Logo siteware

Como se tornar um CFO: 6 dicas para chegar ao mais alto cargo financeiro

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Como se tornar um CFO

CONTEÚDO

As finanças são um aspecto vital para qualquer negócio. Por isso, precisam de alguém competente para estar à frente de todas as questões que envolvem dinheiro.

É aí que entram os CFOs – Chief Financial Officers, ou diretores financeiros. Eles são os executivos seniores que tomam decisões financeiras importantes e supervisionam todos os aspectos financeiros de uma organização.

Essa posição exerce impacto em praticamente todas as outras áreas da empresa. Os CFOs ajudam a empresa a tomar decisões que melhor atendam os clientes e otimizem os resultados de negócios.

Se você quer saber como se tornar um CFO, você está no lugar certo. Confira neste artigo 6 dicas de como alcançar o cargo mais alto em uma carreira financeira.

Este post também pode interessar a você: Planejamento Financeiro Empresarial: 8 dicas para ter grandes resultados!

O que faz um CFO?

Antes de falarmos sobre como se tornar um CFO, é interessante relembrarmos as funções que o profissional que ocupa esse cargo desempenha dentro de uma organização.

O CFO supervisiona todas as operações financeiras de uma empresa. Assim, sua principal responsabilidade é garantir a saúde financeira de uma organização, otimizando os lucros e limitando gastos e desperdícios.

Há uma série de tarefas que devem cumprir para garantir o crescimento financeiro de sua organização, como:

  • supervisionar e auxiliar na produção das demonstrações financeiras;
  • analisar tendências de receita e de gastos;
  • criar estratégias para um crescimento ideal;
  • supervisionar e coordenar fusões e aquisições;
  • prestar contas;
  • desenvolver fluxos de receita;
  • direcionar a estratégia de negócios;
  • consultar outros executivos e administradores sobre decisões financeiras.

Tudo isso é feito determinando controles de risco e desenvolvendo estratégias inovadoras de captação de recursos para impulsionar a expansão, a modernização ou o desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

Os CFOs precisam ser tecnologicamente competentes e capazes de integrar a estratégia de tecnologia aos negócios.

Confira neste infográfico da NFe.io como ser um bom gestor financeiro:

Como se tornar um CFO

6 dicas de como se tornar um CFO

1 – Invista em sua formação

Além do diploma de bacharelado em contabilidade, economia, administração ou qualquer outra área correlata, é extremamente importante que você busque formações complementares que engrandeçam o seu currículo e a sua preparação para o cargo de CFO.

O mais indicado é fazer um MBA (Master of Business Administration), que é uma uma pós-graduação que geralmente leva cerca de dois anos para ser concluída.

Não é um requisito para se tornar um CFO, mas lhe dá uma vantagem perante os concorrentes que não têm essa especialização.

Você sabe? Como calcular o valuation de uma startup: 3 métodos que você precisa conhecer

2 – Considere ocupar posições de controlador e tesouraria

Existem alguns cargos que muitos profissionais costumam ocupar antes de chegarem ao de CFO. Tais posições são de crescente responsabilidade dentro de um departamento de finanças, como gerente de auditoria interna, tesoureiro ou controlador.

Obter ampla experiência corporativa em uma função de tesouraria, por exemplo, pode aumentar sua experiência com financiamento e execução de estratégias, ambas essenciais para as funções de CFO.

3 – Amplie sua experiência financeira

Não há como se tornar um CFO sem ter uma plena compreensão dos fundamentos de orçamento, análise, conformidade, gerenciamento de risco e outros princípios contábeis. Para adquirir esse conhecimento, é preciso experiência.

Como CFO, seu trabalho será garantir que as decisões do CEO e do conselho sejam financeiramente sólidas, tanto em relação aos recursos disponíveis quanto à conformidade regulatória. Ter ampla experiência financeira torna você mais apto a fazer esses julgamentos.

Às vezes, especialmente em pequenas empresas, a mesma pessoa atua como diretora executiva e diretora financeira, tornando esse conhecimento financeiro ainda mais crucial.

Quer mesmo se tornar um CFO? Então, assista a este vídeo e conheça os principais indicadores financeiros:

4 – Expanda sua experiência comercial e operacional

Ganhar uma compreensão profunda do negócio é fundamental na carreira do CFO. Neste cargo, você se encontrará regularmente com a diretoria e colaborará com os gerentes.

Por esse motivo, você precisa de um entendimento mais amplo dos lados comercial e operacional de uma empresa.

A visão e o apoio de um mentor experiente podem ser eficazes neste estágio. Assumir uma posição de liderança em uma associação sem fins lucrativos ou industrial também pode oferecer treinamento valioso para futuros CFOs, fornecendo exposição a uma ampla gama de processos e desafios de negócios.

5 – Saiba se comunicar e se relacionar

Certifique-se de desenvolver relacionamentos com pessoas de todos os níveis da empresa, dentro e fora de seu departamento. Melhore suas habilidades de comunicação e apresentação. Posicione-se como um construtor de equipe.

Além de ser o responsável perante a diretoria, pelo status financeiro de uma empresa, você fará a ponte com os investidores, traduzindo o que eles esperam ver da empresa e do conselho.

Essas comunicações corporativas serão frequentes, pois os investidores são os principais interessados ​​no negócio.

6 – Procure expandir seus conhecimentos tecnológicos

Com mais computação na nuvem, software como serviço (SaaS), análise de big data, segurança cibernética e outras inovações que permeiam o setor financeiro, parte da carreira de CFO é entender os benefícios e riscos associados à tecnologia.

Mais empresas estão descobrindo que precisam de especialistas em big data e podem obtê-los construindo competência técnica dentro de seus departamentos financeiro e contábil.

Enquanto você não pode se tornar um especialista neste domínio, não faria mal se familiarizar com assuntos relacionados a recuperação de dados, interpretação e análise, por exemplo.

Essas foram as nossas 6 dicas de como se tornar CFO. Lembre-se de que ninguém chega a esse cargo da noite para o dia. É necessário bastante experiência e dedicação.

Saiba mais: 5 principais exemplos de indicadores de desempenho financeiro

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que mostra indicadores de desempenho de forma ágil e transparente. Por isso, é uma excelente ferramenta para quem quer acompanhar o desempenho financeiro de uma empresa.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 14 Como se tornar um CFO: 6 dicas para chegar ao mais alto cargo financeiro

assinatura mar 18 daniella 13 Como se tornar um CFO: 6 dicas para chegar ao mais alto cargo financeiro

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]