Logo siteware

Veja na prática os 3 passos de como fazer a implantação de um projeto

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Como fazer a implantação de um projeto

CONTEÚDO

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre como fazer a implantação de um projeto! Deixe nos comentários o que achou.)

O mercado competitivo está exigindo mudanças rápidas dentro das empresas e organizações. Afinal de contas, quem encontra um diferencial consegue sair na frente na corrida pelas melhores chances do mercado.

Mas, para isso, é preciso criar novos projetos, novas iniciativas de melhoria contínua dentro das empresas, seja lançando novos produtos ou serviços, ou otimizando seus processos, em busca de eficiência e produtividade.

E você? Sabe como fazer a implantação de um projeto desse tipo em sua empresa?

Ter a ideia é a parte mais fácil, difícil é colocá-la em prática!

Neste post, você vai ver em detalhes como fazer um projeto para uma empresa e alcançar os resultados esperados.

E se você quer descobrir como fazer a implantação de um projeto, saber como criar planos de ação também pode ser bastante útil, confira:

Como fazer um projeto de trabalho para uma empresa?

Escrever um documento formal do projeto é realmente a primeira tarefa. E será com ele que você deve identificar pontos importantes como:

  • A ideia;
  • As metas;
  • O histórico;
  • A abordagem;
  • Os resultados.

Esse documento, que precisa ser bem trabalhado, deve definir o projeto como um esforço válido e economicamente eficaz para convencer toda a empresa da necessidade de fazer os investimentos necessários.

Mas essa é só a primeira etapa de como fazer um projeto de trabalho para uma empresa.

Na prática, você precisa:

  • Descrever bem o projeto;
  • Criar os critérios para ter um projeto de forma eficiente;
  • Mensurar os resultados.

Que tal saber como isso funciona em detalhes? Então, confira agora como fazer a implantação de um projeto, do início ao fim, dentro da sua organização.

Como fazer a implantação de um projeto passo a passo?

Passo 1: Fazer a descrição do projeto

Qual o primeiro passo de como fazer um projeto para uma empresa? Criar a descrição do projeto!

O foco da descrição está na criação de uma mensagem clara e correta na mente das pessoas e organizações envolvidas no processo de planejamento e desenvolvimento.

A equipe responsável pela implementação do projeto usará o documento para ter uma ideia geral da quantidade de trabalho que precisará demandar, além do volume de pessoas necessárias e dos investimentos.

Já a equipe de gerenciamento e análise, que vai controlar o andamento do projeto, deve considerar a descrição como a principal fonte de informações necessárias para o planejamento e desenvolvimento das próximas fases.

Veja também: Confira 8 ideias de projetos de melhorias para empresas

Passo 2: Definir os critérios de um bom projeto

Ao escrever a descrição do projeto, é sempre importante pensar em como fazer a implantação dele na prática. Por isso, critérios devem ser adotados para ter efetividade nesse trabalho.

A descrição do projeto será eficiente se for escrita de forma clara, concisa, completa e compreensível. Esses são os quatro critérios básicos para a redação e desenvolvimento do projeto.

Veja como fazer um projeto para uma empresa seguindo cada um deles:

Passe uma mensagem clara

Seu projeto deve usar palavras e frases simples para descrever o que se busca como resultado dessa iniciativa.

Você nunca deve tentar tornar o documento mais complicado, usando algumas palavras confusas e rebuscadas ou instruções ambíguas e complexas no texto.

Evite “falar difícil”. Isso não é mostra de cultura e só atrapalha o entendimento do projeto.

Só utilize termos e definições mais complexas se o projeto realmente exigir isso.

Seja muito conciso

A descrição do projeto realmente transmite o que ele será na prática? Todos entenderão os passos necessários para tirá-lo do papel? Você deve se atentar bem para essas perguntas pensando em todo o contexto.

Se a resposta for negativa, é provável que você confunda mais do que esclareça as ações. Então, seja conciso, com foco nos pontos-chave do seu projeto.

