Como motivar a equipe em tempos de crise? 7 dicas funcionais!

CONTEÚDO

motivar a equipe em tempos de crise

CONTEÚDO

Já ouviu falar que liderar é saber se adaptar? Afinal, não basta delegar tarefas e criar estratégias se não aprender como motivar a equipe em tempos de crise, tanto interna quanto externa.

Afinal, em um cenário de incertezas e fragilidades, a falta de motivação dos colaboradores é um dos principais desafios enfrentados nas organizações. É só recordar a época durante e pós-pandemia da Covid-19 para entender como a tensão aumenta e o engajamento pode ir por água abaixo.

Profissionais desmotivados não executam suas atividades conforme o esperado e fazem com que a empresa perca produtividade, agravando uma situação que não já está muito favorável.

Dessa forma, é papel dos líderes encontrar maneiras de manter acesa a chama da motivação entre os seus liderados para que eles possam dar o melhor de si. A prática exerce impacto direto nos resultados da empresa, promovendo mais eficiência, rentabilidade e crescimento.

Porém, o que fazer para motivar a equipe e garantir a sobrevivência do negócio no mercado?

Para responder a essa pergunta, separamos 7 dicas para motivar e engajar a equipe e ajudar a superar esse momento difícil, com sugestões de dinâmicas para fazer em grupo. Continue a leitura e aprenda!

Afinal, o que é motivação?

A motivação é um conjunto de mecanismos do corpo que permite orientar e estimular a execução de tarefas para conquistar uma meta ou um objetivo pessoal e/ou profissional. Em resumo, expressa a vontade de uma pessoa para realizar algo.

Entretanto, motivação não é um sentimento linear, varia de acordo com estados emocionais e psicológicos e, ainda, com condições do ambiente externo. Na prática, a sensação pode estar em alta ou baixa e, por isso, precisa ser estimulada para não impactar o comprometimento com os resultados.

Só que quando há períodos de crises, a motivação tende a se transformar em preocupação, baixa autoconfiança, falta de engajamento, erros e queda de produtividade. O que resulta, é claro, em resultados e entregas ruins.

Ao inserir esse assunto no universo da liderança corporativa, é necessário se atentar ao fato de que a falta de motivação no trabalho pode virar uma bola de neve. Por isso, é essencial que os gestores atuem de forma assertiva para manter o foco e a dedicação de toda a equipe durante a fase turbulenta. 

Saiba o que fazer!

Como motivar a equipe em tempos de crise?

Para motivar a equipe em tempos de crise, é indicado estabelecer metas realistas de forma individual e coletiva; dar feedbacks construtivos regularmente, mostrando como solucionar os desafios; comunicar-se com todos de maneira transparente; realizar o job rotation; investir em treinamentos constantes e ser otimista, transmitindo ideias positivas ao time.

Analise cada uma dessas dicas, verifique as mais adequadas para o seu modelo de negócio e descubra o que fazer para motivar sua equipe!

  1.  Estabeleça metas

Quando não se sabe aonde quer chegar, não há motivos para continuar. Assim, para uma equipe se sentir motivada, é preciso estabelecer metas individuais e coletivas. Os objetivos devem ser específicos, desafiadores, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis.

Sem falar que precisam ter um prazo de cumprimento para que haja estímulo diário para cumprir as tarefas.

Metas praticamente impossíveis de alcançar só deixam as equipes desestimuladas. E, dessa forma, não contribuem em nada para a motivação organizacional em tempos de crise.

Aprenda mais: Meta SMART: 5 características para definir uma meta que funcione!

  1. Dê feedbacks regularmente

O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise — e até mesmo em épocas consideradas “comuns”.

Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que desempenha são importantes para a organização.

Lembre-se de que o feedback tem, como objetivo, estimular os colaboradores a desenvolver suas atividades cada vez melhor. Por isso, escolha bem as palavras para não desmotivá-los, faça a reunião em um local acolhedor e de forma individual.

Outras dicas para um feedback eficiente são iniciar sempre pelos elogios e, após as críticas construtivas, propor sugestões de melhorias.

