4 exemplos de indicadores de projetos: entre excelentes resultados

CONTEÚDO

Exemplos de indicadores de projetos

CONTEÚDO

Dentro de qualquer empresa, os projetos são fundamentais para implementar novas ações que melhorem os resultados do negócio.

Apesar de ter essa necessidade, o desempenho e o sucesso de um projeto nem sempre é tão fácil de medir ou calcular.

Por isso, usar o poder de uma estratégia de indicadores de desempenho pode ajudar os gerentes de projeto a levar suas equipes rumo aos objetivos traçados. Assim, seus projetos serão bem-sucedidos.

Mas você conhece exemplos de indicadores de projetos?

Para ajudar você, preparamos uma lista com os 4 principais exemplos de indicadores de projetos. Dessa forma, você conseguirá acompanhar de perto todos os resultados gerados pelo projeto e ajustar os rumos, se necessário.

Saiba mais: Gerenciamento de projetos PMBOK: tudo que você precisa saber sobre esse guia

O que são indicadores?

Antes de ver alguns exemplos de indicadores de projetos, é preciso saber primeiro o que são os indicadores.

Dentro das empresas, eles são uma poderosa ferramenta de gerenciamento. Na prática, são números que medem os resultados de alguns processos da empresa. Assim, ajudam a manter o controle e acompanhar métricas precisas do desempenho das equipes.

Os indicadores são essenciais, já que podem identificar o que precisa ser melhorado.

Assim, ajudam na tomada de decisão sobre onde é necessário fazer mais investimentos, em que área é preciso ajustar os planos traçados e quais outros recursos podem ser usados para ampliar o nível de resultados da organização.

O que são indicadores de projetos?

Os indicadores de gerenciamento de projetos são geralmente definidos no início de cada projeto.

Elas refletem o escopo central do projeto e estabelecem uma relação com as metas desse projeto todos os colaboradores que estão envolvidos nele.

Compreender o papel dos indicadores no gerenciamento de projetos pode ajudar a criar uma equipe focada no resultado. Além de fornecer uma estrutura para a coleta de dados, necessária para acompanhar o sucesso do projeto.

É para isso que existe uma série de exemplos de indicadores de projetos, assim como de indicadores para outras estratégias e objetivos específicos, como produtividade, por exemplo.

Quer mais dicas de gerenciamento de projetos? Então, acompanhe este vídeo exclusivo de nosso canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=rADhY5nyr8M

4 exemplos de indicadores de projeto

1- Índice de pontualidade do cronograma do projeto

Para começar nossa lista de exemplos de indicadores de projetos, temos um dos acompanhamentos mais clássicos, que é do cronograma do projeto.

Afinal de contas, um projeto possui uma característica bem importante, que é o tempo de execução. Geralmente ele tem uma série de etapas que vão sendo cumpridas ao longo do tempo.

Por isso, o indicado é que sejam criados cronogramas, que mostrem de maneira precisa quais são os passos que precisam ser seguidos para a conclusão do projeto.

Usando essa metodologia, ficará mais fácil saber qual etapa o time do projeto não conseguiu concluir no tempo previsto, atrasando o cronograma.

Assim, a quantidade de dias de atraso (ou adiantados) no projeto como um todo, até o mentor, pode ser um exemplo de indicador de processo referente ao cumprimento do cronograma. Outro exemplo poderia ser o número de etapas concluídas sem atraso.

2- Total de custos

Outro importante indicador de projeto está concentrado nos custos. Afinal de contas, cada projeto possui um valor específico que serve como orçamento total. Ele indica qual o valor final de gastos máximos para colocar o projeto em prática.

Mas sem o indicador de total de custos, fazendo um acompanhamento contínuo dos valores gastos, fica difícil saber se o orçamento vai ser estourado ou não.

Com o próximo indicador, veremos que esse funciona como um item de apoio. Ele vai ajudar a encontrar de maneira precisa em que área houve uma demanda de custo maior do que o previsto.

3- Desvio de orçamento

É fácil saber que um projeto que ultrapassa o seu orçamento previsto gera um resultado negativo para qualquer empresa.

Saber como, onde e porque o orçamento do projeto se desviou, principalmente se ele tiver ultrapassado o limite, é importante para rastrear os desperdícios.

Assim, também fica mais fácil, com a análise de dados, planejar melhor os próximos imprevistos que surgirem.

Para acompanhar esse indicador, o cálculo é bem simples. Basta subtrair o custo total do projeto do custo que era orçado, e depois dividir essa diferença pelo próprio orçamento novamente.

O resultado, que pode ser colocado em percentual, vai mostrar qual o volume real de desvio que o projeto acabou resultando.

4- Satisfação do cliente

Seja um projeto interno para a sua empresa ou externo, para algum cliente específico, é importante ter como um dos exemplos de indicadores de projetos a satisfação dos clientes.

Projetos mudam ao longo do caminho, isso é um fato. Mas qual será a percepção do cliente final quanto a isso? Esse é um indicador que precisa ser medido.

Para isso, é possível usar uma pesquisa de satisfação para medir o nível de sucesso do projeto. Com perguntas simples, fica mais fácil de entender se a equipe está realmente entregando aquilo que se esperava dela no início do projeto.

E se o cliente não estiver satisfeito, saberemos o que é preciso mudar para atender suas necessidades.

Saiba mais: 5 ferramentas para gestão de projetos para facilitar o seu dia a dia e alcançar grandes resultados

O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance corporativa que além de KPIs precisos em tempo real, também disponibiliza uma ferramenta de gerenciamento de seu portfólio de projetos.

 

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 21 4 exemplos de indicadores de projetos: entre excelentes resultados

assinatura mar 18 daniella 19 4 exemplos de indicadores de projetos: entre excelentes resultados

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!