Como se tornar diretor executivo de uma empresa: 5 dicas preciosas para chegar ao topo

CONTEÚDO

Como se tornar diretor executivo de uma empresa

CONTEÚDO

Já pensou em ser um CEO?

Os Chief Executive Officer, ou diretores executivos, trabalham junto com outros profissionais de C-Level e são considerados os “cabeças” de uma organização. São os responsáveis por orientar a empresa e garantir que as metas sejam cumpridas.

Os CEOs podem trabalhar em uma variedade de negócios, desde pequenas startups até corporações com milhares de funcionários.

Para ocupar esse cargo, o profissional precisa ser eficiente na comunicação, possuir habilidades de liderança e gerenciamento. Por exemplo: ter a capacidade de trabalhar sob pressão e lidar com o estresse inerente às funções de CEO.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como se tornar diretor executivo de uma empresa. Confira e saiba o que fazer para alcançar o cargo mais alto de uma organização.

Para começar, inspire-se com esta frase:

Como se tornar diretor executivo de uma empresa

Este post pode interessar a você: Líder coaching: entenda como o coaching potencializa a liderança

5 dicas de como se tornar diretor executivo de uma empresa

1 – Expanda seus conhecimentos

A primeira dica de como se tornar diretor executivo de uma empresa é desenvolver uma ampla gama de habilidades e conhecimentos.

Os CEOs precisam entender como todas as partes da empresa interagem. Por isso, obter conhecimento em mais de uma área funcional (vendas, finanças, marketing etc.) pode ser bastante benéfico.

Muitas organizações também procuram diretores executivos com experiência em nível internacional. Em um mercado cada vez mais global, entender como as diferenças culturais afetam as funções dos negócios é fundamental para quem quer liderar uma grande empresa.

Além disso, tenha em mente que permanecer em uma função por mais de dois ou três anos não é a melhor maneira de se preparar para um cargo de CEO.

Ao expandir seus conhecimentos, procure diversificar seus desafios e saia da sua zona de conforto sempre que possível. Assim, você vai amplificar seu conjunto de habilidades.

2 – Cultive a sua rede de contatos

Construir uma rede de contatos dentro e fora da empresa é essencial para que você obtenha sucesso em sua jornada ao cargo de diretor executivo.

Poucos gestores se tornam CEOs sem primeiro desenvolver um relacionamento sólido com:

  • clientes;
  • fornecedores; influenciadores do setor;
  • reguladores;
  • outros diretores (CFO, CMO, CHRO, CCO etc).

E demais stakeholders.

Nesse sentido, procure participar de conferências do setor, inscreva-se em programas de educação executiva, vá a eventos sociais. Isto é: tente ir além das interações superficiais e realmente se conectar com as pessoas.

Leia também: Testes de liderança: que tipo de líder você é?

3 – Considere estudos de pós-graduação

A maioria dos diretores executivos possuem MBAs ou algum tipo de especialização. Seja na área de gestão, finanças, marketing ou até mesmo direito.

Nesta dica de como se tornar diretor executivo de uma empresa, busque se qualificar e desenvolver habilidades mais aprofundadas. Dificilmente você chegará ao cargo de CEO apenas com um diploma de bacharel.

Investir em pós-graduação te ajudará também a expandir sua rede de contatos, pois você terá a oportunidade de conhecer pessoas que estão inseridas no mesmo setor que o seu e que poderão te abrir portas.

Além disso, dependendo do programa de especialização que você escolher, você pode ter a chance de fazer estágios no exterior e adquirir uma experiência profissional diferenciada.

4 – Junte-se a um conselho de diretores

Muitos executivos atuam como membros não remunerados do conselho de administração de grupos sem fins lucrativos antes de assumir as rédeas de uma empresa como CEO.

Essa é uma excelente oportunidade de aprender sobre a dinâmica da diretoria. Assim, você poderá adquirir uma valiosa experiência na definição de estratégias, na supervisão das operações e no desenvolvimento de uma organização.

Você também terá a chance de se relacionar com outros profissionais de negócios e expandir sua rede pessoal.

Essa experiência pode até demorar um pouco (já que, na maioria dos casos, os membros do conselho devem se comprometer a servir por pelo menos um ano). Mas também pode fornecer uma visão inigualável dos desafios de ser um CEO.

Confira em nosso blog: Você sabe o que é pipeline de liderança?

5 – Seja ousado e não tenha medo de falhar

Os diretores executivos de uma empresa enfrentam constantemente desafios aparentemente sem solução. Para isso, eles precisam saber ousar e não ter medo de errar.

Se você almeja o cargo de CEO, é bom saber que haverá momentos em que você precisará tomar decisões mesmo quando tiver disponível apenas informações ambíguas ou incompletas. Para ser um CEO, é preciso ter a capacidade de assumir riscos.

Ao contrário do que você poderia esperar, nem todos os que chegam ao topo o fazem sem tropeçar. Mas os líderes de sucesso se distinguem pela maneira como lidam com esses fracassos.

Se você puder encarar os contratempos como oportunidades para melhorar, aprender e crescer, você poderá mostrar seu potencial executivo.

Essas foram as nossas 5 dicas de como se tornar diretor executivo de uma empresa. Lembre-se de que, além dessas dicas valiosas, é fundamental que você tenha muito foco, dedicação e perseverança para chegar ao cargo mais alto de uma organização.

Aproveite e assista a este vídeo de nosso canal no YouTube sobre liderança de equipe:

Saiba mais: Quais os tipos de liderança que existem? Veja 16 deles e como descobrir o seu

O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial que ajuda você a monitorar o desempenho de equipes, projetos, processos e pessoas em tempo real. Ideal para qualquer líder!

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao Como se tornar diretor executivo de uma empresa: 5 dicas preciosas para chegar ao topo

assinatura mar 18 daniella Como se tornar diretor executivo de uma empresa: 5 dicas preciosas para chegar ao topo

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas de liderança? Então, baixe nosso e-book gratuito: O que um gestor precisa para se tornar um líder de sucesso?