Grumpy staying: a nova tendência de insatisfação no trabalho

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Grumpy staying

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Nos últimos anos, o mundo corporativo tem presenciado o surgimento de novas tendências que refletem a mudança de atitude dos colaboradores em relação ao trabalho. Entre essas tendências, destacam-se a “demissão silenciosa” e a “grande renúncia”, que evidenciam um crescente descontentamento e desengajamento dos funcionários com seus ambientes de trabalho. Agora, uma nova onda começa a ganhar destaque: o “grumpy staying“.

Se você não quer ficar para trás e deseja reverter esse quadro, que pode estar acontecendo na sua empresa, continue a leitura deste conteúdo especialmente para você. Aqui, além de te explicar o que é o grumpy staying e como ele acontece dentro das empresas, te ajudo com dicas para solucionar esse problema na sua organização.

Continue a leitura e confira!

demissão silenciosa

O que é grumpy staying?

Grumpy staying refere-se à tendência de colaboradores permanecerem em seus empregos apesar de estarem insatisfeitos. A tradução pode ser interpretada como “ficando, mas de mau humor”.

Em um estudo realizado pela Robert Half, 91% dos entrevistados afirmaram que já permaneceram em algum emprego, mesmo estando insatisfeitos.

Essa situação pode surgir nos colaboradores devido à incerteza no mercado de trabalho, medo de mudanças, ou falta de melhores oportunidades. Além disso, os colaboradores optam por ficar em seus empregos atuais por segurança, mesmo que isso signifique lidar com insatisfação e descontentamento​.

O grumpy staying surgiu como um fenômeno em resposta às dinâmicas atuais do mercado de trabalho, influenciado por fatores como incertezas econômicas e as mudanças nas expectativas dos colaboradores em relação ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Esse comportamento reflete uma escolha consciente de permanecer em um emprego apesar da insatisfação, devido à falta de opções melhores, medo de mudanças ou busca por estabilidade. 

Causas para o grumpy staying

No estudo da Robert Half, foi possível identificar as principais causas do movimento grumpy staying dentro das empresas, que são:

  • Incerteza do mercado: medo de não encontrar novas oportunidades devido à instabilidade econômica ou ao mercado saturado.
  • Medo de mudanças: preferência por permanecer na zona de conforto ao invés de enfrentar a incerteza de um novo emprego.
  • Busca por estabilidade: desejo de manter benefícios e estabilidade financeira, mesmo à custa da satisfação pessoal.
  • Desajuste de expectativas: diferenças entre o que os colaboradores esperam de suas carreiras e o que de fato experienciam.

Delas, 42% responderam que permanecem no local de trabalho porque não acham novas oportunidades. 21% se mostrou inseguro de trocar de empresa por incerteza no mercado de trabalho e 19% por medo de mudanças.

Como evitar

A verdade é que não existe uma receita de bolo para combater o grumpy stayin ou outros movimentos semelhantes nas organizações, como a demissão silenciosa. Isso porque o cenário de empresa para empresa pode variar bastante.

Dessa forma, o ideal mesmo é o RH, junto a algumas pesquisas de engajamento, identificar quais são os pontos que podem estar ocasionando nessa vontade que os colaboradores estão tendo de trocar de empresa, mas não estão saindo e atuar ativamente em cima delas.

A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar a reduzir essa tendência na sua organização:

1- Engajamento e reconhecimento

Promova um ambiente onde o reconhecimento seja frequente pode melhorar significativamente o moral. Por exemplo, implementar programas de recompensa que reconheçam conquistas específicas pode motivar os colaboradores e reduzir a insatisfação.

Se o colaborador se sente reconhecido, ele poderá estar mais satisfeito, e assim, essa “má vontade com o trabalho” pode ser minimizada. 

Por conta disso, muitas empresas têm fortalecido a cultura do reconhecimento, criando rituais de gestão para identificar e promover aqueles colaboradores que estão se destacando positivamente.

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2- Comunicação efetiva e feedback

Criar um ciclo de feedback contínuo, onde os colaboradores possam expressar suas preocupações e aspirações. Para isso, a cultura da empresa deve promover a importância e a necessidade de realizar trocas entre líderes e liderados.

Comece estabelecendo políticas claras de comunicação. Incentive encontros regulares entre líderes e suas equipes para discutir progressos, preocupações e oportunidades de desenvolvimento. Implemente sistemas de feedback 360 graus, permitindo que todos na empresa possam dar e receber avaliações construtivas. 

Além disso, treine líderes e funcionários em como dar e receber feedback de maneira eficaz e construtiva, criando um ambiente onde o diálogo aberto seja valorizado e incentivado. Uma dica que possa te ajudar é começar com o treinamento da Comunicação Não Violenta (CNV).

3- Oportunidades de desenvolvimento

O desenvolvimento de planos de carreira pode ajudar a evitar o grumpy staying ao proporcionar aos colaboradores uma visão clara de seu potencial de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.

Isso não só aumenta a satisfação e o engajamento, mas também ajuda a alinhar os objetivos individuais com os da organização, incentivando os colaboradores a se dedicarem mais e a se sentirem mais valorizados e compreendidos em suas trajetórias profissionais.

4- Cultura empresarial positiva

Valorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode ajudar a evitar o grumpy staying criando um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável. Isso pode ser alcançado por meio de políticas de trabalho flexíveis, encorajamento do uso pleno de férias, e a promoção de atividades que reduzam o estresse.

Essas ações mostram aos colaboradores que a empresa se importa com o seu bem-estar geral, levando a uma maior satisfação e reduzindo a probabilidade de eles permanecerem insatisfeitos.

5- PDIs e Avaliações de Desempenho

A promoção de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) e Avaliações de Desempenho pode ajudar a evitar o grumpy staying ao fornecer aos colaboradores feedback claro sobre seu desempenho e trajetória de carreira.

Isso permite identificar áreas de crescimento, alinhar expectativas e estabelecer metas específicas. Assim, os colaboradores se sentem mais engajados, reconhecidos e motivados a crescer profissionalmente dentro da empresa, reduzindo a insatisfação e o desengajamento.

Próximos passos

O módulo de gestão de talentos do STRATWs One apoia os profissionais do RH e líderes ao fornecer ferramentas para avaliação de desempenho, desenvolvimento de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), e acompanhamento contínuo do progresso dos colaboradores.

Ele apoia a identificação de áreas de melhoria e talentos, além de promover uma cultura de feedback construtivo. Isso ajuda a aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários, reduzindo a probabilidade de grumpy staying e tornando a gestão de talentos muito mais estratégico dentro das empresas.

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