demandas e a antecipar cenários que possam comprometer o seu desempenho.
Além disso, esse relatório é importante para orientar melhor as tomadas de decisão, tornar as operações mais eficientes, identificar tendências e alinhar objetivos e expectativas.
Para elaborar o relatório operacional de uma empresa, existem algumas boas práticas que você não pode deixar de seguir. Veja quais são elas:
A primeira dica para elaborar um relatório operacional é definir o período que será analisado. Lembre-se de que o foco desse tipo de relatório é em resultados de curto prazo.
Seu documento tende a ficar mais impreciso se você escolher analisar períodos muito longos.
Os indicadores-chave de desempenho são importantes fontes de dados para o seu relatório operacional. Por meio dos KPIs, é possível quantificar o desempenho de diferentes aspectos da operação da sua empresa.
O STRATWs One, um software de gestão de performance empresarial, ajuda você a criar KPIs, coletar os dados e divulgar na empresa, veja como tudo fica mais fácil:
Mostradores indicam o nível de performance em função do KPI em análise.
E você pode definir vários KPIs para cada área da empresa e visualizá-los em um único painel, ou em detalhes.
Ao analisar a performance da empresa com ajuda dos indicadores de desempenho, desenhe gráficos para ajudar a entender a performance da empresa em função desses indicadores.
O STRATWs One também pode criar esses gráficos automaticamente para você, veja:
Após juntar todos os dados referentes ao desempenho das operações do seu modelo de negócio, crie categorias para separar esses dados.
Dessa forma, fica mais fácil compreender o que eles significam, de fato, para a empresa.
Com base nos dados coletados, você deverá fazer uma análise crítica e apontar quais são os problemas identificados na operação. Procure ser o mais claro possível e tente mostrar a causa-raiz desses problemas.
Recursos visuais, como gráficos e cores diferentes, podem ser grandes aliados aqui, como mostramos acima.
Ao finalizar o relatório operacional, conclua deixando sugestões sobre o que pode ser melhorado.
São muitos dados de diversos departamentos que você precisará coletar em inúmeros computadores e depois analisar essas planilhas, cada uma formatada de um jeito diferentes e, além disso, sem a certeza de que estejam atualizadas.
Com um software de gestão de performance como o STRATWs One tudo isso já está centralizado em um só lugar e as informações são inseridas em tempo real e confiáveis.
Veja mais sobre o STRATWs One neste vídeo:
Agora que você já sabe como fazer um relatório operacional de uma empresa, está pronto para elaborar o seu?
Com o STRATWs One você usufrui diversas funcionalidades, como já fazem mais de 180 mil colaboradores de mil empresas ao redor do mundo:
Automatizar sua gestão é a melhor forma de ter dados sempre à mão para fazer análises que desejar.
Este e-book gratuito pode ajudar você, baixe agora: AUDIOBOOK + E-BOOK: Automatização da Gestão por Resultados
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Recursos
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.