(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre Ferramentas da Qualidade. Deixe nos comentários o que você achou!)
A busca da qualidade para atender às necessidades dos clientes já não é mais um diferencial competitivo, mas uma obrigação para que seu negócio sobreviva no mercado.
O aumento da qualidade em uma empresa gera efeitos positivos nos processos, na gestão da cadeia de abastecimento, no atendimento ao cliente e no planejamento estratégico.
Por isso, é extremamente importante saber quais são as ferramentas da qualidade que vão proporcionar uma efetiva e nítida melhoria nos procedimentos da empresa.
Essas ferramentas são simples, porém muito poderosas e se adaptam a qualquer configuração de negócio.
Elas são fáceis de usar e facilitam a coleta, análise e visualização de dados com menos complicações do que qualquer outra metodologia, auxiliando na tomada de decisões.
E quais são as ferramentas da qualidade que iremos apresentar?
Existem diversas ferramentas da qualidade, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que segundo a literatura, são as principais:
- Fluxograma
- Diagrama de Ishikawa
- Folha de Verificação
- Histograma
- Diagrama de Pareto
- Diagrama de Dispersão
- Carta de Controle
Como aplicar as ferramentas da qualidade
Conhecer quais são as ferramentas da qualidade é fundamental, só que ainda mais importante, é saber aplicá-las ao seu negócio.
Vamos passo a passo te mostrar como elas funcionam:
1. Fluxograma
Essa ferramenta usa símbolos gráficos para representar a natureza e o fluxo das etapas de um processo.

Fonte:TCC Thaís Ferreira
Procedimento:
- Comece com etapas mais gerais ou etapas menos específicas
- Observe o processo e o seu funcionamento
- Analise a sequência de fases e as represente no fluxograma
Benefícios:
- Aumenta a compreensão e simplificação dos processos
- É uma ferramenta extraordinária para apoiar o treinamento e o aprendizado
- Identifica áreas problemáticas e oportunidades de melhoria
2. Diagrama de Ishikawa
Também chamado de diagrama de causa e efeito, espinha de peixe ou gráfico, tem a função de Identificar, classificar em categorias úteis e mostrar as possíveis causas de um problema ou aspecto relacionado à qualidade.

Fonte : TCC Sabrina Nunes
Procedimento:
- Decida o problema para analisar e coloque-o no vértice do diagrama
- Divida sua essência em categorias. Atribuir a cada um, um ramo a partir do tronco principal que emerge do vértice onde o problema é coletado
- Ao fazer um brainstorming, divida cada categoria com os elementos mais simples de resolver
- Use definições operacionais
- Registre sentenças positivas como objetivos e negativas como problemas
Benefícios:
- É muito visual e usa um formato muito simples
- Facilita a resolução do problema, dividindo-o em unidades mais fáceis de gerenciar
- Ele fornece uma perspectiva global muito interessante
- Ele ajuda a detectar as causas raiz e possíveis razões para a variação
- Incentive a participação
- Identifique as áreas onde a coleta de dados é necessária
3. Folha de Verificação
Facilita o monitoramento de processos, fornecendo informações valiosas sobre os desvios mais frequentes e os erros globais. A coleta de dados é realizada com base na formulação de questões como: onde, o quê, quem e como.

Fonte: Caroline Fabris
Procedimento:
- Colete dados e forneça registros históricos
- Registre as informações coletadas individualmente
- Insira os dados combinados para determinar as taxas totais e mais frequentes de defeitos ou erros
- Registre os métodos de coleta de dados usados
- Crie um modelo de folha de verificação para cada finalidade específica
Benefícios:
- Forma estruturada e fácil de entender
- Preparado para coleta e análise de dados
- Ferramenta genérica e facilmente adaptável a uma ampla variedade de propósitos
4. Histograma
O gráfico mais comumente usado para mostrar distribuições de frequência ou com que frequência cada valor diferente aparece em um conjunto de dados.
É representado com um gráfico de barras mostrando a distribuição dos dados. Pode ser considerado como um instantâneo dos dados obtidos de um processo.

Fonte: Adaptado de Carpinetti (2012, p. 89).
Procedimento:
- Conte o número de pontos de dados
- Resuma em uma folha de registro
- Calcule o intervalo dos dados
- Configure o número de intervalos com base na regra de Sturges
- Calcule a largura de cada intervalo
- Determine os pontos iniciais do intervalo
- Conte o número de pontos em cada intervalo
- Aplique os dados a um formato gráfico
- Adicione título e legenda
Benefícios:
- Permite observar tendências, facilitando a detecção de desvios
- Representa fielmente a variabilidade e dispersão dos valores
- Pode ser aplicado a variáveis contínuas ou discretas
- Especialmente útil para grandes amostras
- Muito interessante como ferramenta de comunicação
- Recomendado como suporte na tomada de decisões
5. Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto mostra em um gráfico de barras quais fatores são mais importantes com base na regra 80/20 que determina que 80% dos defeitos estão concentrados em 20% dos processos.
Fonte: Excel Solução
Procedimento:
- Registre os dados
- Classifique os dados coletados
- Defina o significado dos eixos vertical e horizontal
- Forneça formato gráfico para as informações disponíveis
- Faça os cálculos necessários
- Adicione uma linha cumulativa
- Adicione título, legenda e data
Benefícios:
- Ajuda a focar nas causas que terão maior impacto se forem resolvidas
- Proporciona uma visão geral simples e rápida da importância relativa dos problemas
- Ajuda a evitar que algumas causas se agravem, tentando resolver outras
- Seu formato altamente visível fornece um incentivo para continuar lutando por mais melhorias
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6. Diagrama de Dispersão
É usado para estudar e identificar a possível relação entre as mudanças observadas em dois conjuntos diferentes de variáveis.
Fonte: Voitto
Procedimento:
- Colete dois grupos de dados e crie uma tabela de resumo com todos eles
- Desenhe um diagrama e rotule os eixos horizontal e vertical. É comum atribuir às causas o eixo do X e ao efeito do Y
- Represente os pares de dados no diagrama
- Interprete o diagrama de dispersão em termos de direção e força
Benefícios:
- Permite encontrar relações entre as transformações que os processos apresentam
- Facilita a busca de suas causas
- Simplifica o estabelecimento de prioridades no momento da ação
7. Carta de Controle
É uma ferramenta estatística que permite diferenciar as variações nos processos devido a causas comuns e aquelas que têm sua origem em outras menos normalizadas.
Esse tipo de gráfico nos permite estudar como um processo muda com o tempo.
Fonte: PortalISO
Procedimento:
- Selecione o tamanho do grupo a ser controlado
- Digite os dados correspondentes às variáveis medidas
- Identifique qualquer desvio. Meça novamente e reanalise
Benefícios:
- Ajuda a verificar o impacto de cada elemento de um sistema no total
- Simplifica a compreensão do desenvolvimento de processos
- Permite monitorar as variações que os processos sofrem ao longo do tempo
- Torna possível perceber a diferença entre as variações causadas por causas comuns ou aquelas que são devidas a fatores mais específicos e menos rotineiros
- Facilita a avaliação da eficácia das mudanças
- É uma ferramenta apropriada para relatar o desempenho dos processos
Agora que você conhece quais são as ferramentas da qualidade, coloque-as em prática para alcançar melhorias significativas nos processos da sua empresa.
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