Stratws One EDP

Como a Siteware ajudou a EDP a automatizar processos e ter mais controle sobre os resultados internos

A EDP Brasil é uma empresa que completa este ano 23 anos de experiência no mercado de energia elétrica. A organização está sempre buscando entregar o melhor e se mostrando excelente em seu segmento, sendo inclusive premiada pela ABRADEE em 2017. A EDP é subsidiária da empresa portuguesa Energias de Portugal e, no Brasil, atua no estado de São Paulo e do Espírito Santo.

O crescimento e o reconhecimento vêm com grandes responsabilidades e foi diante desse desafio que a EDP procurou a Siteware. Agora, vamos falar um pouco mais de como a Siteware ajudou a EDP a automatizar processos internos, tendo mais controle sobre os resultados, evitando erros e retrabalhos. Tudo isso com a ajuda do STRATWs One.

O início de tudo

A EDP tinha a necessidade interna de automatizar o sistema de metas da empresa. Antes, o controle era feito através de planilhas, havendo a necessidade de notificar diversos colaboradores por emails acerca de sua responsabilidade de alimentação de informações. Considerando que são mais de 400 indicadores no total, o trabalho ficava complexo.

O STRATWs One foi indicação da Votorantim, empresa cliente da Siteware há mais de 15 anos. Uma colaboradora do setor de People Analytics viu o sistema e percebeu o valor, entrando em contato conosco. O nosso então Diretor de Expansão Guilherme Esperidião apresentou o software para a equipe da EDP, passaram para a fase de negociação e depois o contrato foi fechado.

O Rafael Corrêa, Analista de Desenvolvimento Organizacional na EDP, nos contou que no processo de implantação, a Siteware se dispôs a adequar os intervalos de metas de acordo com as nomenclaturas já utilizadas na EDP. Além disso, o scorecard foi personalizado, facilitando o uso da ferramenta.

Rafael ainda nos contou que percebe uma maior maturidade dos responsáveis pelo preenchimento dos indicadores, já que com as planilhas o controle e comprometimento eram menores.

Menina olhando no binóculo

Resultados percebidos até agora

O sistema está rodando plenamente na EDP há apenas 3 meses e muitas horas no gerenciamento de resultados já foram poupadas. Além disso, houve a descentralização da tarefa de coleta, cada indicador tem seu responsável pela alimentação. Há um limite de tempo para imputar os indicadores no sistema, devido à reunião de resultados mensal. Quando o prazo vence, o sistema é bloqueado e apenas é possível imputar novos dados mandando um email para os administradores com justificativa plausível.

Nas planilhas, Rafael nos relatou que o resultado mudava 5 minutos antes da apresentação, prejudicando o fluxo de trabalho. Agora, é possível identificar as pessoas que perdem o prazo e quem erra no cálculo. Antes, era centralizado em dois colaboradores e, por falta de controle, eles levavam a culpa pelos erros.

A EDP procura sempre otimizar a utilização do sistema e, por isso, criaram uma automação interna para mandar emails com as datas de preenchimento dos dados do sistema. Além disso, eles criaram um apresentação que explica a utilização do sistema e compartilha com toda a empresa, resumindo o trabalho de treinamento a tirar dúvidas pontuais, uma vez que as agendas são difíceis de conciliar.

radar

E não para por aí!

A nossa parceria acabou de começar e já estamos tocando outro projeto juntos, fornecendo apoio para que a EDP consiga crescer cada vez mais, conquistando prêmios que refletem a qualidade do trabalho entregue, como a premiação da ABRADEE. Esperamos crescer muito mais e atingir resultados incríveis juntos!

STRATWs One

Ideal para a necessidade da sua empresa

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

  • Fortalecer a cultura de gestão por resultados com estruturação de um robusto processo, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a dependência das grandes consultorias
  • Alinhar toda a empresa em torno dos objetivos, metas e entregas
  • Estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre as diversas áreas da empresa
  • Garantir execução do planejamento estratégico
  • Consolidar as informações das diferentes unidades operacionais e/ou negócios de uma organização