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Diferença entre KPI e OKR: qual implementar em sua empresa?

Diferença entre KPI e OKR: qual implementar em sua empresa?

Publicação : 05/06/2021

Por Siteware

9 min

Diferença entre KPI e OKR
Diferença entre KPI e OKR

Key Performance Indicators (KPIs) são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica. Os KPIs podem se aplicar a projetos, planos de ação, programas, produtos e uma variedade de outras iniciativas.

Mas você sabe qual a diferença entre OKR e KPI?

Essa é uma dúvida que muitos gestores e empresários costumam apresentar quando o assunto é definição de metas e indicadores – e a mensuração de resultados.

Neste artigo vamos esclarecer o que são essas duas ferramentas de gestão empresarial,  suas particularidades e como elas podem ajudar os negócios.

Você vai ver o que é OKR e KPI e também a diferença de OKR vs KPI. 

Você também pode gostar de:

Quais as principais diferenças entre KPIs e OKRs?

Enquanto as OKRs descrevem os “objetivos” da empresa e da equipe, as KPIs são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica. 

Mas esse é apenas um resumo do que são essas duas ferramentas de gestão empresarial. Agora vamos olhar em mais detalhes o que são OKR e KPI?

O que é KPI + exemplos?

Antes de falarmos sobre a diferença entre KPI vs OKR, é preciso entender melhor o conceito de cada uma dessas ferramentas.

Por isso, vamos repetir a definição:

Key Performance Indicators (KPIs) são métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou de uma atividade específica. Os KPIs podem se aplicar a projetos, planos de ação, programas, produtos e uma variedade de outras iniciativas.

Muitas vezes, as empresas tentam adotar os KPIs usados ​​por outras organizações, o que não é uma boa ideia, pois os KPIs devem ser adaptados aos seus objetivos organizacionais específicos.

Existem muitos tipos de KPIs, e escolher os mais adequados depende de fatores como o setor em que a sua empresa está inserida e a maturidade do seu negócio.

Além disso, cada departamento ou equipe usará diferentes KPIs para medir o desempenho. Vejamos alguns exemplos de KPI: 

Vendas

  • Customer Lifetime Value
  • Taxa de Conversão
  • Ticket Médio

Suporte

  • Taxa de reclamações
  • Tempo Médio de Resposta

Marketing

  • Tráfego no site da loja
  • Vendas finalizadas
  • Engajamento nas redes sociais

Veja mais:

Diferença entre KPI e OKR

Confira em nosso blog: Faça a gestão de KPIs em seu negócio seguindo 6 passos

O que é o método OKR?

Objectives and Key Results (OKRs) descrevem os “objetivos” da empresa e da equipe, juntamente com os “resultados-chave” mensuráveis ​​que definem o alcance de cada objetivo.

Os OKRs representam metas desafiadoras e definem os passos mensuráveis ​​que você tomará para atingir esses objetivos. Eles normalmente são usados ​​para definir metas trimestrais, mas também podem ser usados ​​para planejamento anual.

A crescente popularidade do método OKR é atribuída principalmente à Intel e ao Google, que implementaram essa metodologia em suas rotinas de trabalho.

Aqui está um exemplo de OKR:

Objetivo:

  • Aumentar o reconhecimento e a conscientização da marca.

Resultados-chave:

  • Resultado-chave 1: aumentar o engajamento de mídia em 20%.
  • Resultado-chave 2: lançamento do programa de indicação de clientes até 1º de janeiro.
  • Resultado-chave 3: expandir o alcance e a visibilidade das mídias sociais a dois novos mercados-alvo.
  • Resultado-chave 4: expandir o programa de liderança de pensamento, colocando guest-posts em quatro sites relacionados ao setor com um ranking Alexa de pelo menos 30 000.

Veja também estes exemplos de OKR (objetivos) e KPI (resultados chave):

Diferença entre KPI e OKR

Quais são as diferenças entre KPI e OKR?

Agora que você já sabe o que são OKR e KPI, chegou a hora de descobrirmos a diferença entre KPI e OKR, algo que você já deve ter começado a perceber quando viu o conceito de cada uma dessas siglas nos tópicos anteriores.

Uma das principais diferenças entre os OKRs e KPIs é a intenção por trás da definição de metas. As metas de KPI representam o desempenho de um processo ou projeto já em vigor, enquanto as metas do OKR são um pouco mais desafiadoras e ambiciosas.

Os OKRs fazem a ligação entre a ambição e a realidade. Eles ajudam você a sair do status quo e levá-lo para um novo território, muitas vezes desconhecido. Se você tem um grande sonho – um objetivo final inspirador – para sua empresa, precisa de OKRs que o levem até lá.

Um KPI, por outro lado, mede o sucesso, a saída, a quantidade ou a qualidade de um processo, ou atividade em andamento.

Muitas vezes, um KPI que precisa ser melhorado será um ponto de partida para criar um OKR e se tornará um Resultado Chave de um Objetivo.

OKR e KPI: qual é o melhor?

Isso depende do que você deseja medir, mas eles também funcionam perfeitamente juntos. 

Se você deseja aperfeiçoar um plano ou projeto que já foi feito antes, os KPIs podem ser a melhor opção. Eles são diretos e permitem que você adicione um sistema de medição a seus projetos e processos em andamento.

No entanto, se você tem uma visão maior ou está procurando mudar a direção geral da sua empresa, os OKRs podem ser a melhor alternativa. Eles têm uma profundidade maior que lhe permitirá expandir ainda mais os seus objetivos e permitir que você seja um pouco mais criativo na hora de planejar o que fazer para alcançar suas metas.

Em outras palavras, enquanto os KPIs ajudam a monitorar os resultados e a identificar problemas e áreas para melhoria, os OKRs ajudam a resolver problemas, aprimoram processos e impulsionam a inovação. Você, com certeza, precisará dos dois.

Depois dessas explicações e de exemplos de KPIs e OKRs, as coisas ficaram mais claras para você? Ficou nítida a diferença entre KPI e OKR?

Então que tal implementar essas duas ferramentas na sua empresa?

Saiba mais: 9 ferramentas de avaliação de desempenho para monitorar, dar feedback e engajar equipes

Independentemente de usar KPI ou OKR, você precisa monitorar seu desempenho. Por isso, use um software de acompanhamento de performance como o STRATWs One. Dessa forma você pode monitorar esses números com transparência e em tempo real.

Veja mais algumas das funcionalidades do STRATWs One:
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcança;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One.

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Um comentário

  1. Ciria

    Parabéns pelos artigos Daniela. Auto explicativo e ainda colocam-se exemplos para consolidar os conteúdos com as experiências exitosas. Amei!?????

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