Dicas para startups: o que fazer para alcançar o sucesso?

CONTEÚDO

Dicas para startups

CONTEÚDO

As startups são hoje uma das principais tendências no mundo dos negócios. Afinal, o sonho de muitos empreendedores, principalmente aqueles jovens que estão saindo da faculdade, é colocar uma ideia inovadora no mercado e fazer milhões com ela.

Mas essa não é uma missão fácil. Na verdade, a maioria das startups não vingam e acabam fechando as portas muito cedo. Um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) mostrou que aproximadamente 25% das startups não chegam a completar um ano e 50% não passam do quarto ano de existência.

Mas como executar uma ideia e garantir que a sua startup seja bem-sucedida?

Separamos aqui 6 dicas para startups que querem se destacar no mercado e alcançar o sucesso.

Confira mais algumas estatísticas sobre startups divulgadas no Medium:

Dicas para startups

Leia também: 7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem sucedidos

6 importantes dicas para startups

1 – Encontre o seu nicho

Um dos principais erros que muitas startups cometem é querer atrair o maior número possível de clientes. É claro que ter mais clientes pode significar maior faturamento. No entanto, é mais aconselhável focar em um nicho de mercado, sem querer abraçar o mundo logo de cara.

Começar com um pequeno nicho é uma jogada mais inteligente, pois com um mercado menor você terá menos concorrência para se preocupar. Além disso, você conseguirá também se concentrar nos seus produtos e compreender melhor as expectativas do seu público-alvo.

Assim, você poderá implementar uma abordagem escalável, permitindo que a sua startup se expanda gradativamente e que você possa adentrar outros mercados sem sobrecarregar seus recursos.

2 – Faça um planejamento sólido

Toda empresa que se leva a sério precisa ter um bom plano de negócios, independentemente do produto ou serviço que é oferecido.

Trata-se de um documento que define projeções de custos e de lucros a médio e longo prazo, bem como as estratégias necessárias para que a sua startup alcance os resultados esperados.

Um planejamento sólido permite que você pense de forma realista sobre o seu negócio. Além disso, ter metas claramente definidas pode dar a sua startup o impulso necessário para avançar de maneira satisfatória e enfrentar possíveis contratempos.

Veja mais: Tipos de planejamento estratégico: conheça os 3 principais e como aplicar em sua empresa

Você sabe como fazer planejamento estratégico? Então, confira este vídeo:

3 – Concentre-se nos clientes

Esta é uma das mais importantes dicas para startups. Isso porque os clientes são fundamentais para o sucesso ou não de um negócio.

De nada adianta ter um produto ou serviço inovador se os clientes que você optou segmentar não gostarem, ou não se identificarem. Nesse sentido, a sua ideia precisa ser desenvolvida com base nos interesses dos seus clientes.

Uma ótima maneira de conseguir isso é interagindo com o seu público por meio das mais variadas plataformas, principalmente as digitais.

Um bom site, uma presença nas redes sociais e uma boa estratégia de marketing são boas maneiras de interagir com o público que a sua startup quer atingir.

4 – Não tenha medo de falhar

Ninguém é perfeito. Todos nós estamos sujeitos a falhas. E com as startups não seria diferente, ou você acha que o Mark Zuckerberg conseguiu transformar o Facebook em uma empresa bilionária da noite para o dia sem cometer erros no meio do caminho?

A resiliência é uma característica importante para quem quer montar uma startup de sucesso. Muitas vezes, é através de erros que boas ideias ganham força para se tornarem algo grande. Por isso, transforme seus erros em oportunidade de aprendizado e crescimento.

5 – Cerque-se das pessoas certas

Para que a sua startup dê certo, é extremamente importante que você saiba escolher as pessoas que estarão do seu lado para a fazer a sua ideia bombar.

Nesse sentido, saiba escolher os profissionais mais capacitados para o seu negócio e que estejam dispostos a embarcar nessa jornada com você, compartilhando das mesmas ambições e da mesma vontade de fazer tudo dar certo.

  • Ter uma sólida rede de apoiadores pode ser vital para o sucesso do seu negócio;
  • Mentores podem te ajudar a evitar certos erros comuns;
  • Co-fundadores ou parceiros podem lhe dar uma nova perspectiva sobre o seu plano de negócios.

Ou seja, com as pessoas certas ao seu lado, você se sentirá mais motivado a fazer a sua startup crescer.

Veja também: Como fazer networking: 5 dicas para ter resultados rápidos

6 – Saiba controlar as suas contas

Muitas startups fecham as portas por não saberem fazer uma gestão financeira eficiente. Assim, elas acabam gastando o pouco que têm com coisas desnecessárias e investimentos errados.

Por isso, para finalizar as nossas dicas para startups, saiba controlar as suas contas. Economize o máximo que puder. Evite desperdícios. Verifique a necessidade real de cada gasto.

Veja também: Quais os erros mais comuns na gestão financeira?

Essas foram as nossas 6 principais dicas para startups que querem alcançar o sucesso. Siga-as e veja o seu negócio se desenvolver de maneira saudável e gerar excelentes resultados.

Saiba mais: Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável

Todo negócio, seja uma startup ou uma empresa já consolidada no mercado, precisa acompanhar métricas de desempenho para saber se está no caminho do sucesso.

Com o STRATWs One sua empresa monitora KPIs em tempo real e sabe sempre se está tomando o rumo certo.

 

Banner 16 Dicas para startups: o que fazer para alcançar o sucesso?