Como ser um bom gestor de pessoas: conheça os 3 passos para alcançar esse objetivo

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Como ser um bom gestor de pessoas

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Quando se chega a um cargo de liderança, alguns gestores se sentem solitários. Muitas vezes, alguns de seus liderados eram colegas aos quais, agora, terá que se dirigir como “chefe”.

Este é apenas um exemplo dos desafios que um gestor de pessoas deve enfrentar.

Nesta postagem, selecionamos algumas habilidades e três passos (com exemplos práticos) para ajudar quem está buscando se aprimorar como líder.

Por isso, se está querendo saber como ser um bom gestor de pessoas, continue a leitura do conteúdo para descobrir o melhor caminho que deve seguir.

Veja também em nosso blog: Liderança baseada em motivação e desenvolvimento pessoal

Como ser um bom gestor de pessoas: habilidades que você precisa desenvolver

Hoje é comum perceber que a maioria dos funcionários não está totalmente engajada no trabalho. E aqueles que estão, certamente vão responder que o fator que mais contribui para esse engajamento é o relacionamento deles com o gestor. Entender isso é um passo importante na busca de como ser um bom gestor de pessoas.

O fato é que os relacionamentos pessoais são os mais importantes dentro do ambiente de trabalho. Se você quer ser um ótimo gestor que inspira os outros a serem melhores a cada dia e a desenvolver um grande trabalho, é importante se comunicar, se conectar com cada um e trazer sua experiência para o dia a dia.

Ao pesquisar como ser um bom gestor de pessoas, é fácil se deparar com uma lista extensa de habilidades, como, por exemplo:

  1. Fazer a gestão do tempo de trabalho;
  2. Ser um exemplo;
  3. Mostrar proatividade;
  4. Incentivar o autoconhecimento;
  5. Delegar funções;
  6. Sempre focar nos pontos positivos;
  7. Passar feedbacks;
  8. Gerenciar conflitos;
  9. Ajudar na capacitação.

É importante, sim, conhecer essas habilidades, já que podem apresentar pontos de melhoria no seu crescimento profissional. Mas será que é necessário mesmo passar por toda essa lista e ser bom em todos os pontos? Vamos admitir: ninguém é perfeito para chegar a esse ponto.

É claro, devemos fazer o máximo para desenvolver todos eles, mas existem prioridades.

Por isso, separamos uma lista com 3 habilidades. Na verdade, são ações de desenvolvimento que você pode levar de forma prática para o seu time. Assim, terá os melhores resultados no caminho para alcançar seu objetivo.

Quer conhecer outros pontos importantes para se tornar um bom gestor?

Assista a este vídeo em nosso canal no YouTube:

1. Implemente ações motivadoras

Na busca de como ser um bom gestor de pessoas, uma coisa deve ficar clara de imediato: no trabalho, você vai lidar com pessoas diferentes, que pensam de forma diferente, que agem de formas distintas e possuem os mais diversos objetivos, tanto na profissão atual como na vida.

Na prática, as pessoas fazem um bom trabalho por algum motivo específico, seja pelo pagamento do mês ou pelo reconhecimento. Há aqueles que também fazem um trabalho ruim, porque não querem se esforçar, e ainda assim querem ser pagos.

Para motivar seu time, descubra o que eles querem em suas vidas, além do trabalho, e entenda que ações podem ajudar a que eles atinjam ambos os objetivos, de forma integrada.

Por exemplo: se um colaborador quer comprar um carro, ajude-o a estabelecer metas de como juntar o dinheiro necessário para isso e como sua evolução na empresa, com certeza, vai ajudá-lo.

Você pode usar essas 3 iniciativas para motivar sua equipe e mostrar que estão no rumo certo para alcançar objetivos:

  • Use técnicas diferentes das tradicionais no gerenciamento de desempenho e definição de metas. Você pode optar, por exemplo, para que o próprio time elabore suas metas, a chamada autogestão de equipes. Quando definimos onde queremos chegar, somos muito mais engajados;
  • Tenha um espaço ou quadro onde pode mostrar os indicadores de desempenho e se a equipe está atingindo as metas. É a chamada gestão à vista;
  • Tenha um mascote do time, como um bicho de pelúcia, ou um troféu, que possa servir como um prêmio passado semanalmente para uma mesa diferente, para que todos saibam quem está fazendo um ótimo trabalho. Esse tipo de reconhecimento lúdico funciona muito bem com equipes de telemarketing, seja de vendas ou atendimento ao cliente.

Veja mais: 5 dicas para criar um sistema de meritocracia eficiente

2. Construa a organização da sua equipe

Não é suficiente que as pessoas estejam motivadas para ter sucesso no trabalho. Elas precisam trabalhar juntas como uma equipe para atingir o objetivo do grupo. Mas, para isso, a organização é fundamental.

Quando a maioria das pessoas quer se organizar, elas precisam de algum tipo de sistema básico ou de um plano de ação. Aqui estão algumas maneiras de melhorar nesse quesito:

  • Um software de gerenciamento de projetos pode ser uma ótima opção para ordenar tarefas, estabelecer prazos e estruturar claramente quem está fazendo o quê;
  • Crie um cronograma de reuniões individuais e de equipe. Semanalmente é uma boa opção, mas algumas equipes têm reuniões diárias quando a organização do grupo é mais crítica;
  • O software de bate-papo em grupo, como o Slack, também pode ajudar, já que você pode criar canais para determinados grupos e acompanhar as tarefas lá.

3. Seja direto na comunicação

Um grande gestor não esconde as más notícias ou evita os fatos. Ele respeita seus funcionários o suficiente para falar a verdade, mesmo que não seja a coisa mais agradável de se ouvir na manhã de segunda-feira.

Excelentes gestores inspiram sua equipe sendo autênticos, diretos e honestos. Trabalhar a confiança entre todos incentiva uma cultura aberta que é boa para os negócios, ou seja, as empresas cuja cultura incentiva a comunicação aberta conseguem crescer ainda mais.

Por isso, seja sempre direto na sua comunicação, mas saiba que existem alguns níveis diferentes que você precisa trabalhar:

  • Nível individual: você está se comunicando com clareza suficiente para que cada pessoa saiba por quais tarefas são responsáveis ​​e se estão ou não fazendo um bom trabalho?
  • Nível de equipe: você está se comunicando com sua equipe como um todo? Você estabeleceu metas de equipe para que eles trabalhassem no sentido de incentivar a cooperação?
  • Nível da empresa: você mantém as pessoas informadas sobre a integridade geral da empresa e por que os processos estão sendo implementados ou modificados? As pessoas sentem que sabem o que está acontecendo?
  • Nível inter-funcionário: você está construindo uma boa cultura de comunicação, onde os funcionários sentem que podem fazer perguntas a você ou a outros sem medo de retaliação? As pessoas naturalmente cobrem o trabalho umas das outras quando o outro está de férias?

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