Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável

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Indicadores para startup

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O número de startups no Brasil tem crescido cerca de 20% ao ano, segundo estimativas da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Além de muita pesquisa para oferecer uma solução diferente ao mercado e perfil empreendedor para fazer o negócio dar certo e prosperar continuamente, essas startups precisam ainda prestar atenção nos chamados indicadores para startup.

Os indicadores, também conhecidos como KPIs (do inglês Key Performance Indicators), garantem que a empresa mensure seus resultados, melhore sua produtividade e possa ter uma visão de crescimento mais adequada.

O amadurecimento de startups no Brasil deve muito aos indicadores de startup. Ao utilizá-los da maneira correta, é possível analisar melhor os erros e acertos e prospectar as metas com mais clareza e efetividade.

Conheça os principais indicadores, como calcular e exemplos para se inspirar e analisar se sua startup está no caminho certo!

Leia também: 7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem-sucedidos

Seis dos principais indicadores de startup

Existem vários indicadores para startup que podem ser úteis para empreender e analisar a saúde financeira do negócio. As receitas e despesas, por exemplo, são importantíssimas, assim como o número de vendas.

O número de clientes na base, leads e leads qualificados para conversão são alguns exemplos de indicadores naturalmente buscados pelos donos de startups.

Mas também existem alguns que necessitam de cálculos simples e que podem fazer toda a diferença na gestão da startup.

Por isso, conheça seis dos principais!

1- Custo de aquisição de cliente

O custo de aquisição de cliente (CAC) mensura o quanto você está investindo na startup para de fato conquistar novos clientes. Com ele, também é possível analisar como está a penetração do produto ou serviço.

Como calcular?

Some todos os custos que têm para adquirir novos clientes, sejam eles posts patrocinados nas redes sociais ou outras ações de marketing e vendas, e divida pelo número de clientes únicos.

O importante é que o valor não ultrapasse a receita gerada por cliente.

Exemplo: você gastou R$ 200 com uma campanha e conseguiu 200 clientes. O CAC foi de R$ 1,00.

2- Ticket médio por cliente

O ticket médio é o valor médio de compra de cada consumidor. Ou seja, quanto aquele cliente gasta com os produtos ou serviços que você está vendendo, em determinado período.

Para calcular, basta somar a receita total do volume de vendas e dividir pelo número de clientes que fizeram compras naquele período.

3- Churn rate

A churn rate também é conhecida como a taxa de evasão de clientes. Ou seja, quantos consumidores estão deixando de ser ativos na base?

Dependendo da resposta, é possível entender se os métodos para fidelizar seus clientes são os mais adequados. Também fica claro se você precisa gastar mais com novas aquisições (aumentar o CAC).

É claro que adquirir novos clientes sempre será mais caro do que manter os existentes. Por isso, se esforce para oferecer um bom atendimento ao cliente, suporte e produto de qualidade.

A ideia é alcançar um churn negativo, quando a receita extra gerada pela base de clientes ativos é maior do que a receita perdida pelos cancelamentos.

Mas caso ela exista, contanto que seja menor que 5%, é considerada aceitável. Porém, é preciso tomar providências.

Para calcular esta métrica, pegue o número de clientes que cancelaram o serviço no período e divida pelo número total de clientes ativos no último mês.

Exemplo: se 1 a cada 20 clientes cancelam o produto por mês, a taxa de churn está sendo de 5%.

4- Lifetime Value

Entre os indicadores para startup, outro bastante valioso é o Lifetime Value (LTV).

Basicamente, a métrica indica quanto o cliente produz de receita para a startup em um período, desde que fez sua primeira compra. Quanto maior for o resultado, melhor.

Para calcular, multiplique o valor médio de receita por cliente (ticket médio) pelo tempo de permanência na base.

O ideal é que o LTV seja maior para que o negócio possa ser lucrativo.

5- Net Promoter Score

O Net Promoter Score (NPS) é um dos indicadores para startup que medem a satisfação do cliente. Com ele você percebe se há algum problema eminente aumentando o churn da startup, entre outras análises.

Geralmente, calcula-se com base em pesquisas com escalas de 0 a 10. Por exemplo, com a pergunta “Qual a probabilidade de você recomendar a empresa?”

Para calcular o NPS, deve-se fazer a subtração entre o percentual de detratores e promotores. Detratores seriam as notas entre 0 a 6, promotores 9 e 10. Entre 7 e 8, seriam os votos neutros.

Você pode interpretar as notas com base em classificações como a Zona de Excelência (NPS entre 75 e 100); Zona de Qualidade (entre 50 e 74); Zona de Aperfeiçoamento (entre 0 e 49) e Zona Crítica (NPS negativo, entre -100 e -1).

Confira esta ilustração:

indicadores para startup
Fonte: equestiona

Conheça também: [eNPS] Employer Net Promoter Score: o que é esta métrica?

6- Receita recorrente

Além dos outros indicadores para startup, o fluxo de receita recorrente é extremamente importante para atrair investidores. Pois saber com quantos usuários ativos mensais sua startup pode contar e qual a receita que eles proporcionam, ajuda muito a avaliar o valor de um negócio.

O cálculo é simples, uma vez que traz a receita vinda de clientes fixos. Quanto maior for, mais estável será o negócio.

Você sabe como gerenciar indicadores de desempenho? Então, confira este vídeo do nosso canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=gHoBM8uGIlcu0026t=2s

Defina seus KPIs e melhore sempre que possível!

Nem sempre os KPIs mais importantes serão os mesmos entre startups diferentes. Por isso, veja quais indicadores são relevantes para o crescimento da sua empresa e tente melhorá-los sempre que possível.

Interprete além dos números, a tendência que os indicadores seguem e o que podem te mostrar.

Isso ajudará a compreender o futuro da empresa e tomar decisões mais planejadas, com base em uma visão ampla de negócio.

Nunca é tarde para descobrir: Você sabe o que é uma empresa Startup?

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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