Ciclo de gestão de pessoas: entenda o que é, e quais são as suas etapas!

CONTEÚDO

ciclo de gestão de pessoas

CONTEÚDO

O ciclo de gestão de pessoas é uma estratégia fundamental para o sucesso das empresas, já que é por meio da gestão de seus colaboradores que as organizações podem alcançar seus objetivos e metas.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, a gestão de pessoas aparece como a segunda maior preocupação dos executivos brasileiros, ficando atrás apenas das incertezas econômicas.

Sendo assim, é fundamental investir na gestão de pessoas, visando alcançar seus objetivos estratégicos e garantir o sucesso da organização.

E neste artigo vamos mostrar um pouco mais a fundo o que é o ciclo de gestão de pessoas, as suas principais etapas e como ele contribui com o sucesso da organização.

O que é o ciclo de gestão de pessoas?

O ciclo de gestão de pessoas é um conjunto de processos interconectados que têm como objetivo gerenciar o capital humano de uma organização, incluindo etapas como planejamento, recrutamento, seleção, integração, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, gestão de carreira e desligamento de colaboradores.

A sua implementação efetiva pode levar a um aumento da eficiência e competitividade da empresa, bem como proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo para os colaboradores.

Além disso, quando bem desenhado e implementado, a empresa pode reter e atrair talentos com mais facilidade para o negócio, tornando-se assim muito mais competitiva no mercado.

Qual é a função e objetivo do ciclo de gestão de pessoas?

A função e objetivo do ciclo de gestão de pessoas é gerenciar efetivamente o capital humano de uma organização, para se alcançar metas estratégicas definidas pela empresa. 

Assim sendo, o ciclo tem como finalidade otimizar a alocação e desempenho dos colaboradores, através da implementação de processos estruturados, desde o planejamento até o desligamento do colaborador.

Em suma, seus objetivos principais são:

  • garantir a atração e retenção de talentos para a organização;
  • desenvolver e capacitar os colaboradores para desempenhar suas funções com excelência;
  • avaliar e monitorar o desempenho dos colaboradores identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria;
  • proporcionar um ambiente de trabalho saudável e motivador;
  • definir planos de carreira e oportunidades de crescimento profissional;
  • assegurar a satisfação e motivação dos colaboradores através da definição de uma política de remuneração e benefícios adequada;
  • realizar o desligamento de forma cuidadosa e respeitosa, mantendo uma relação positiva com os mesmos.

Dessa forma, o ciclo de gestão de pessoas é fundamental para garantir a efetividade e competitividade da organização no mercado, além de proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo para os colaboradores.

Leia também:

Quais são as etapas da gestão de pessoas?

As etapas podem variar de acordo com cada empresa, mas de modo geral engloba o planejamento, recrutamento, seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, gestão de carreira e desligamento. Vamos falar então quais são as etapas do ciclo de gestão de pessoas.

1- Planejamento de pessoal

Nessa etapa, é feita uma análise das necessidades de pessoal da organização que considera o número de vagas disponíveis, o perfil dos profissionais que a empresa precisa contratar e as competências necessárias para desempenhar cada função.

Com base nessa análise, é elaborado um plano de ação para atender às necessidades da empresa, considerando fatores como tempo, custo e disponibilidade de candidatos no mercado.

2- Recrutamento

Na segunda fase do ciclo de gestão de pessoas começa a busca por candidatos qualificados. As estratégias de recrutamento podem incluir divulgações de vagas em sites de emprego, redes sociais, indicações de colaboradores, agências de recrutamento e headhunters.

É importante, no entanto, ter clareza sobre o perfil do candidato que se está buscando, para que a empresa direcione as suas estratégias de recrutamento de forma mais eficiente.

3- Seleção

Agora realiza-se a avaliação dos candidatos e escolha dos melhores para ocupar as vagas disponíveis. Essa avaliação pode incluir etapas como análise de currículos, testes psicológicos, dinâmicas em grupo, entrevistas individuais e técnicas, entre outros.

O objetivo é escolher os candidatos mais qualificados e que estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa para ocuparem as vagas.

4- Integração

Na quarta etapa é realizada a adaptação dos novos colaboradores à cultura e aos processos da empresa, sendo ela muito importante para que eles sintam-se acolhidos e confortáveis no ambiente de trabalho.

É comum que a organização ofereça um programa de integração com informações sobre a história da empresa, seus valores, políticas internas, etc.

5- Treinamento e desenvolvimento

Nessa etapa, é feito o investimento na capacitação dos colaboradores para que desempenhem suas funções com excelência. Essa etapa pode incluir treinamentos técnicos, comportamentais, de liderança, entre outros.

O objetivo é desenvolver as competências dos colaboradores e aprimorar o desempenho, fazendo com que eles contribuam com a empresa da melhor maneira.

6- Avaliação de desempenho

Depois do treinamento e desenvolvimento é realizado o monitoramento do desempenho dos colaboradores para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Essa avaliação se dá através de indicadores de performance, feedbacks individuais e avaliações de competências. A intenção é identificar oportunidades para desenvolver as competências dos funcionários e aprimorar o desempenho dos mesmos.

avaliação de desempenho

7- Remuneração e benefícios

Posteriormente é definida a política de remuneração e benefícios para garantir a motivação e satisfação dos colaboradores. Isso pode englobar salários, comissões e participação nos lucros. Já os benefícios podem incluir plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte.

É importante, porém, ofertar uma política de remuneração e benefícios alinhada com o valor que a empresa dá aos seus colaboradores, garantindo que eles se sintam valorizados e motivados.

8- Gestão de carreira

Na oitava etapa é definida a política do ciclo de gestão de pessoas, que abrange planos e oportunidades de crescimento profissional.

Deve-se oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional aos colaboradores, garantindo que eles possam crescer na empresa e atingir seus objetivos de carreira.

9- Desligamento

O desligamento pode acontecer por diversas razões, como término do contrato, demissão, aposentadoria, entre outras. É fundamental realizar esse processo de forma humanizada.

Isso pode ser feito, por exemplo, através de uma entrevista de desligamento, que permite entender as razões que levaram ao desligamento e assim agir para evitar que outros colaboradores saiam por motivos semelhantes.

Saiba o que é flexibilidade no trabalho e quais são as suas vantagens 👇

O uso da tecnologia no ciclo de gestão de pessoas

A tecnologia pode fazer uma grande diferença no ciclo de gestão de pessoas, pois ela permite que você tenha mais informações sobre os colaboradores, bem como obter feedbacks em tempo real.

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências.

Afinal, um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

Com isso, você melhora toda a gestão de ciclo de pessoas do seu negócio, e garante que os colaboradores se qualifiquem melhor para exercer suas atividades.

stratws one