Siteware e Betânia Lácteos

Como a Siteware ajudou a Betânia Lácteos a ter mais alinhamento interno e mais foco na estratégia

A Betânia Lácteos foi fundada em 1971 e hoje é a maior indústria de lácteos do nordeste brasileiro. Com quase 50 anos de história no mercado, a Betânia passou por grandes desafios e sempre os encarou de modo a projetar e investir ainda mais em seu crescimento.

Como parte dessa estratégia, a Betânia começou a fazer parte do programa Parceiros Para Excelência (PAEX), da Fundação Dom Cabral; e foi aí que começou a sua jornada com a Siteware. Todas as empresas participantes do PAEX têm acesso à versão básica do STRATWs One, que é o Farol de Indicadores.

Qual era o desafio e as necessidades da Betânia?

Quando a Betânia iniciou sua parceria com a Siteware, cada colaborador já tinha sua forma de trabalhar e de conduzir suas atividades. Assim, o STRATWs One veio centralizar e criar um padrão para todas essas formas únicas de trabalho. Com isso, a Betânia conseguiu fazer um acompanhamento de prazos mais assertivo.

“Isso faz a pessoas refletirem mais na hora de cobrar uma ação” disse a Gestora de Resultados da Betânia Lácteos, Tatiana Sanches.

A necessidade que a Betânia tinha quando veio até nós era de maior alinhamento e padronização. As áreas falavam em “línguas diferentes” e elas tinham que ter a mesma velocidade, uma vez que são interdependentes. Diante disso, o STRATWs veio como um conciliador. Aqui, o maior ganho foi a valorização do fator tempo de maneira formalizada e registrada.

Como já foi mencionado, a Betânia já utilizava o nosso sistema. Assim, a empresa resolveu fortalecer o uso da ferramenta buscando a simetria e o compromisso entre as áreas da empresa.

“Se você saiu de férias e voltou e quer saber o que aconteceu, está lá, tudo registrado. No caso de um funcionário novo, você já pode inteirá-lo de tudo que foi feito e o que está sendo feito”

– Tatiana Sanches

Gestora de Resultados da Betânia Lácteos

Tatiana Sanches

Por que a Siteware?

A Betânia Lácteos já usava o STRATWs One através do Programa Parceiros Para Excelência, da Fundação Dom Cabral.

“Vimos o valor da incrementação do STRATWs, quando fomos buscar novas tecnologias, percebemos que já tínhamos uma que poderia nos atender bem.” disse Tatiana.

O processo de implantação

Primeiro, foi necessário estruturar o sistema e deixar as informações fáceis e compreensíveis. Para isso, a Betânia contou com uma pessoa do time de Implantação da Siteware para fazer o treinamento. Assim, dividimos, separamos turmas, pessoas que eram pontos focais, pessoas que eram administradoras, que eram líderes; o treinamento foi todo focado na parte da utilização do sistema.

Após o treinamento, a Betânia entrou com o sistema todo já completo e estruturado, o farol já alimentado com todos os indicadores, o plano estratégico no scorecard, divisão de áreas e separação de indicadores por setor. Tudo foi personalizado e estruturado de uma forma bem compatível ao modelo de gestão que a empresa já adotava.

“No início, éramos nós que conduzíamos, hoje em dia não, as pessoas já entraram no ritmo e utilizam por si mesmas.” disse a Gerente de Resultados.

Em depoimento, a Tatiane ainda contou para nós que um grande motivador foi o fato de que todos os líderes usam o sistema e pregam isso dentro da empresa. “Hoje não adianta delegar tarefas se já não estiver registrado no STRATWs, as pessoas perguntam, ‘já está no STRATWs?’. É um caminho sem volta, entramos nesse ritmo, as pessoas entraram nele e já fazemos todas as reuniões por lá”.

 

Como o STRATWs One ajudou a Betânia Lácteos

O maior ganho observado pela Betânia foi a concentração de informações em uma única plataforma, é possível pegar indicadores de qualquer área e registrar no sistema.

“O sistema é muito visual, fácil, você bate o olho e consegue identificar onde você está bem e onde é necessário ter mais esforços, todo mundo consegue ver, é simples.”

Além disso, a empresa conseguiu dar mais visibilidade aos resultados. “Fazemos as reuniões mensais todas no STRATWs, ganhamos tempo porque os números já estão lá, somos mais objetivos. Podemos olhar no sistema tudo que está sendo feito, analisar se está funcionando bem e porquê está, se não está funcionando, porque não está, fica todo mundo falando a mesma linguagem, o sistema veio democratizar esse quesito.”

Outro ganho foi a simplificação das análises. Quando o gestor está na reunião, ele não precisa abrir vários arquivos, está tudo documentado no sistema. Mantém a qualidade da gestão, mas temos um recurso que facilita, os funcionários que usavam menos começaram a usar mais porque começaram a ver esse ganho.

STRATWs One

Ideal para a necessidade da sua empresa

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

  • Fortalecer a cultura de gestão por resultados com estruturação de um robusto processo, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a dependência das grandes consultorias
  • Alinhar toda a empresa em torno dos objetivos, metas e entregas
  • Estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre as diversas áreas da empresa
  • Garantir execução do planejamento estratégico
  • Consolidar as informações das diferentes unidades operacionais e/ou negócios de uma organização