Considerada a principal competência do início do século 21, a resiliência profissional refere-se à capacidade de suportar situações adversas no ambiente de trabalho e ainda assim manter a dedicação na busca por resultados.
Mas o que é uma pessoa resiliente? Certamente você conhece ou já conviveu com pessoas que mantinham a serenidade mesmo diante de um turbilhão de problemas. Elas têm mais facilidade em vencer as dificuldades e os obstáculos, por mais complicados que eles sejam e, ainda, antecipar crises, prevendo-as e se preparando para elas.
Nesse artigo vamos abordar não apenas o conceito de resiliência profissional, mas também atitudes para desenvolvê-la no ambiente profissional. Acompanhe!
Entendendo a resiliência profissional
O conceito original vem da física — capacidade dos materiais de resistir a grandes impactos e deformações e depois voltar à forma original —, mas é no mundo corporativo que esse termo vem sendo largamente utilizado.
O que é uma pessoa resilientes, algumas características:
- Capacidade de promover mudanças quando necessário para atingir seus objetivos e os da empresa.
- Firmeza de propósito, ou seja, vão até o fim na execução de tarefas.
- Facilidade de antecipar crises e se preparar para elas.
- Superação de obstáculos, por mais traumáticos que eles sejam.
- Tranquilidade para ouvir “não”.
- Controle das emoções.
- Uso das críticas a seu favor.
- Fácil administração de situações desconfortáveis.
- Facilidade para encontrar as causas dos conflitos.
- Aprendem continuamente com as experiências de vida.
Vale lembrar que, diante do modelo a que as organizações modernas estão submetidas, as empresas vêm buscando profissionais capazes de administrar situações de conflitos no trabalho e estresse. Em um mercado altamente competitivo, não é difícil imaginar porque essas são atitudes fundamentais para o sucesso.
A resiliência profissional é importante não apenas para os colaboradores, mas também para outros agentes da empresa como chefes, coordenadores, supervisores e principalmente para pessoas em posição de liderança. Portanto, o quanto antes você desenvolver esse comportamento, melhor.
Superando desafios e alcançando resultados
Por mais que a mídia, as corporações e autores renomados recomendem essa competência, conquistá-la ainda é um desafio. Não se trata apenas de ações objetivas, mas também — e principalmente — mudanças de comportamento, quebras de paradigmas e crenças limitantes.
É natural encontrar barreiras durante o processo, mas elas devem servir de aprendizado, uma vez que a própria resiliência no trabalho impulsiona o indivíduo a ir até o fim na execução de seus objetivos.
Nem sempre uma estratégia se mantém a mesma durante sua execução, tendo em vista que tudo ao redor está mudando o tempo todo. Sendo assim, como superar os altos e baixos e garantir que os resultados sejam alcançados?
É ai que entra a resiliência profissional como forte aliada para vencer as dificuldades e atingir os objetivos esperados. O profissional resiliente enxerga as mudanças por uma perspectiva positiva e tem facilidade de se adaptar mesmo quando as circunstâncias são adversas.
Desenvolvendo a resiliência no ambiente de trabalho
Algumas pessoas nascem resilientes, outras precisam aprender. Isso mesmo! É possível adquirir essa competência, seja na vida pessoal ou profissional.
A seguir, você pode conferir atitudes essenciais para se tornar uma pessoa resiliente no trabalho.
1- Administre suas emoções
O foco deve estar na solução dos problemas, e não nas emoções. Manter a serenidade diante de situações difíceis não é fácil, mas indivíduos que não se deixam levar pelas motivações pessoais são mais propensos a ter sucesso no mundo corporativo e na vida pessoal.
Não se trata de se eximir das emoções, mas de experimentá-las de forma moderada, equilibrada. Até porque elas são importantes e ninguém conseguirá dispor totalmente delas.
Quando os ânimos estiverem exaltados, afastar-se um pouco, ouvir uma música e até mesmo meditar são ações recomendadas para deixar a poeira baixar.
Isso é inteligência emocional, habilidade cada vez mais requisitada nas relações de trabalho. Hoje em dia, não basta apenas ter quociente de inteligência (QI) — um bom quociente emocional (QE) faz toda a diferença.
2- Tenha autoconfiança
O indivíduo dotado de autoconfiança assume riscos com mais frequência. Nesse contexto, arriscar ganha uma roupagem positiva, uma vez que demonstra a crença em sua capacidade de solucionar problemas.
Uma pessoa com baixa autoestima tem dificuldade para tomar decisões. Ela não confia na própria capacidade e isso afeta de forma negativa suas relações, tanto no trabalho quanto nas relações pessoais.
A pessoa resiliente, além da coragem de ir adiante, tem humildade e serenidade para assumir as consequências — positivas e negativas — dos seus atos. É nesse aspecto que a autoconfiança anda lado a lado com a resiliência.
3- Veja as mudanças pelo lado positivo
Tem gente que tem pavor de mudança. Em vez de focar nos aspectos positivos que elas trazem — novas oportunidades — , foca apenas nos negativos. A partir do momento em que você admite a dualidade das situações e das pessoas, consegue lidar melhor com elas.
Sair da zona de conforto e fazer mudanças pontuais movimenta a vida, tornando-a mais fluida e repleta de conquistas. E mesmo que a situação não seja das mais favoráveis, deve-se olhar para frente e acreditar que as coisas vão mudar para melhor.
4- Crie boas relações
A sociabilidade está diretamente ligada ao bom relacionamento interpessoal. Quem tem essa habilidade, cria boas relações com outras pessoas e, consequentemente, consegue trabalhar melhor em equipe.
A empatia também é uma característica importante nas relações de trabalho que podem ficar desgastadas, já que são intensas e frequentes. Por isso, manter um comportamento profissional resiliente exige empatia, já que se colocar no lugar do outro é fundamental para minimizar e solucionar conflitos.
5- Use a criatividade
Diante dos eventos que lhe incomodam ou que fogem do seu controle, estabeleça ações criativas com a finalidade de transformá-los em cenários harmoniosos.
Como já foi dito, as estratégias nem sempre permanecem imutáveis e, para não comprometer os resultados, é importante ter jogo de cintura e criatividade. Então, use-a!
E se os eventos não podem ser modificados, aceite-os. Melhor agir assim que gastar energia tentando fazer o impossível. Para pessoas resilientes, o tempo é valioso e não pode ser desperdiçado com ações desnecessárias.
Tempos difíceis exigem flexibilidade. Usando as informações que compartilhamos nesse post, você conseguirá administrar melhor as relações no trabalho e alcançar os objetivos independentemente das circunstâncias.
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