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O que é gestão do conhecimento organizacional: 6 princípios essenciais para fazer a empresa crescer

O que é gestão do conhecimento organizacional: 6 princípios essenciais para fazer a empresa crescer

Publicação : 27/03/2019

Por Siteware

10 min

O que é gestão do conhecimento
O que é gestão do conhecimento

Parte importante de administrar uma empresa está em saber exatamente o que é gestão do conhecimento organizacional e como aplicá-lo.

Como sabemos, jamais antes tivemos acesso a tantas informações como nos dias de hoje. A globalização e as transformações digitais fazem com que uma série de dados passem pela nossa mente todos os dias. E não é diferente no ambiente de trabalho.

Estamos acostumados a entregar resultados, pesquisar, analisar a concorrência, experimentar novos produtos e avaliar atendimentos.

A diferença é que, para que múltiplos conhecimentos, de profissionais diferentes, possam resultar em algo positivo dentro de uma empresa, ter uma gestão estratégica para organizar essas informações é fundamental.

Leia este texto para entender melhor o que é gestão do conhecimento nas organizações e os 6 princípios básicos dessa gestão:

  1. Inteligência competitiva;
  2. Educação corporativa;
  3. Gestão de competências;
  4. Gestão do capital intelectual;
  5. Gestão da informação;
  6. Aprendizagem organizacional.

Se conseguir identificá-los em seu cotidiano, significa que já sabe como transformar conhecimento em oportunidades, processos e melhores resultados para a sua empresa e, assim, aproveitar todos os benefícios da gestão do conhecimento.

Confira em nosso blog: Você reconhece a importância da Gestão do Conhecimento para o seu negócio?

O que é gestão do conhecimento organizacional?

Gestão do conhecimento: o termo vem do inglês “knowledge management”, comumente tratado por “KM”. Trata-se do processo de identificar, avaliar, distribuir e efetivamente usar o conhecimento em uma organização.

Principalmente dentro de uma empresa este tipo de gestão é imprescindível, pois permite o entendimento de quais conhecimentos fazem parte da estrutura e dos processos da empresa e quais deles ainda podem ser desenvolvidos para fazer com que a empresa continue crescendo.

Quais conhecimentos sua equipe domina? Quais deles já foram transformados em processos? Que talvez tenham partido de uma única ideia, mas hoje estejam sendo compartilhados com todos em processos estabelecidos. Quais competências ainda podem – e precisam – se desenvolver?

Analisar e responder todas essas questões é parte de uma gestão do conhecimento.

Uma vez que se tem maior consciência sobre os conhecimentos existentes na empresa entre os trabalhadores, departamentos e processos, fica mais fácil organizar as informações adquiridas e transformá-las em:

  1. ações de melhoria;
  2. processos;
  3. atividades;
  4. produtos;
  5. atendimentos melhores.

Note que é importante atentar-se aos ambientes externos, na concorrência, em tendências e influências culturais, nas inovações e transformações tecnológicas.

Mas de nada adiantará reunir vários conhecimentos dissipados, caso eles não possam servir de aprendizado para todos, sem que possam ser compartilhados e transformados em ações efetivas para a empresa.

Entende a importância da gestão do conhecimento? Então vamos aos princípios básicos para implementá-la na empresa!

Leia também: A importância das práticas de gestão do conhecimento organizacional para a sustentabilidade de uma empresa

Quer entender ainda melhor o que é gerenciamento do conhecimento da empresa? Então, confira nosso vídeo:

Os 6 princípios da gestão do conhecimento organizacional

Você não saberá o que é gestão do conhecimento nas organizações por completo sem antes entender os princípios que existem por trás dessa cultura de inovação.

São seis princípios, que, quando utilizados com dedicação, podem ajudar a empresa a crescer mais rapidamente por meio do processo de gestão do conhecimento.

1- Inteligência competitiva

O primeiro grande princípio está relacionado a um processo de inteligência competitiva. Ou seja, quando continuamente se monitora o mercado, buscando por tendências, análises estratégicas e de fato conhecimento que possa agregar para a empresa competitivamente falando.

