Logo siteware

STRATWs One e Siteware na Hospital Care: “Uma virada de chave como poucas em gestão”

“Quando a gente partiu para este modelo de ter um software que centralizasse todo nosso sistema de gestão, o desdobramento de metas, o formato de visualização de indicadores, foi uma virada de chave como poucas em gestão”, foi o que disse o Diretor Presidente do Hub Florianópolis da Hospital Care, Sérgio Brincas, sobre o STRATWs One. 

Parceira da Siteware desde 2021, a Hospital Care é uma holding administradora de serviços de saúde que atua para fortalecer o sistema de saúde brasileiro.

Nosso software de gestão de desempenho foi o sistema escolhido pela administradora para fortalecer o gerenciamento das suas 17 unidades, espalhadas por seis cidades em três diferentes estados do país.

O motivo? Unificação de dados em uma única plataforma, com desdobramento claro para todas as unidades Hospital Care de forma fácil e visual.

Desafios da Hospital Care:

  • Padronização de indicadores
  • Visualização dos indicadores
  • Desdobramento de metas para toda empresa
  • Unidades espalhadas em 17 cidades

A grande virada de chave

“Um dos maiores desafios de fazer gestão hospitalar, que é um negócio de alta complexidade, de variabilidades enormes, é conseguir padronizar controles, desafios, metas, indicadores e a visualização e a distribuição desse conteúdo”, comentou Brincas. 

“Isso já é complexo levando em consideração apenas o Hub Florianópolis. Quando você coloca todas as unidades de negócio da Hospital Care isso fica ainda mais difícil. Porque você mistura muitas culturas”, completou.

A história entre Siteware e Hospital Care começou em 2021, quando uma nova funcionária, ex-usuária do STRATWs One, propôs à administradora a contratação da ferramenta. 

Familiarizada com a capacidade de gestão proporcionada pelo nosso software, ela sabia que a solução para a gestão otimizada que a Hospital Care buscava.

“Quando a gente aceitou a proposta da Siteware de implementar o STRATWs, a ideia era justamente a de padronização. Quando você centraliza as informações, a cultura da gestão do desempenho dentro de uma plataforma só fica muito mais fácil”, avaliou Dr. Sérgio.


"O sistema de gestão da Hospital Care estando na plataforma da Siteware a torna uma ferramenta de rotina. Você sempre tem as informações em um mesmo lugar. Qualquer um dos hubs acompanha o desenvolvimento. Hoje ela é uma das principais, se não a maior ferramenta, para que a gente construa o modelo de gestão que é o eixo para que a gente construa nosso negócio"
Dr. Sérgio Brincas
Sérgio Brincas
Diretor Presidente do Hub Florianópolis da Hospital Care

Confira alguns números que já comprovam o sucesso dessa parceria:

949

Indicadores acompanhados
em 2021

111

Unidades de negócio fazendo gestão através do Stratws

56

Reuniões realizadas no Stratws desde a implantação

185

Painéis individuais de desempenho

200

Tarefas criadas

Uma implantação amigável e consultiva

Um dos grandes diferenciais da Siteware para as suas concorrentes de mercado, além do sistema completo para a gestão, é o processo de implantação. 

Nós não apenas vendemos um software, nós vendemos um serviço completo. Todo o processo de implantação é feito de forma consultiva, com uma equipe de especialistas ultra qualificados, que acompanham de perto cada etapa do projeto. 

“O processo foi extremamente ágil. A gente começou em 2021 a orientar as pessoas, o que é muito importante quando você vai trazer uma ferramenta. Então, eu quero ressaltar o ganho e parabenizar as partes envolvidas, a Siteware e a nossa governança que implementaram isso de uma maneira muito simples”, celebrou Cláudia Mathias, Gerente de Qualidade do Hub Campinas da Hospital Care.

O fim das planilhas

Abandonar as planilhas e automatizar o processo de coleta, validação e consolidação dos dados e indicadores da sua empresa é possível. 

Mas além de demandarem muito tempo e trabalho, elas são passíveis de erro e não podem ser acessadas facilmente por toda a equipe. Com o STRATWs One, essa não é mais a realidade da Hospital Care, que agora conta com uma gestão de indicadores automatizada.