Coloque as informações completas

Como fazer a implantação de um projeto sem detalhar o trabalho por completo? Isso significa que sua descrição deve incluir tudo o que diz respeito ao projeto, sem omitir nada. Embora você deva manter o documento conciso, é necessário que o texto esteja 100% de acordo com tudo que deverá ser feito.

Você deve ter certeza de que o documento cobre todos os aspectos críticos necessários para que todos compreendam o projeto e seu contexto geral.

Desenvolva uma descrição compreensível

Seu documento de descrição do projeto deve se referir apenas a informações esclarecedoras e relevantes. Você nunca deve usar dados que não estejam relacionados ao assunto ou com a ideia do seu projeto, isso pode dificultar sua compreensão.

E ao destacar os resultados esperados, é importante ter quer todos entendam imediatamente a relação de causa e efeito com as etapas anteriores do projeto.

Saiba mais: Melhore seus projetos e trabalhos em equipe com 7 dicas!

Passo 3: Mensurando os resultados

Após o longo caminho percorrido para entender como fazer a implantação de um projeto e colocar as ações em prática, chega o momento de também mostrar o valor em relação ao trabalho realizado.

E, para isso, você precisa entender qual a melhor maneira de mensurar os resultados. É claro que existem muitos indicadores de sucesso do projeto, mas o que você precisa medir enquanto o projeto está em andamento?

Em vários momentos do projeto, você deseja avaliar quatro pontos:

  • Cronograma;
  • Qualidade;
  • Custo;
  • Satisfação das partes interessadas.

Veja os detalhes de como fazer com cada uma delas:

Cronograma

O sucesso do gerenciamento de projetos é geralmente determinado por manter ou não o cronograma original. Os gerentes experientes sabem o quanto isso é difícil. Mas é um pouco mais fácil se você avaliar continuamente seu progresso à medida que avança.

A avaliação do cronograma é algo que você pode fazer mais formalmente no final de cada fase. Mas sempre busque entender o que levou a um atraso ou antecipação do cronograma.

Qualidade

Não dá pra pensar em como fazer a implantação de um projeto sem medir sua qualidade. E o final de uma fase do projeto é um bom momento para uma revisão de qualidade.

Você pode verificar tanto a qualidade de suas práticas de gerenciamento de projetos como também as entregas.

Uma revisão de qualidade pode avaliar se o que você está fazendo atende aos padrões estabelecidos nos seus critérios.

Custo

Muitos executivos classificariam o gerenciamento de custos como uma de suas maiores prioridades em um projeto. Portanto, avaliar como o projeto está se desempenhando quanto a gestão financeiramente é crucial.

Compare seu gasto real atual com o que você tinha orçado neste momento. Se houver variações, procure as explicações que possam justificar a mudança.

Satisfação

Sua equipe é essencial para realizar grande parte do trabalho. Por isso, vale a pena verificar com eles o nível de satisfação com o projeto.

Descubra como eles estão se sentindo sobre o projeto e o que você poderia estar fazendo de forma diferente.

Essa é uma medida difícil de documentar estatisticamente, embora não haja nada que impeça você de pedir uma classificação de notas até 10, por exemplo. Aplicar questionários de pesquisa de satisfação interna online podem ajudar bastante.

Confira também em nosso blog: O que é gestão de projetos e processos e como implementar em sua empresa

O uso de um bom software pode ajudar muito no planejamento e no acompanhamento de um projeto.

O STRATWs One é um software de gestão e performance corporativa robusto e intuitivo, capaz de alinhar seus colaboradores com a estratégia, para operacionalizar projetos com mais facilidade, gerando ótimos resultados e melhoria de performance.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 2 Veja na prática os 3 passos de como fazer a implantação de um projeto
Se você que mais dicas sobre projetos, baixe um de nossos infográficos gratuitos: 10 boas práticas para gerenciamento de projetos

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]