Saiba mais: 9 ferramentas de avaliação de desempenho para monitorar, dar feedback e engajar equipes

Se você tem dificuldade em dar feedback, confira como realizar essa importante tarefa para estimular a motivação em tempos de crise:

  1. Comunique-se com sua equipe

Para motivar a equipe, independentemente do departamento, é preciso saber as causas de sua desmotivação.

Nesse sentido, a melhor forma de chegar a um bom resultado é melhorando a comunicação interna no ambiente de trabalho.

Para isso, converse com seu time, conheça suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente e, acima de tudo, tenha empatia.

Se a empresa está passando por uma crise, abra o jogo com os seus funcionários. Explique a eles a situação atual e convoque-os a pensarem juntos em maneiras de superar essa fase ruim. 

Ao fazer isso, a gestão conquista a confiança dos seus colaboradores. Além disso, o time se sente envolvido diretamente na melhoria dos resultados, com o devido reconhecimento e valorização do seu trabalho, o que resulta em mais engajamento e no chamado “vestir a camisa da empresa”.

Baixe nosso infográfico gratuito e saiba como usar os dados a favor da motivação de todos: KPIs: Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time?

  1.  Promova o job rotation

O job rotation funciona como um esquema de rodízio, no qual os funcionários trocam suas funções de tempos em tempos. É uma maneira diferenciada de motivar uma equipe de trabalho.

O objetivo é fazer com que todos conheçam melhor o trabalho dos colegas, adquirindo novas habilidades, conhecimentos e até mesmo reconhecendo os desafios que cada função apresenta. 

Com o job rotation, os colaboradores saem um pouco daquela rotina repetitiva e previsível, interagem melhor entre si, aprimoram seu trabalho colaborativo, e a empresa ainda pode descobrir novos talentos.

Estes materiais gratuitos também podem ajudar você:

  1.  Invista em treinamentos

Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos. Só que elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos.

Os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc.) precisam ser vistos como um investimento, e não como um gasto.

A empresa que oferece aos colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos acredita no potencial de suas equipes, que se sentirão motivadas a converter esse conhecimento em resultados.

Adicionalmente, os times desenvolvem aptidões em novas ferramentas e têm mais insights para lidar com a crise de forma inovadora e criativa.

  1. Valorize seus colaboradores

Todo ser humano gosta de se sentir valorizado. Para que o colaborador se mantenha engajado e motivado, é preciso recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados.

Se a empresa passa por um momento de crise, talvez seja difícil oferecer um aumento de salário. Porém, é possível adotar uma política de premiação e bonificação para cada meta alcançada ou até mesmo uma confraternização para comemorar os resultados obtidos.

Demonstre gratidão aos colaboradores e elogie em público. Explicite que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.

Uma forma de valorizar os colaboradores é ajudá-los a se desenvolverem profissionalmente ou criar um programa de incentivos, que pode incluir até mesmo dias de folga, por exemplo, caso a empresa não tenha recursos sobrando para dar brindes ou bônus salarial.

Veja abaixo como fazer isso:

  1. Seja otimista

Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe.

Mostre aos colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e que vai dar tudo certo no final, que os obstáculos serão superados com união, trabalho e dedicação.

Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, contribui para estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.

Essas foram as nossas 7 dicas para te ajudar a entender como motivar a equipe em tempos de crise. 

Se o seu negócio estiver passando por uma fase ruim, colaboradores motivados podem ajudar a superar a fase de turbulência de forma mais suave. Que tal colocar essas dicas em prática?

Como motivar equipe em tempos de crise? 3 dicas extras!

Como bônus, veja mais 3 dicas para motivar a equipe em tempos de crise!

Jphm4Zm1iWIV611mHOQRbWYD9XUHQUU3bB94WeMd6kUmZuRixh McG iEuQL5TDmz Xdktzgo8CRfhmKLhQOvhQE EZd1XjgtRlSMWA Como motivar a equipe em tempos de crise? 7 dicas funcionais!

Equipes pouco engajadas tendem  a ser menos produtivas. Saiba mais nestes materiais gratuitos:

Dinâmicas para motivar a equipe

Agora que você já conhece as principais maneiras de engajar seus liderados ao longo dos anos, especialmente em fases ruins, separamos dinâmicas para motivar a equipe sem precisar perder tempo e dinheiro com práticas mirabolantes. 

