4 empresas de sucesso que abraçaram o pagamento recorrente

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Empresas que trabalham com pagamento recorrente estão apresentando resultados impressionantes.
Só para você ter uma ideia, o mercado de clube de assinaturas, que costuma trabalhar com esse modelo, deve crescer 72% até 2022 na Inglaterra e a previsão é de que esse segmento seja avaliado em bilhões de dólares no mesmo período.
Se você acha que essa realidade só está dominando a Terra da Rainha, saiba que está muito enganado! Isso porque segundo dados da ABComm, esse setor registrou um crescimento de mais de 160% de 2014 a 2018 no Brasil.
O interessante dessas companhias que trabalham com pagamento recorrente é que mesmo as pequenas conseguem conquistar sua fatia de mercado, uma vez que boa parte delas é voltada para a prestação de serviços e não são de grande porte. Entre elas, podemos destacar:
- agências de comunicação;
- escritórios de contabilidade;
- academias;
- empresas SaaS;
- escolas.
Dessa forma, tanto o pequeno como o médio empresário podem ter seus negócios alavancados ao adotar esse modelo.
Para saber mais sobre o tema e conhecer empresas que trabalham com essa modalidade, basta seguir com sua leitura!
Afinal, o que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é um modelo de operação financeira que acontece por meio de um contrato entre empresa e cliente.
Para tanto, a companhia oferece um serviço contínuo, baseado em assinaturas ou na venda de produtos/serviços que contam com uma periodicidade acordada (semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual). Em troca, o cliente realiza o pagamento na data determinada, que acontece de forma automatizada.
As opções mais comuns de pagamento recorrente são:
- via cartão de crédito;
- boleto bancário;
- débito automático.
Para entender melhor como esse modelo funciona, sugerimos que assista ao webinar abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=F8g_j_zLNhc&t=597s
Quais são as vantagens do pagamento recorrente?
O pagamento recorrente conta com vantagens relevantes tanto para o empreendedor como para o cliente.
Para o cliente, esse modelo oferece mais comodidade, uma vez que ele tem acesso à sua assinatura ou recebe seus produtos sem precisar se preocupar em solicitá-los.
Além disso, ajuda na sua gestão financeira, pois ele sabe os valores que serão cobrados e a data.
Já para o empresário, essa modalidade contribui para diminuir os casos de inadimplência pelo fato da cobrança ser automática, o que evita, também, o desconforto da cobrança pessoal.
Além disso, este tipo de cobrança possibilita que o gestor consiga ter uma melhor previsão financeira, o que representa um grande benefício estratégico. Isso porque a tendência desse modelo é a estabilidade do volume de clientes. É claro que pode haver cancelamentos, mas eles não são tão comuns.
Nesse sentido, é válido destacar que essa modalidade não só assegura uma previsão mais assertiva da receita como também promove a produtividade de sua equipe.
Afinal, o pagamento acontece de modo automatizado o que, além de reduzir erros, contribui para que seus funcionários não se percam em cálculos e que, assim, possam se dedicar a outras tarefas.
Crédito: Unsplash
4 empresas que utilizam o pagamento recorrente em seus negócios
Confira, agora, algumas empresas que abraçaram esse modelo em seus negócios e que têm apresentado bons resultados.
1. DogHero
A DogHero funciona como um Airbnb para cães, uma vez que sua plataforma busca simplificar a hospedagens desses bichinhos de estimação, aliando bons preços e serviços pessoais.
Essa empresa brasileira, que já levantou mais de R$ 8 milhões e está investindo em serviços complementares, trabalha com pagamentos recorrentes, oferecendo a oportunidade de que seus clientes realizem o pagamento da creche, por exemplo, semanalmente.
2. Conta Azul
Em 2018, a ContaAzul levantou cerca de R$ 100 milhões em investimentos para melhorar a relação das pequenas empresas com os escritórios de contabilidade.
Focada em dobrar de tamanho, a ContaAzul já atendeu mais de 800 mil companhias. Para tanto, desenvolveu um sistema de gestão de finanças e controle de vendas para pequenos e microempresários.
Hoje, a organização conta com três planos distintos: os mensais, trimestrais e anuais.
3. Contabilizei
Por meio de uma plataforma online, a Contabilizei tem como meta facilitar o pequeno e microempreendedor em suas tarefas contábeis.
Essa startup planeja crescer 200% até 2021 e já recebeu um aporte de cerca de R$ 75 milhões, resultado direto das marcas conquistadas pela companhia, uma vez que gerou uma economia de R$ 250 milhões em serviços contábeis para seus consumidores.
A empresa também trabalha com o modelo de pagamentos recorrentes e conta com diferentes planos.
4. Me Salva!
O Me Salva! é um cursinho online que começou pequeno, com um canal do Youtube, mas que aproveitou a boa onda do ensino à distância para oferecer conteúdo de qualidade tanto para quem deseja passar no Enem, como para o aluno que quer ter melhores notas no ensino médio.
O resultado disso não poderia ser melhor. Afinal, só em 2016, a plataforma conquistou um crescimento de mais de 300%.
O Me Salva! conta com diferentes tipos de assinaturas que variam de acordo com o objetivo do aluno.
Como implementar o pagamento recorrente em sua empresa?
Para implementar esse modelo de cobrança, é preciso automatizar o seu sistema de pagamentos. Para isso, uma boa alternativa é contar com uma plataforma que viabilize esse processo.
Para tanto, existe a iugu, uma plataforma pioneira em recorrência, que conta com mais de 7 anos de mercado e um índice de satisfação entre seus clientes de quase 100%.
Em caso de interesse, entre em contato com um dos especialistas da iugu e tire suas dúvidas.
Este artigo foi escrito pela equipe da iugu. Você gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar o seu conhecimento em suas redes sociais publicando esse post!
Crédito da foto de capa: PX Here