“Nós tínhamos muitas informações, que ficavam soltas em planilhas. Então, agora, já começamos a visualizar e padronizar o uso dessas informações dentro da plataforma. A plataforma da Siteware agora é uma ferramenta de rotina. Você sempre tem as informações em um mesmo lugar”, comemorou o Diretor Presidente, Dr, Sérgio Brincas.

“Antes a gente trabalhava com as ferramentas até então disponíveis, como planilhas. Então nós fomos ganhando conhecimento sobre a metodologia. A implantação veio em um momento que a gente já tinha conquistado essa maturidade de entender o método e o quanto a ferramenta poderia agregar”, corroborou Cláudia Mathias. 

Para Fernanda Viana, Gerente de Sistemas de Gestão e Comunicação Interna da Holding da Hospital Care, eliminar o uso de planilhas também trouxe mais agilidade na tomada de decisão.

“Eram infinitas planilhas e muitos sistemas pra gente compilar todos os dados. Agora acompanhamos as nossas principais metas em toda companhia em um só formato, em um só lugar, de maneira on-line. Isso nos permite tomar decisões de maneira mais rápida. E a gente sabe que velocidade é muito importante na tomada de decisão”, destacou Fernanda. 

Meritocracia baseada em dados

O processo de avaliação de desempenho individual não precisa ser complicado. Com o uso do STRATWs One, a Hospital Care passou a se basear em dados para conseguir validar as entregas de cada colaborador.

“A meritocracia é mais fácil de se avaliar. Todo mundo é avaliado da mesma forma, deixa de ser uma coisa empírica, onde a gente acha que a pessoa é boa. A gente percebe que a pessoa constrói resultados bons. E quando não consegue a gente consegue saber se é uma coisa de performance ou se o ambiente não proporciona aquele resultado. É uma nova gestão. É um diferencial”, avaliou o Dr. Sérgio Brincas.

O STRATWs One no processo de acreditação hospitalar

A  Acreditação Hospitalar é um método de avaliação e certificação do setor de saúde.São eliminados os “achismos” do processo. Com isso, todos os dados relevantes são corretamente avaliados, tabelados e mensurados.

Sendo assim, o sistema de gestão é parte essencial do processo de Acreditação Hospitalar.

“A instituição para ser acreditada, em qualquer um de seus três níveis, precisa estar no mesmo nível de maturidade, incluindo os parceiros. Então isso faz com que a gente cresça numa evolução contínua em um nível de maturidade e de uma forma equilibrada”, comentou Cláudia Matias.

“Considero isso fundamental nos serviços de saúde. Isso tem tudo a ver com a missão da Hospital Care A ferramenta é um meio, mas o tanto que ela facilita, ela fortalece tudo aquilo que a gente quer implementar”, concluiu.

Próximos Passos

A história de parceria entre Siteware e Hospital Care está apenas começando e já temos muito o que celebrar em apenas um ano. Mas os novos passos já estão sendo traçados.

“Bom, a gente já tem muitas histórias boas pra contar, né? Vários feedbacks positivos, mas a gente tem consciência de que como tudo na vida esse é um ciclo de melhoria. A gente já tem lições aprendidas e já tem coisas pra melhorar e a gente vai continuar nessa nessa busca”, comentou Fernanda.

Conheça como o STRATWs One tem impulsionado outras empresas:

STRATWs One como peça-chave para a obtenção de acreditações na Unimed-BH

Logo Strauss Coffee

O papel do STRATWs One e Siteware na Melhoria Contínua da Strauss Coffee

Logo brMalls

Siteware e brMalls na automatização do processo de gestão de resultados

Logo centauro

Siteware e STRATWs One
na centralização das informações da Centauro

STRATWs One

Ideal para a necessidade da sua empresa

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

  • Fortalecer a cultura de gestão por resultados com estruturação de um robusto processo, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a dependência das grandes consultorias
  • Alinhar toda a empresa em torno dos objetivos, metas e entregas
  • Estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre as diversas áreas da empresa
  • Garantir execução do planejamento estratégico
  • Consolidar as informações das diferentes unidades operacionais e/ou negócios de uma organização