O último trimestre do ano é em geral o mais corrido para a maioria dos gestores. Nesta época as empresas já precisam estar com o orçamento do próximo ano encaminhado e com o planejamento estratégico e orçamentário empresarial sendo trabalhado a todo vapor.
É comum depararmos com empresas que trabalham essas duas ferramentas em momentos diferentes, sem se preocupar com a sua sinergia. Na maioria das vezes, isso ocorre pela urgência em se entregar o orçamento ou pela falta de alinhamento interno e integração entre setores da empresa.
O resultado é um orçamento que não suporta os projetos definidos no planejamento estratégico, comprometendo parte do trabalho e contribuindo para que a estratégia não saia do papel.
Por mais absurdo que pareça, estes são erros comuns é que impedem o crescimento das empresas. Mesmo com a rotina pesada do mercado de trabalho e os resquícios da crise político-econômica que o país ainda carrega, trabalhar a integração do orçamento e do plano estratégico é essencial.
Os últimos anos foram difíceis para todo o mercado! Mas, sem pressa e com estratégia, é possível mudar essa situação, fazendo com que sua empresa passe a crescer com taxas bem superiores às da economia.
A grande concorrência, aliada às necessidades de entregar melhores produtos aos clientes e maiores resultados aos acionistas, transformou o mundo corporativo. Por isso, desenvolver e ter controle sobre o planejamento da empresa, e saber como montar um orçamento empresarial é algo que se mostra cada vez mais presente nas organizações.
Otimizar processos, reduzir falhas na operação, economizar recursos, comunicar e manter o foco sobre as metas é algo desejado por todos os gestores. Porém, se enganam os que deixam de investir por acreditar que apenas empresas de grande porte e com um orçamento extraordinário são capazes de garantir um plano estratégico de sucesso.
Nesse artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre a estratégia, metodologias de orçamento empresarial e como eles devem se unir para transformar seu negócio e melhorar sua gestão. Dessa forma, você terá um ambiente estruturado e bem-sucedido de acordo com suas prioridades e restrições.
Para saber mais sobre esses assuntos essenciais para o sucesso de seu planejamento empresarial 2018, continue a leitura!
Planejamento empresarial estratégico é o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É o processo que a organização faz para definir suas ações e movimentos de médio e longo prazo, rumo à um futuro desejado.
Sua elaboração costuma ser anual na maioria das empresas, independentemente do seu porte.
Praticamente todos os gestores e colaboradores sonham com o crescimento da empresa em que trabalham. Entretanto, com a competitividade crescente em meio às inúmeras inovações mercadológicas, está cada dia mais difícil ganhar destaque e garantir um diferencial competitivo que garanta o crescimento sustentável da organização.
Estimular a reunião de profissionais das diversas áreas, cada um deles contribuindo com a análise dos cenários externos, das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças e com sua visão de futuro, garante que a estratégia resultante será capaz de abraçar toda empresa em torno do ideal comum.
Por sua relevância e amplitude, o planejamento deve ser elaborado pelas principais lideranças da empresa, a fim de que esse processo seja o mais eficiente e amplo possível.
Planejar estrategicamente significa harmonizar as oportunidades geradas pelo ambiente externo às obrigações e recursos do negócio, com o intuito de cumprir seus objetivos futuros. Basicamente, pode-se dizer que ele precisa responder três questionamentos:
Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos, representados pelas etapas a seguir.
Etapa que busca o entendimento dos cenários político, social, econômico, tecnológico, legal e ambiental aos quais a empresa está submetida. Isso fornecerá os insumos necessários para identificar as oportunidades e ameaças ao crescimento da empresa.
Neste passo, os envolvidos devem analisar os pontos fortes e fracos da empresa, e propor ações para ressaltar os atributos de força e mitigar as fraquezas, tendo ciência das restrições financeiras, técnicas, de pessoal, de infraestrutura, dentre outras.
