Produtividade

Entenda o que é gestão do tempo, suas vantagens e como você pode começar a colocar em prática com 6 passos

Publicação : 12/09/2018

Por Siteware

9 min

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre o que é gestão do tempo! Deixe nos comentários o que achou.)

Você já se perguntou como algumas pessoas parecem ter tempo suficiente para fazer tudo o que querem, enquanto outras estão sempre correndo de tarefa em tarefa e nunca parecem terminar nada?

Será que é porque o primeiro tem poucas coisas para fazer?

A resposta é não! É muito mais provável que elas estejam usando seu tempo com mais eficiência e praticando boas habilidades de gestão do tempo no trabalho.

Já tinha ouvido falar nessa ferramenta que pode auxiliar na produtividade dentro das empresas? Então confira agora tudo sobre o que é gestão do tempo, desde a sua definição até a sua importância para o dia a dia de cada um.

O que é gestão do tempo?

Para entender de fato o que é gestão do tempo, podemos apresentar uma definição simples: é a gestão de tarefas que tornam os esforços de cada pessoa cada vez mais eficazes, com a ideia central de fazer o melhor trabalho em menos tempo.

Pergunte a si mesmo: qual atividade é mais importante e quanto tempo deve ser alocado para ela? Se não tem essa resposta clara, então precisa começar a fazer agora a gestão do tempo.

Saber qual trabalho deve ser feito mais cedo e o que pode ser feito um pouco mais tarde é o primeiro passo para trabalhar bem essa ferramenta.

A gestão do tempo não tem um conceito difícil de entender, mas pode se mostrar bem mais difícil de fazer na prática.

Ela requer que cada um invista seus esforços para priorizar e se organizar. Mas, uma vez iniciada, você descobrirá que com pequenos ajustes o seu dia passa a ser mais organizado, otimizando o tempo para tudo o que precisa fazer.

Deseja otimizar ainda mais a gestão do tempo na sua empresa, prezando pela agilidade e qualidade? Assista ao nosso vídeo e conheça as principais metodologias ágeis e como elas funcionam:

Qual a importância da gestão do tempo?

Peter Drucker, o pensador que é conhecido como o pai da administração moderna, tem uma frase sobre o que é gestão do tempo que a retrata bem a sua importância:

“O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”

Isso significa que a gestão do tempo deve ser sempre o primeiro passo para conseguir realizar tudo que nos propomos a fazer para alcançar nossos objetivos. Por isso ela se torna uma importante estratégia empresarial que precisa ser aplicada nas organizações.

Na prática, essa ação de adotar a gestão do tempo na nossa vida profissional ou pessoal traz uma série de benefícios, como, por exemplo:

  • Torna cada pessoa pontual e disciplinada com suas tarefas;
  • Começa a gerar resultados efetivos;
  • Traz confiança para o dia a dia de trabalho;
  • Conseguem alcançar suas metas mais rápido e com consistência;
  • Aumenta o nível de produtividade;
  • Diminui a carga de stress e ansiedade.

6 passos para fazer uma boa gestão do tempo

Mas agora que você já sabe a real importância e o que é gestão do tempo, que tal aprender como fazer na prática? Então conheça agora a série de 6 passos que vão ajudar a ter implementada a gestão do tempo.

1. Faça o planejamento

Planeje seu dia com bastante antecedência. Prepare uma lista de tarefas anotando as atividades importantes que precisam ser feitas em um único dia em relação ao tempo que deve ser alocado para cada atividade.

O trabalho de alta prioridade deve estar no topo, seguido daqueles que não precisam de muita importância no momento. Você pode adotar ainda um pequeno checklist com as regras que planejar, como, por exemplo:

  • Conclua as tarefas pendentes uma por uma;
  • Não comece o trabalho a menos que você tenha terminado sua tarefa anterior;
  • Assinale as atividades que você já concluiu;
  • Certifique-se de concluir as tarefas dentro do prazo estipulado.

Estudos mostram que passar um traço sobre a tarefa concluída ao fazer a gestão de tarefas dá um sentimento de recompensa ao seu cérebro, aumentando sua motivação e produtividade.

2. Defina metas e objetivos

Trabalhar sem metas e objetivos nas empresas seria semelhante a uma situação em que o capitão do navio perde o seu caminho no mar.

Ou seja, você estaria perdido. Por isso, defina metas e objetivos para si mesmo e tenha o comprometimento de que sejam realistas, desafiadoras e possíveis de realizar.

3. Defina prazos

Defina prazos para si mesmo e se esforce para concluir as tarefas antes dos prazos. Não espere que seus superiores façam essa parte. A pessoa que pode definir melhor os prazos é você mesmo.

Analise quanto tempo precisa ser dedicado a uma tarefa específica e por quantos dias. Use um planejador e ferramentas de produtividade para marcar as datas importantes em relação aos prazos estabelecidos.

4. Diga “não”

Aprenda a dizer “NÃO” no local de trabalho. Esse é o caminho para não fazer tudo sozinho. Não se deve aceitar algo que sabe que é difícil ou que vai atrapalhar seu planejamento de tarefas.

Os papéis e responsabilidades devem ser delegados de acordo com o interesse e a especialização dos funcionários para que eles concluam as tarefas dentro dos prazos.

Saiba mais: Como saber dizer não no trabalho: 6 dicas que funcionam

5. Priorize tarefas

Priorize as tarefas de acordo com sua importância e urgência. Comece conhecendo a diferença entre o trabalho que é importante e urgente, que passa por identificar quais tarefas devem ser executadas dentro de um dia, todas que devem ser feitas dentro de um mês e assim por diante.

Tarefas que são mais importantes devem ser feitas antes!

Veja mais: Como utilizar a matriz de priorização de processos?

6. Gaste o tempo certo na atividade certa

Você já sabe bastante sobre o que é gerenciamento do tempo.

Com tudo que aprendeu, desenvolva o hábito de fazer a coisa certa no momento certo, já que o trabalho realizado na hora errada não é de muita utilidade. Não desperdice um dia inteiro em algo que pode ser feito em uma hora ou mais.

Além disso, mantenha algum tempo separado para suas atividades pessoais, como ver as atualizações nas redes sociais.

Dica EXTRA:

Nada pior que reuniões intermináveis e pouco produtivas para acabar com o gerenciamento do seu tempo.

Agora que você já sabe o que é gestão do tempo, confira este infográfico com algumas dicas sobre reuniões:

Ficou claro para você o que é administração do tempo e como ela traz mais resultados e produtividade?

Usar um software de gestão de performance corporativa como o STRATWs ONE ajuda a fazer o gerenciamento de seus projetos e de reuniões, além de identificar oportunidades de melhoria nos processos, para que se tornem mais ágeis e demandem menos tempo dos colaboradores.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer difundir algumas dicas de como ser mais produtivo e aproveitar melhor o tempo em sua empresa? Baixe este e-book gratuito e envie o links para seus colegas ou liderados fazerem o mesmo: Como ser um Profissional mais produtivo

Exit mobile version