Entenda quais ferramentas de controle gerencial ajudam seu negócio!

CONTEÚDO

gestor usa ferramentas de controle gerencial na empresa

CONTEÚDO

Não importa o tamanho da empresa, ela precisa de uma gestão estratégica para ter rumo e seguir em direção à visão dos seus fundadores ou diretores. Para organizar tudo isso, as maiores aliadas do gestor são as ferramentas de controle gerencial. 

Com as companhias cada vez mais digitalizadas, operando em um mundo volátil e lidando com equipes descentralizadas e até internacionalizadas, ter as informações organizadas e centralizadas não é um capricho. 

Muito pelo contrário, é uma necessidade que garante mais eficiência e produtividade.

Caso esteja perdido, sem saber quais soluções usar, continue lendo. Neste artigo, esclarecemos o que são essas ferramentas de controle gerencial, se vale a pena investir nesse tipo de recurso e, ainda, indicamos as que podem agilizar o dia a dia da sua empresa!

Ferramentas de controle gerencial: começando pelo básico 

Quando falamos em “ferramentas”, é natural pensar em recursos de inovação muito tecnológicos e digitais. E a verdade é que as ferramentas de controle gerencial podem ser assim, mas não podemos esquecer que elas já existiam muito antes da invenção dos computadores e da internet.

A propósito, é possível encontrar ferramentas em vários níveis de digitalização e automação, que atendem às necessidades de empresas de todos os tipos, sejam quais forem os estágios de desenvolvimento. 

Por exemplo, uma simples planilha no Excel já pode ser uma boa opção para companhias que estão começando e têm poucos recursos, considerando um volume de negócios ainda relativamente baixo.

Aliás, se você está começando sua empresa, nós temos alguns materiais totalmente gratuitos que vão facilitar a estruturação das operações. É só baixar!

Independentemente se você está começando ou já tem um negócio ativo, o mais importante é saber que as ferramentas de controle gerencial são aliadas do gestor. 

Com elas, as informações estratégicas ficam organizadas, podendo enxergar o status de cada área de interesse, ao longo da história da companhia. 

Esse é o bom caminho para uma gestão mais eficiente e, consequentemente, uma maior produtividade.

Porém, com o tempo, a operação fica cada vez mais complexa. O número de setores cresce, assim como o número de colaboradores. Aqui, você percebe a necessidade de migrar para ferramentas de controle gerencial mais elaboradas e automatizadas. 

E, quando esse momento chega, é a hora de investir em soluções inovadoras, como os softwares de controle de gestão e acompanhamento de indicadores.

Em quais áreas devo usar ferramentas gerenciais de controle e estatísticas? 

Atualmente, existem ferramentas de gestão para controles e estatísticas voltadas para, praticamente, todas as áreas de uma empresa. Isso porque é a melhor forma de manter a organização das operações e ter sucesso na estratégia.

Mas existem algumas atividades e áreas-chave para todo tipo de negócio, as quais devem ser acompanhadas de perto. Para ficar mais claro, siga a leitura e veja quais são as 5 principais!

1. Receitas

As receitas, ou o que a empresa recebe como pagamento pelas atividades que realiza, são um dos principais fatores que devem ter um controle rigoroso. 

Se a empresa não sabe o que entra no caixa, ela não tem como conferir os investimentos que pode realizar para crescer e, inclusive, tende a cair em dívidas, comprometendo a própria continuidade do negócio.

2. Custos e despesas

Impostos que devem ser pagos, custos fixos e variáveis, compra de insumos e matérias-primas e outras saídas de dinheiro da empresa também devem ser acompanhados de perto. 

Saber quanto a empresa está gastando é fundamental para manter a saúde financeira.

3. Dados de RH

Os colaboradores são vitais para fazer a empresa funcionar no dia a dia. Por isso, todas as informações relativas a eles são relevantes para a organização. 

É imprescindível saber claramente sobre: férias, licenças, contratações, demissões, bonificações e outros dados que digam respeito ao pessoal.

4. Gestão estratégica 

A gestão estratégica é a área que toma as grandes decisões da empresa e define os planos para os anos seguintes. Para fazê-la, são necessárias diversas ferramentas de controle gerencial, como análise SWOT, roadmaps, ciclo PDCA e outras.

Ainda tem dúvidas sobre a gestão estratégica? Assista ao vídeo abaixo:

5. Gestão operacional

A gestão estratégica não faz sentido se não estiver acompanhada de uma boa gestão operacional

Ou seja, do gerenciamento efetivo das atividades da rotina. Para isso, é necessário fazer o acompanhamento de fatores como: estoque, logística, campanhas de marketing e outros.

Quais as melhores ferramentas de controle gerencial? 

Como falamos, existem ferramentas de controle gerencial para cada uma das atividades de uma empresa. E saber escolher corretamente, conforme sua necessidade, é o segredo para garantir que o meio escolhido seja bem utilizado e realmente agilize a gestão. 

Abaixo, separamos 4 soluções bem úteis para cada uma das áreas essenciais do seu negócio. Confira!

1. Para gestão de indicadores: STRATWS One

Os indicadores são elementos-chave na gestão estratégica. Uma vez delimitadas as metas, o gestor precisa definir também os critérios que serão usados para avaliar a evolução da empresa e, em especial, se o que foi proposto será alcançado ou até superado.

Uma ótima maneira de fazer isso é utilizando um software de gestão de projetos que permite que você visualize o status de toda a carteira, gerencie seu portfólio e muito mais. Um bom exemplo de ferramenta que oferece tudo isso é o STRATWs One

Com esse sistema de gestão empresarial, você ainda conecta todos os indicadores de desempenho e centraliza as informações, facilitando assim a tomada de decisões e possibilitando uma melhoria da performance da sua equipe!

Para ver como isso é útil para o seu negócio, basta solicitar uma demonstração gratuita do STRATWs One!

2. Para gestão de projetos pelas equipes: Trello

O Trello é uma ótima plataforma para fazer a gestão das atividades dos integrantes das equipes. Por meio dele, é possível criar cards com tarefas, designar responsáveis por cada ação, estabelecer calendários com prazos e até saber o status de cada função.

Você também pode associar o método Kanban e criar quadros de tarefas a fazer, em andamento e feitas. Isso facilita a visualização e ajuda a entender qual o desenvolvimento de cada projeto.

3. Para gestão dos canais de comunicação: Google Analytics

Já o Google Analytics é a ferramenta gratuita do Google que fornece informações e relatórios sobre as ações de marketing da empresa. Ela integra todos os canais de comunicação da marca e organiza as informações. 

Adicionalmente, estão disponíveis kits de desenvolvimento para Android e iOS, os quais viabilizam uma série de análises.

Para os negócios com base digital, o Analytics possibilita o acompanhamento das vendas, uma vez que fornece relatórios sobre o volume de compras e a renda movimentada em cada mês nas páginas do e-commerce.

4. Para criação de modelos de negócios: app do Sebrae

A fundação de uma empresa sólida é embasada no plano de negócios, um documento que reúne todas as decisões estratégicas da organização. 

Nesse documento, constam também as estimativas de investimentos, custos, despesas e projeção dos ganhos.

Por isso, o Sebrae desenvolveu um aplicativo para ajudar os empreendedores a elaborar e fazer a gestão do seu plano de negócios. O app orienta e facilita o desenvolvimento do documento, com possibilidade de exportação para diversos formatos.

E aí, gostou de ver as dicas de ferramentas de controle gerencial? Então, não perca tempo e escolha hoje mesmo as melhores para o seu negócio!

Banner 16 Entenda quais ferramentas de controle gerencial ajudam seu negócio!