Quando se desenvolve uma estratégia e analisa riscos, ou quando alguém enxerga uma oportunidade, está desenvolvendo a inteligência competitiva. Todo este processo é importante para gerar conhecimento e por isso deve ser considerado.

2- Educação corporativa

Quanto mais informações, melhor. Mas, assim como tudo em uma empresa, elas não devem estar jogadas, e sim se adequar a uma cultura organizacional.

A educação corporativa ajuda neste aspecto, para estruturar e “educar” os membros de uma empresa para alinhar as informações aos objetivos da empresa.

3- Gestão de competências

Uma vez que a empresa sabe seus objetivos, também deve buscar os conhecimentos e habilidades necessárias para alcançá-los. A gestão de competências funciona para identificar essas competências, que desenvolvem mais rapidamente o negócio.

Delegar responsabilidades para diferentes áreas e identificar treinamentos para propor aos profissionais é uma forma de fazer a gestão de competências. Deve ser um processo organizado e contínuo.

4- Gestão do capital intelectual

A gestão do capital intelectual é aquele processo em que se identifica e compartilha os conhecimentos adquiridos e acumulados da organização.

Ou seja, de cada integrante da equipe. Cada um tem uma forma diferente de desenvolver seu conhecimento e algo a acrescentar para a empresa.

A gestão auxilia na identificação desses talentos e na valorização desse capital intelectual.

5- Gestão da informação

O que é gestão do conhecimento nas organizações sem gestão da informação? Este processo está relacionado à estruturação das informações importantes para a empresa.

Uma vez estruturada, pode auxiliar para criar processos ou ajudar na tomada de decisões.

6- Aprendizagem organizacional

O princípio é claro: dentro de uma organização, todo processo de aprendizagem deve ser coletivo. Você estará utilizando a gestão do conhecimento organizacional caso possa mostrar e desenvolver essa aprendizagem empresarial.

O ambiente deve ser progressivo, de pesquisa, análise, inovação, sempre voltado para as melhorias.

Uma vez que todos são motivados a trabalhar em conjunto e agregar valor ao serviço, a gestão de conhecimento acaba sendo mais satisfatória.

Além disso, até mesmo a identificação e correção de erros acabam tornando-se possibilidades de melhoria, resultando em novos conhecimentos para todos.

Quer saber como aprimorar os conhecimentos de seus colaboradores para aproveitar ao máximo os benefícios da gestão do conhecimento? Então, acompanhe este vídeo de nosso canal no YouTube:

10 benefícios da gestão do conhecimento

Você acabou de entender o processo de gestão do conhecimento, mas quais são suas vantagens? 

Existem inúmeras vantagens trazidas pelas iniciativas e práticas de gestão de conhecimento em uma empresa.

Uma vez que o conhecimento é trabalhado mais estrategicamente, alguns claros benefícios aparecem.

Vantagens da gestão do conhecimento:

  1. Melhoria em processos;
  2. Maior competitividade;
  3. Mais agilidade para as equipes e qualidade para os produtos;
  4. Redução de custos, principalmente com planejamento e desenvolvimento (P&D);
  5. Redução em tempo de produção;
  6. Ações mais planejadas e valorizadas;
  7. Forte atuação na inteligência empresarial, no capital intelectual da empresa;
  8. Suporte às tomadas de decisões, que ficam mais assertivas com o tempo;
  9. Consequentemente, resultados mais satisfatórios;
  10. Equipes mais unidas a partir da cultura de conhecimento compartilhado.

Agora que você já sabe os princípios e benefícios da gestão do conhecimento, comece a observar as ações envolvendo informações na sua empresa.

Não se pergunte nem quando, nem onde. Afinal, sempre é um bom momento para aplicar esse sistema de gestão do conhecimento!

Saiba mais: Como as empresas inteligentes transformam o conhecimento em ação?

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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