Como conseguir investimento para startup? Confira 5 dicas que funcionam

CONTEÚDO

Como conseguir investimento para startup

CONTEÚDO

Você está com uma ideia incrível de negócio mas ainda não sabe como financiá-la?

Uma pesquisa feita pelo Sebrae e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostrou que cerca de 30% das startups não conseguem se manter no mercado. E a principal causa é a dificuldade de acesso a capital.

Para que você não entre nessa decepcionante estatística, separamos aqui algumas dicas de como conseguir investimento para startup.

Por isso, confira nossas dicas e saiba o que fazer para financiar a sua ideia antes que alguém faça isso primeiro!

Leia também: Você sabe o que é uma empresa Startup?

Como conseguir investimento para startup?

Para começar, você precisa ter um excelente modelo de negócio, algo que comprove que sua startup tem condições de crescer e se desenvolver de forma sustentável.

Além disso, um quadro de fundadores capazes e com expertises variadas também é muito valorizado pelo mercado.

Por fim, se sua startup já passou da fase de ideia e está começando a lançar seus primeiros produtos ou serviços, é fundamental demonstrar a lucratividade esperada e quando o investimento começará a se pagar.

Você sabe como montar um modelo de negócios? Então confira este vídeo antes de ver nossas dicas de como conseguir investimento para startup:

Agora sim, como conseguir investimento para uma startup:

1- Amigos e familiares

A primeira dica de como conseguir investimento para startup é recorrer a amigos e familiares.

Parece pouco profissional? Ora, lembre-se que algumas das maiores empresas do mundo na atualidade, como o Facebook, Apple e Microsoft começaram em garagens, com capital bem limitado.

Portanto, apelar para seu círculo familiar e de amigos não é nenhuma vergonha. Isso porque essas são pessoas que gostam, confiam e acreditam em você e na sua ideia. Assim, mesmo que o seu projeto ainda esteja em fase inicial, fale com essas pessoas.

Família e amigos são os únicos que conhecem o seu potencial e estarão dispostos a oferecer o dinheiro que você precisa para começar o seu negócio.

Apesar de serem pessoas próximas, é preciso agir com profissionalismo. Mostre para eles os riscos envolvidos no investimento para que eles possam se decidir. Saiba separar o lado pessoal do profissional para não desgastar as relações.

Confira em nosso blog: Dicas para startups: o que fazer para alcançar o sucesso?

2- Bancos e programas governamentais

Os bancos tradicionais geralmente não são uma fonte fácil de capital para startups de estágio inicial e pequenas empresas. No entanto, à medida que você ganha tração, eles podem oferecer cartões de crédito e empréstimos com taxas de juros amigáveis.

Há também programas do governo que fornecem subsídios para certos tipos de projetos. Isso não significa que trazer esse tipo de capital será mais fácil. Em muitos casos, existem certas restrições e limitações que podem ser onerosas para as startups.

O importante é que você pesquise bem as condições de cada banco e veja qual programa de incentivo combina melhor com a sua ideia e é mais vantajoso para o seu negócio.

3- Investidores Anjo

Um investidor anjo é um investidor com um alto nível de renda. Ele investe seus próprios recursos no desenvolvimento da sua startup em troca de uma participação nela.

Os “anjos” recebem esse nome porque estão dispostos a aplicar uma grande quantia de dinheiro em um negócio que ainda está em fase inicial. No entanto, apesar de uma receita atual muito pequena, acreditam que tem grande potencial de gerar bons lucros no futuro.

Além do capital, esses investidores podem usar o networking deles e a experiência comercial para alavancar a sua startup.

No entanto, vale lembrar que é precisa escolher bem o seu investidor anjo. Porque, daqui pra frente, ele será o seu parceiro de negócios.

Investidores anjo costumam ser bastante exigentes. Confira alguns KPIs que podem te ajudar a mostrar o sucesso do seu negócio: Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável

4- Aceleradoras

Para startups em um estágio inicial, existem empresas aceleradoras que oferecem excelentes maneiras de desenvolver o seu negócio tanto financeira quanto estrategicamente.

Normalmente, os programas aceleradores têm um cronograma estabelecido. Assim, as startups passam semanas ou meses trabalhando com um grupo de mentores.

Esse grupo geralmente é composto por executivos de startups e investidores externos. Eles estão lá para ajudar a construir seu negócio e evitar problemas ao longo do caminho.

O objetivo dos programas de aceleração é ajudar a iniciar o negócio em poucos meses, levando-o de um estágio inicial para um bem mais avançado em pouco tempo.

Uma das mais conhecidas aceleradoras do Brasil é a ACE. Confira este vídeo e veja como ela pode ajudar sua startup:

5 – Venture Capital

Para encerrar nossa lista de dicas de como conseguir investimento para startup, temos o Venture Capital (capital de risco).

Essa é uma modalidade de investimento composta por investidores e fundos de risco. Tais investidores costumam financiar empresas de pequeno e médio porte que estão começando agora e que possuem um alto potencial de lucro.

Investidores Venture Capital aplicam recursos em startups com expectativa de crescimento acelerado e elevado nível de rentabilidade.

Diferentemente dos Investidores Anjo, aqui se investe em empresas um pouco mais estabilizadas, que já deram o pontapé inicial, provaram seu potencial de crescimento e precisam de recursos financeiros para acelerar as operações e expandir no mercado.

Além do dinheiro, os investidores desta modalidade oferecem também expertise e o compartilhamento de conhecimento em assuntos relacionados à gestão.

Vale ressaltar que, quando esse investimento é efetivado, o fundo responsável pelo aporte passa a integrar o quadro societário da sua startup.

No Brasil, é comum que os fundos VC invistam de R$ 2 milhões a R$10 milhões em empresas.

Em resumo, pode-se dizer que o objetivo do VC é oferecer o apoio financeiro necessário para que as empresas consigam alcançar o seu potencial máximo.

Essas foram as nossas dicas de como conseguir investimento para startup. Ao colocá-las em prática, você vai conseguir captar os recursos necessários para fazer a sua empresa crescer.

Saiba mais: 7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem sucedidos

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Com ele, empresas de todos os portes podem acompanhar seu desempenho para procurar oportunidades de melhoria e tomar as melhores decisões.

 

 

 

Banner 16 Como conseguir investimento para startup? Confira 5 dicas que funcionam