Gestão de Equipe

Você sabe como parabenizar uma equipe de trabalho? Descubra agora!

Publicação : 30/03/2019

Por Siteware

7 min

Há quem diga que o principal ativo de uma empresa são os seus colaboradores. Tendo isso em vista, é fundamental saber reconhecer esforços e parabenizar as equipes por um trabalho bem feito.

O reconhecimento deve ser encarado como prioridade dos líderes de uma organização. Dessa forma, fica mais fácil promover o engajamento profissional e manter os profissionais motivados e satisfeitos com o trabalho que executam.

Além disso, cria-se um ambiente mais favorável para a realização das tarefas.

Mas, afinal, como parabenizar uma equipe de trabalho e dar a ela o devido reconhecimento? Confira 6 dicas que separamos para você e descubra!

Saiba mais: Programa de incentivo profissional: 4 dicas para aumentar a produtividade dos seus times

6 dicas de como parabenizar uma equipe de trabalho

1 – Ofereça benefícios personalizados

Uma boa forma de como agradecer sua equipe de trabalho é oferecendo benefícios personalizados para cada colaborador.

Geralmente, as equipes são compostas por pessoas com personalidades diferentes. Sendo assim, nada mais justo do que reconhecer o trabalho de cada um de maneira personalizada.

Você pode, por exemplo, permitir que os colaboradores escolham qual benefício é mais conveniente para eles, como desconto em academias, salão de beleza, instituições de ensino, plano odontológico etc.

Um jovem solteiro pode preferir descontos em eventos culturais, enquanto um colaborador casado, talvez queira auxílio para pagar os estudos dos filhos.

Veja este case da Allya, uma empresa especializada em oferecer benefícios personalizados para os colaboradores de diversas empresas:

2 – Promova eventos de confraternização

Comemorar uma meta alcançada, um novo contrato fechado ou uma venda muito importante é uma importante forma de como parabenizar uma equipe de trabalho.

Boas notícias precisam ser celebradas e nada melhor do que uma confraternização entre os membros da equipe para legitimar aquele sentimento de missão cumprida, não é mesmo?

Além disso, esse tipo de evento ajuda a reforçar o senso de pertencimento entre os colaboradores, gerando maior integração.

Lanche no final do expediente, happy hour numa sexta-feira, churrasco no final de semana e festas de final de ano são exemplos tradicionais de eventos de confraternização que você pode fazer para reconhecer o trabalho de seus colaboradores.

3 – Invista em bonificações monetárias

Uma das maneiras mais tradicionais de como parabenizar uma equipe de trabalho é oferecendo bonificações em dinheiro para os colaboradores, como um aumento salarial, um bônus no final do mês, um 14º salário, participação nos lucros da empresa etc.

No entanto, vale a pena ressaltar que o reconhecimento dos esforços não deve se restringir a aspectos monetários.

Além disso, é importante deixar claro que essas recompensas são uma forma de agradecimento pelo trabalho bem feito.

4 – Defina planos de carreira claros

O plano de carreira é a possibilidade que os colaboradores têm de ascender dentro na empresa, ocupando cargos maiores.

Apesar de não ser um método muito comum de como agradecer sua equipe de trabalho, os funcionários perceberão que a empresa gosta do trabalho que tem sido feito e quer mantê-los na organização.

Essa dica acaba sendo também uma importante ferramenta de motivação profissional, pois o colaborador vai sempre dar o seu melhor sabendo que há a possibilidade de alcançar um cargo maior.

Além disso, o plano de carreira deve ajudar os colaboradores a atingirem seus objetivos pessoais.

Confira este vídeo do nosso canal no YouTube que vai te ajudar a entender isso melhor:

Leia também: Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

5 – Dê pequenas recompensas

Nesta dica, é possível perceber que pequenos agrados podem ser suficientes para mostrar ao funcionário que você se importa com o trabalho dele e deixá-lo com um sorriso no rosto.

Já pensou em oferecer ingressos de cinema, desconto em restaurantes, vale-compras, folga extra ou até mesmo uma cesta de chocolates para a sua equipe?

Esse tipo de mimo custa pouco para a empresa, mas demonstra apreço pelo funcionário; e ele dificilmente se esquecerá disso.

6 – Faça elogios em público

Todo mundo gosta de ser elogiado. E com os seus colaboradores não é diferente. Por isso, sempre que possível, faça comentários positivos sobre os membros da equipe, faça com que eles se sintam valiosos e importantes; porque eles são.

Quando feito em público, o elogio se amplifica. Isso legitima todo o trabalho duro e faz com que os colaboradores se sintam mais reconhecidos.

Se possível, peça que superiores de diferentes níveis estejam presentes nesse momento. Os funcionários que estiverem recebendo os elogios se sentiram mais valorizados. Além disso, essa é uma forma de promover uma comunicação entre níveis e cargos diferentes.

Confira mais algumas dicas:

Gostou das nossas dicas de como parabenizar uma equipe de trabalho? Saiba que com elas a sua equipe estará mais motivada a dar o seu melhor; e isso exerce impacto direto nos resultados da empresa.

Confira em nosso Blog: Produtividade no ambiente de trabalho: entenda o que é e conheça 3 dicas para aumentá-la

Você sabe o que é meritocracia? Trata-se de um modelo de gestão em que os benefícios e remuneração dos colaboradores estão diretamente ligados ao seu desempenho.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite, entre diversas outras facilidades, implementar a meritocracia e a gestão à vista.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Veja este case de sucesso: Como a meritocracia foi um fator de sucesso na BRMalls

Exit mobile version