Logo siteware

Mas afinal, o que é planejamento e gestão em saúde?

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
planejamento e gestão em saúde

CONTEÚDO

Desenvolver um planejamento sólido e uma gestão eficiente e qualificada são fatores fundamentais para o sucesso de organizações de qualquer segmento. Inclusive para aquelas que atuam na área da saúde. Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o planejamento e gestão em saúde.

Se quiser, ouça todo o nosso conteúdo dando play:

Já sabemos que o atendimento aos pacientes é só a ponta de um processo. Afinal, antes disso há várias outras etapas que precisam ser bem planejadas e gerenciadas para que todas as engrenagens de uma instituição de saúde possam se movimentar de maneira organizada e sem falhar.

Para isso, é importante saber elaborar um planejamento estratégico em saúde. É por meio dele que se consegue orientar as tomadas de decisões, promover uma gestão em saúde de excelência e alcançar os objetivos da instituição.

Assim, neste artigo, vamos explicar o que é planejamento e gestão em saúde, qual a importância do planejamento em saúde e as etapas essenciais de como fazer.

Continue a leitura e aproveite!

O que é gestão da saúde?

A gestão da saúde se refere a um conjunto de práticas que têm como foco coordenar diferentes processos em uma instituição que oferece serviços de saúde.

Dessa forma, é de responsabilidade do planejamento e gestão em saúde fazer o levantamento das necessidades da organização, definir, aplicar e monitorar as políticas internas, estabelecer e revisar estratégias, gerenciar os recursos humanos, financeiros, tecnológicos e sanitários, garantir a adequação das instituições às leis vigentes e orientar e coordenar as equipes de trabalho.

Basicamente, o gestor de saúde deve atuar na garantia da segurança e qualidade dos serviços prestados.

Leia também: 6 dicas da Gartner para otimizar a Cadeia de Suprimentos na saúde

certificações hospitalares

O que é planejamento e gestão em saúde?

Podemos definir o que é planejamento e gestão em saúde como uma série de estratégias que são estabelecidas e implementadas visando o bom desenvolvimento dos processos e o alcance de metas e objetivos da instituição.

O planejamento orienta as decisões dos gestores e o trabalho de todos os demais agentes envolvidos nos processos internos, indicando os passos necessários para atingir os resultados pretendidos.

Veja também: 6 Tendências de gestão em saúde para 2022

Por que fazer o planejamento e gestão em saúde?

Primeiramente, tendo em vista a complexidade peculiar dos serviços de saúde, o planejamento estratégico em saúde é importante para que os processos internos possam correr de maneira mais fluida e eficiente.

Sem um planejamento bem estruturado, os processos tendem a ficar mais desorganizados, comprometendo o desempenho das equipes de trabalho.

Dessa forma, contar com planejamento e gestão em saúde é essencial para que todos tenham clareza sobre suas responsabilidades e sobre como devem executar suas tarefas.

Além disso, o planejamento favorece a qualidade da assistência oferecida aos pacientes e contribui para a redução de custos operacionais e produtividade de todo o staff.

Veja mais: Entenda o que são indicadores de saúde, para que servem e como eles podem melhorar a gestão hospitalar

E o que é gestão estratégica na saúde?

A gestão estratégica na saúde se refere ao uso de estratégias de gestão que são adotadas visando objetivos de longo prazo.

Assim, trata-se do uso de práticas gerenciais que estejam alinhadas à missão, à visão e aos valores da instituição de saúde.

Leia mais: Você sabe como ser um bom gestor hospitalar? Confira 8 dicas para garantir a saúde de sua instituição

A gestão estratégica de instituições de saúde pode trazer excelentes resultados. Confira este case de sucesso na Unimed-BH e entenda como alcançar esses benefícios de maneira prática e estratégica:

A importância planejamento estratégico situacional em saúde

O planejamento estratégico situacional em saúde é um método que busca solucionar problemas e corrigir falhas à medida em que elas aparecem. Esse tipo de planejamento organiza a gestão estratégica conforme o diagnóstico de uma situação ou momento específico.

Na área da saúde, o planejamento estratégico situacional identifica oportunidades de desenvolvimento sem desconsiderar as fragilidades da instituição.

Dessa forma, trata-se de um plano aberto; sua conclusão é feita somente quando as situações ocorrem. Além disso, as mudanças e as decisões são implementadas de acordo com a urgência que elas apresentam.

Etapas do planejamento em saúde: como fazer?

Agora que você já sabe o que é planejamento e gestão em saúde, confira abaixo quais são as etapas fundamentais para a construção de um bom planejamento.

  • Etapa 1 – Faça um diagnóstico dos processos e identifique os problemas que precisam ser corrigidos.
  • Etapa 2 – Defina com os objetivos do seu planejamento com clareza; eles devem ser realistas, alcançáveis e mensuráveis.
  • Etapa 3 – Faça um levantamento dos recursos disponíveis e da sua estrutura de custos e estabeleça um orçamento para execução do plano.
  • Etapa 4 – Elabore suas estratégias e defina os responsáveis pela execução de cada uma delas.
  • Etapa 5 – Crie um cronograma, estabelecendo os prazos para cada etapa do seu planejamento.
  • Etapa 6 – Execute e monitore o seu planejamento por meio de indicadores de desempenho.
  • Etapa 7 – Revise o planejamento periodicamente e efetue os ajustes que você considerar necessários.

Indicadores de desempenho? São parâmetros usados para medir a performance de sues processos, saiba mais sobre eles neste vídeo:

escolher ferramenta de desempenho

Saiba mais: Os 7 principais indicadores financeiros hospitalares e sua importância para a gestão

Bom, espero que tenha ficado claro para você o que é planejamento e gestão e saúde, sua importância e como fazer.

Promova uma gestão de saúde mais qualificada

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que vai ajudar sua empresa a definir, acompanhar e divulgar indicadores de desempenho.

Assim, ao notar que algum processo não atende seus padrões de qualidade, poderia desenvolver melhorias para atender ao público com toda eficiência que ele deseja. E se você está buscando a melhoria de sua gestão na saúde com o objetivo de conseguir acreditação hospitalar, temos um material perfeito para você. Baixe agora, ele é gratuito: E-BOOK: como obter certificação e acreditação hospitalar com o monitoramento de processos?

stratws one

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]