O propósito destas duas etapas é identificar a forma e o grau com que os ambientes externo e interno poderão impactar na conquista dos resultados desejados pela empresa e traçar objetivos capazes de endereçar cada item considerado significante pelos envolvidos no planejamento.
Geralmente representados por um verbo no infinitivo, os objetivos comunicam e fornecem a resposta ao “para onde queremos ir?”. Informações históricas fornecerão insumos para se determinar os resultados almejados para o futuro e, o desdobramento dos objetivos em Iniciativas ou Projetos Estratégicos, permitirá descrever cada passo da jornada, juntamente com seus responsáveis e prazos.
O principal vínculo entre a Estratégia e o Orçamento se dá nos investimentos necessários para a implantação das Iniciativas e Projetos Estratégicos.
Para responder às perguntas e desenvolver um planejamento mais aprofundado, você pode utilizar ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da estratégia, as quais já falamos aqui no blog. Algumas delas são a Matriz SWOT , o Ciclo PDCA e o BSC.
O orçamento empresarial é a projeção financeira futura tomando como base seu plano de contas atual, as estimativas de crescimento ou redução dos ganhos, dos custos, despesas e dos investimentos que a empresa terá.
Normalmente, ele é definido para um período de 1 a 3 anos, dependendo da área e do setor de atuação da empresa. É impossível realizar um bom orçamento sem que a equipe esteja alinhada e ciente do planejamento estratégico!
Assim como o planejamento estratégico, o planejamento estratégico e orçamentário empresarial é essencial para que as metas e os objetivos da empresa possam ser alcançáveis. Afinal, não adianta estabelecer metas ou projetos bem elaborados sem ter o dinheiro necessário para executá-los.
Ele é útil para planejar gastos, reduzir custos, gerir recursos financeiros, diminuir os impactos e aumentar os lucros. Como todo tipo de organização depende do fator financeiro, ele é essencial para o crescimento do negócio.
Uma boa forma de construir o orçamento é dividi-lo em seções, que podem variar em função das particularidades de cada empresa.
Alguns exemplos destas seções podem ser:
Dependendo do porte da empresa, sugere-se a decomposição do orçamento entre as diversas áreas, fazendo com que cada gestor se envolva e seja responsável pela execução orçamentária de seu departamento ou unidade de negócio.
Com os orçamentos destes departamentos concluídos, é possível determinar o orçamento total da empresa.
Agora que você já sabe o conceito e a importância dessas ferramentas, você já tem uma boa base para aumentar produtividade e melhorar resultados na sua empresa.
Para projetar o orçamento e uni-lo com um planejamento estratégico de sucesso, é importante lembrar que os dois andam juntos o tempo todo. Uma equipe bem treinada e engajada faz com que a empresa consiga usufruir dos seus recursos, superando as limitações para fazer o melhor.
Portanto, trabalhe com planos de negócios baseados em ganhos reais, estude sua concorrência e as oportunidades de aumentar seu próprio faturamento.
É importante ter autoconfiança, mas é preciso tomar cuidado para não focar em metas muito otimistas, que fujam do contexto em que seu negócio está. O segredo é fazer o melhor com o que você tem e não esquecer de executar suas ideias!
Para isso, você pode inserir no seu orçamento anual um software de gestão do desempenho corporativo como o STRATWs One . Ele te ajuda a fazer a estratégia acontecer e facilita o dia a dia de todos os colaboradores, unindo a operação e a estratégia em uma única plataforma!
Com o STRATWs One, você aumenta o engajamento da equipe, executa a estratégia e garante resultados cada vez mais satisfatórios.
Viu só por que o planejamento estratégico e orçamentário empresarial é importante para uma empresa? Se precisar de mais informações sobre o tema, baixe nosso e-book: Como fazer Gestão Estratégica
Ficou com alguma dúvida? Estamos à disposição para compartilhar informações e ajudá-lo a colocar em prática a execução do seu planejamento. Entre em contato conosco.
Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.
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