Saiba o que é acreditação ONA e como se enquadrar nessa certificação hospitalar

Maria Clara Amorim

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Na área da saúde, a avaliação da qualidade dos serviços é fundamental, especialmente como referência para os pacientes, que buscam as melhores opções de tratamento e cuidados. E, quanto a isso, uma das metodologias de acreditação nacional de maior respeito é a certificação para o que é acreditação ONA.

Em um setor tão sensível e complexo quanto o da saúde, a qualidade da assistência prestada considera, além de um bom atendimento, processos estruturados, segurança do paciente, alinhamento entre equipes, indicadores de desempenho confiáveis e uma gestão comprometida com a excelência.

Então, quer saber o que é acreditação ONA e o que ela representa no mercado da gestão hospitalar? Acompanhe nosso artigo e conheça quais são os critérios estabelecidos para definir a excelência dos hospitais no Brasil!

BANNER Tecnologia e Acreditacao 4 1024x257 1 Saiba o que é acreditação ONA e como se enquadrar nessa certificação hospitalar

O que é certificação ONA?

ONA significa Organização Nacional de Acreditação. Definindo basicamente, a certificação ONA para hospitais trata-se de uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

Embora muitas vezes os termos “o que é acreditação ONA” e “o que é certificação ONA” sejam usados como sinônimos, é importante destacar que, no caso da ONA, eles representam um processo robusto e estruturado de avaliação por padrões técnicos validados nacional e internacionalmente.

E o que é acreditação ONA?

O que se entende por acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Esses serviços podem ser: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos ou mesmo laboratórios de exames.

Concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), essa certificação é hoje uma das mais respeitadas no Brasil e se tornou sinônimo de excelência em gestão hospitalar e cuidado assistencial.

Para entender o que é acreditação ONA, tenha em mente que ela tem um caráter, acima de tudo, educativo, direcionado para a melhoria contínua e sem objetivo de fiscalização ou controle oficial ou governamental.

Nesse sentido, como toda certificação, não deve ser confundida com as avaliações para licenciamento e funcionamento, que cabem ao Estado.

O processo de acreditação é baseado em três princípios fundamentais:

  • É voluntário, solicitado pela própria organização de saúde;
  • É periódico, com prazo de validade do certificado, necessitando nova avaliação após o vencimento;
  • É sigiloso, ou seja, as informações obtidas em cada organização de saúde durante a avaliação não são divulgadas.

Instituições certificadas ganham maior credibilidade frente a operadoras de saúde, órgãos reguladores, parceiros estratégicos e, claro, pacientes. Saber o que é acreditação ONA e como se preparar para ela pode ser um diferencial competitivo para colocar sua organização em outro patamar.

Como foi desenvolvido o que é acreditação ONA?

A metodologia de o que é acreditação ONA foi desenvolvida em 1999, em um momento em que o setor de saúde brasileiro começava a amadurecer a discussão sobre qualidade assistencial, segurança do paciente e profissionalização da gestão hospitalar.

Pensada a partir de métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina e de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra, a ONA foi fundada com o apoio do Ministério da Saúde, da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e de diversas entidades do setor, como o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a Confederação Nacional de Saúde.

A proposta era desenvolver um modelo 100% adaptado à realidade brasileira, respeitando as particularidades do SUS, do setor suplementar e das instituições privadas. Para abranger todo o território nacional, ela foi testada em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.

Desde que surgiu, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em benefício do cuidado do paciente e da qualidade no atendimento.

Quais são os objetivos de o que é acreditação ONA?

Agora que você sabe o que é acreditação ONA, é importante entender seus objetivos.

Com a acreditação, o que é acreditação ONA tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.

Isso porque a segurança do paciente é a base da certificação. Isso significa implementar protocolos claros, reduzir riscos de eventos adversos, assegurar boas práticas clínicas e criar uma cultura institucional voltada para o cuidado seguro e centrado.

A certificação exige um sistema de saúde funcional e coeso, com processos bem definidos e conectados entre si.

E tudo isso só é possível a partir de uma governança sólida e transparente. Veja como o Hospital Care amadureceu sua gestão em saúde com o STRATWs One, o software de gestão da Siteware:

Quais são as principais vantagens de ter uma certificação ONA?

Depois de entender o que é acreditação ONA, o próximo passo é avaliar os ganhos reais que essa certificação pode trazer para sua instituição de saúde. E aqui, vale destacar: as vantagens não são apenas simbólicas — são estratégicas, operacionais e diretamente ligadas à sustentabilidade da organização no médio e longo prazo.

