6 dicas infalíveis para aumentar suas vendas com marketplace

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o que e marketplace

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Criar uma loja online e gerenciá-la não é um trabalho fácil, devido aos inúmeros desafios, como o aprimoramento de estratégias para aumentar as vendas, conquistar mais clientes e outros importantes detalhes que devem ser observados.

Devido a isso, o marketplace no Brasil está cada vez mais competitivo. Entre 2017 e 2018, o aumento foi de 90%, totalizando 14.204 lojas. A busca por essas possibilidades que ajudam o empreendedor a trazer mais clientes com um baixo custo é essencial.

Para se aprofundar neste assunto, os marketplaces são lojas que reúnem diversos fornecedores e conecta seus clientes diretamente. Nestas plataformas, tanto compradores quanto vendedores podem oferecer valores mais acessíveis, com melhor margem de lucro.

Saiba as vantagens que existem nesta plataforma e dicas de como alavancar as suas vendas. Boa leitura!

Vantagens de estar num marketplace

Um dos maiores benefícios do marketplace é o benefício mútuo entre lojistas e consumidores.

Para pequenos lojistas, que iniciam o negócio com um baixo capital investido, o aumento da visibilidade do seu produto economiza custos com locação campanhas de publicidade e marketing.

Levando em consideração o investimento de entrar no marketplace, o lojista tem uma alta visibilidade, poupando investimentos com mídias pagas.

Já o consumidor é beneficiado pela grande quantidade de produtos diferentes em um só local. Além disso, tem acesso a preços competitivos e consegue comprar de diferentes lojas pagando por produtos em uma única transação.

Todos esses fatos, tanto para vendedor quanto para consumidor, resultam no aumento da competitividade da empresa com preços e promoções atrativas. Já que diversas lojas estão atuando no mesmo site, ter um diferencial neste mercado é crucial para ter um alto retorno e fidelização de clientes.

Essas lojas virtuais oferecem muitas vantagens, mas, para ter sucesso neste tipo de plataforma de venda, é preciso ter determinação e conhecimento. Agora veja as dicas que vão fazer o seu marketplace decolar nas vendas em pouco tempo!

Leia também: Como a transformação digital revolucionou o processo de vendas

6 dicas para conquistar seu espaço no marketshare

1 – Conheça o público-alvo

A primeira etapa para seu negócio ter sucesso nas plataformas marketplace é saber para quem você está vendendo.

Sem conhecimento claro do seu público, fica difícil conseguir resultados para o seu negócio. Conseguir vender algo significa entender alguma necessidade do cliente.

Por isso, é essencial conhecer o seu cliente, o que ele espera do produto e como você pode solucionar seus problemas.

Esse exercício também ajuda no marketplace. Com milhares de lojas do mesmo segmento, existem lojas diferentes cada tipo de produto.

Portanto, conhecendo seu público, você consegue escolher a melhor plataforma de venda para seu negócio.

2 – Cadastro dos produtos

A etapa de colocar os produtos em lojas marketplace é fundamental para os próximos passos.

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa de produtos semelhantes e observe a categorização em que eles se encontram.

Se o seu produto anunciado pertence a mais de um grupo, acrescente tags de categorias relativas. Um exemplo é uma furadeira, que se encaixa na classificação de eletroeletrônicos e ferramentas domésticas.

Essa ação vai descomplicar sua vida, fazendo com que o seu negócio seja mostrado nos resultados de ambas as buscas.

3 – Precificação dos produtos

A redução de custos na venda do produto auxilia o vendedor a vender os produtos com preços acessíveis. E como os clientes buscam preços mais baixos que as lojas físicas, a competição pelo melhor preço é muito acirrada.

Para conseguir a melhor oferta, seja mais competitivo, veja o que a concorrência está colocando a venda e ofereça um preço mais baixo.

Mas, cuidado!

Essa estratégia pode ser arriscada por dois motivos: primeiro, sua margem de lucro pode ser drasticamente reduzida, podendo inviabilizar o seu negócio e, segundo, os clientes poderão suspeitar da procedência do produto, pelo valor abaixo do mercado.

Da mesma forma, cobrar um valor muito mais alto vai afugentar a clientela. Então, fique atento a isso.

4 – Seja diferenciado

Pesquisar o mercado é importante e saber dos preços praticados pela concorrência é ainda mais interessante. Porém, copiar as ofertas e produtos dos outros vai resultar no fracasso do negócio a longo prazo.

Uma boa estratégia para alcançar esse objetivo é a apresentação do seu produto. Ela já é um chamativo grande para o cliente.

Fique atento quanto a qualidade das fotos dos produtos, mostre os seus detalhes usando imagens nítidas e bonitas. Além disso, escreva descrições detalhadas e informativas, com dados necessários para que o cliente saiba o que está comprando.

Outras estratégia que te ajuda a ser único no mercado é o atendimento. Quanto mais rápidos os comentários forem respondidos, melhor é o engajamento e interesse dos clientes.

De acordo com a pesquisa da NeoAssist e da Social Miner, 68% dos consumidores pagariam mais por um serviço ou produto se tivessem um bom atendimento.

5 – Divulgação da marca

Divulgar o seu produto é fundamental para ser reconhecido e para conseguir mais clientes. O maior exemplo disso são as redes sociais. Por isso, atrair clientes por meio das redes sociais se tornou uma alternativa para aumentar ainda mais a visibilidade.

Para conseguir acessos nas suas páginas, seja Instagram, Facebook, Twitter ou YouTube, crie conteúdos direcionados ao público que você deseja atingir e compartilhe o anúncio do marketplace do qual você faz parte.

Essa solução vai aumentar bastante os acessos e as vendas dos seus produtos.

6 – Frete atrativo

Dependendo do alcance do seu anúncio, muitas pessoas de regiões diferentes podem desejar comprar o produto.

Por isso, ter um frete de entrega com preços competitivos pode ser outro diferencial para o cliente antes da compra. Portanto, exiba uma tabela de tarifas e prazos. Assim, o cliente vai saber o valor que terá que pagar pelo frete e o tempo de espera pela mercadoria.

Se puder, feche parcerias com transportadoras para oferecer uma entrega rápida e confiável. O produto que chega na mão do cliente é garantia de confiança e fidelização do cliente no futuro.

É hora de começar a vender no marketplace

O marketplace é um ambiente de forte concorrência entre os empreendedores, e ser diferenciado neste mercado é a garantia de muito sucesso.

Se o seu negócio conhecer o seu público-alvo, conseguir cadastrar bem todos os produtos, conseguir o melhor preço, divulgar nas redes sociais, ter um frete atrativo e prazos bem definidos de entrega, você conseguirá ser o melhor na concorrência acirrada.

Com esses passos, a sua jornada no marketplace será de sucesso, com aumento significativo das vendas de seu negócio e dos resultados.

Este artigo foi escrito por Mateus Portela, da Soluções Industriais

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