Confira!

Dinâmica do agradecimento

O foco dessa dinâmica para motivar a equipe é: fazer e receber elogios. Para realizá-la, reúna todos em roda e peça para que cada participante realize três elogios a um colega de trabalho, ao time ou até mesmo à empresa.

Só que esses elogios precisam vir acompanhados pelos motivos pelos quais cada um é grato. Além de reforçar a conexão entre os colaboradores, melhorar o clima organizacional e fortalecer a cultura, a prática deixa a todos mais motivados e confiantes no seu potencial.

Dinâmica do aprendizado

Trocar experiências e aprendizados é uma excelente maneira de criar laços e estimular a superação individual e coletiva. E isso é extremamente necessário em períodos de crises.

Então, como estimular essa troca de forma saudável? Reúna os participantes em uma roda e escolha — com antecedência para todos se prepararem —, de três a cinco pessoas para compartilharem uma história de aprendizado, que pode ser pessoal ou profissional.

O objetivo é criar um momento de reflexão, empatia, escuta ativa e união.

Dinâmica da mímica

Até mesmo uma brincadeira pode mostrar a importância do trabalho em equipe. Este é o caso da mímica! Escolha o tema e peça para os colaboradores formarem duplas, trios ou grupos (dependendo do tamanho do time) e, assim, iniciarem a brincadeira.

Peça que todos escrevam em um papel as respostas para o tema definido, como animal, filme, música, objeto, personagens etc. Depois, coloque todas as folhas em uma caixa e o primeiro participante sorteia e faz mímica para os integrantes do seu time adivinharem.

Pode até parecer simples demais, mas essa brincadeira diverte, integra e mostra como a colaboração é vital para um trabalho mais produtivo e descontraído.

Dinâmica do balão

Em um espaço grande, sem obstáculos, entregue um balão para cada colaborador encher. Depois, dê um palito de dentes e fale: 

“Salve seu balão. Em 5 minutos, quem ainda estiver com o balão cheio ganhará um prêmio.”

Perceba que todos vão tentar estourar o balão do colega ao mesmo tempo que farão de tudo para salvar o seu. Ao terminar o tempo, pergunte a todos qual foi a instrução dada antes.

Após, fale:

“Em algum momento eu disse “estoure o balão do outro”? Pois é. Às vezes achamos que para atingir nossos objetivos, precisamos atrapalhar o objetivo do nosso colega. Se ficassem preocupados apenas em salvar o próprio balão, todos ganhariam o prêmio.”

Viu como é simples motivar e estimular o trabalho em equipe? Ainda é possível fazer tudo isso de forma divertida, pois, durante a tentativa de estourar o balão do outro, os colaboradores riem e se alegram.

Como monitorar a produtividade da equipe e saber quando motivá-la?

Acompanhar a performance de seus colaboradores e compartilhar os resultados em tempo real com cada um é, também, uma excelente maneira de motivá-los ao longo do tempo. 

Assim, o foco do trabalho se torna 100% orientado aos resultados e às metas alcançadas. Dessa forma, quando todos conhecem seu progresso, ficam estimulados a dar o seu melhor.

Para oferecer uma gestão de alto nível, conte com um sistema de avaliação de desempenho, que reúne todos os indicadores de performance em um só local, além de automatizar tarefas e gerar relatórios completos e estratégicos.

Por meio de um sistema de gestão de pessoas, é possível identificar, reter e desenvolver talentos, ativos indispensáveis na superação de momentos de crises.

Além disso, os indicadores de desempenho são usados como base para estratégias e práticas de gestão, como dar feedback, definir o tema do treinamento, entender gargalos e muito mais.

Quer otimizar sua gestão e aprender como motivar sua equipe em tempos de crise com base em dados em tempo real? Então conheça o STRATWs One, software de performance corporativa da Siteware! 

Confira alguns dos motivos que o fizeram ser o escolhido de mais de 160 mil usuários:

  • integrar pessoas, operação e estratégia;
  • encontrar oportunidades de melhoria;
  • fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • aumentar a produtividade;
  • criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • potencializar a governança corporativa;
  • gerenciar riscos e analisar cenários.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 29 Como motivar a equipe em tempos de crise? 7 dicas funcionais!