Dentre as principais vantagens da certificação hospitalar pela ONA, podemos citar:

  • Segurança para os pacientes e profissionais;
  • Busca voluntária da qualidade;
  • Educação dos profissionais;
  • Maior qualidade da assistência;
  • Processo de construção de equipe e melhoria contínua;
  • Melhoria do gerenciamento da unidade.

Qual é a importância dos hospitais terem o que é acreditação ONA?

De fato, a Organização Nacional de Acreditação já tem uma atuação longa no mercado da gestão hospitalar, e é reconhecida por qualificar padrões no campo da saúde, de acordo com os valores de credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado.

Além de toda essa experiência, a certificação é uma ferramenta que ajuda a instituição acreditada a melhorar o seu o serviço de saúde, desde a assistência até a gestão.

A acreditação hospitalar é, hoje, um dos critérios mais relevantes para avaliar a maturidade de gestão, a qualidade do cuidado e a segurança do paciente dentro de uma instituição de saúde. Nesse cenário, entender o que é acreditação ONA se torna essencial.

Quais são os níveis de acreditação hospitalar ONA?

O processo de avaliação para a acreditação da ONA é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas, que têm como referências as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação ONA específico.

Dessa maneira, é necessário que a instituição solicitante prepare a sua candidatura e entenda o que é acreditação dentro dos requisitos da ONA, considerando os seguintes níveis:

  • Acreditação Ona Nível 1 — Acreditado: princípio segurança;
  • Acreditação Ona Nível 2 — Acreditado Pleno: princípio gestão;
  • Acreditação Ona Nível 3 — Acreditado com Excelência: princípio excelência em gestão.

E vale ressaltar que, para poder garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior deverão estar previamente atendidos.

1. Acreditação Ona Nível 1

Este é o primeiro estágio da certificação. Nele, a instituição demonstra que atende aos requisitos de segurança do paciente e que possui processos assistenciais padronizados.

  • Identificação dos requisitos legais e técnicos mínimos para a existência no negócio;
  • Identificação da cadeia de valor e processos-chave;
  • Mapeamento e padronização dos processos primários e de apoio;
  • Identificação dos riscos e definição de mecanismos de controle;
  • Elaboração do Plano de Objetivos e Metas Organizacionais;
  • Avaliação e implantação da Gestão por Competências;
  • Ficha de indicadores básicos de qualidade e segurança;
  • Protocolos clínicos conforme perfil.

2. Acreditação Ona Nível 2

Neste nível, além da segurança, o hospital precisa comprovar que possui processos interligados e uma gestão integrada.

  • Mecanismos de controle para os processos-chave e de apoio;
  • Programa de educação continuada;
  • Grupos de melhoria de processos;
  • Sistemática de análise crítica implantada.

3. Acreditação Ona Nível 3 

Por fim, o nível mais alto da acreditação ONA. Aqui, a organização precisa evidenciar uma cultura institucional sólida de melhoria contínua, com resultados consistentes e sustentáveis.

  • Gerenciamento do desempenho para toda a organização;
  • Cronograma para Benchmarking dos processos/atividades críticas;
  • Cronograma para Análise Crítica dos Processos;
  • Programa para condução de projetos e melhoria de processos.

Qual é a periodicidade para a nova certificação da ONA?

Para os níveis 1 e 2, a acreditação tem validade de dois anos, com visitas de manutenção nesse intervalo. Já no nível 3, a validade é de três anos, com uma visita anual.

Para manter esses padrões, portanto, a instituição acreditada fica subordinada à estrutura de controle da ONA para a manutenção do desempenho conquistado no processo de certificação.

Assim, a proposta dessa avaliação de acreditação hospitalar é promover a qualidade de vida dos pacientes atendidos por meio da implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão em organizações de saúde, de forma a garantir o bom funcionamento do negócio e a satisfação dos pacientes.

E, como vimos, garantir essa qualidade demanda esforço para identificar e resolver problemas com eficiência. Logo, é necessário levar em conta o ponto de vista das várias partes interessadas e envolvidas na avaliação, como os funcionários, os prestadores de serviço, os governos e os pacientes.

Próximos passos

Enfim, esperamos que com este conteúdo você tenha compreendido o que é acreditação ONA e quais são as suas vantagens, além da sua importância para a gestão e o serviço na área da saúde.

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