Em momentos de crise, os empresários são obrigados a tomar medidas extremas para continuar operando. E, muitas vezes, nem sabem se quando tudo isso passar serão capazes de retomar suas atividades econômicas.
Tendo isso em vista, fica a pergunta: como gerir uma empresa em tempo de crise?
Se você também está se questionando sobre isso, fica tranquilo que a gente vai te ajudar.
Elaboramos este artigo com 6 dicas fundamentais de gestão de empresas em tempo de crise. Continue a leitura e saiba quais boas práticas seguir para enfrentar este e qualquer outro momento conturbado.
Veja também: Como criar um Plano de Ação para Gestão de Crise
A ideia de que crises são oportunidades pode ser uma armadilha. Antes de se aventurar em novas estratégias arriscadas, tenha os pés bem firmes no chão.
Dando início às nossas dicas de como gerir uma empresa em tempo de crise, é fundamental que você reavalie o seu atual planejamento de vendas.
Essa é uma prática extremamente necessária em momentos difíceis, pois as ações e as metas previstas no plano original podem não ter aplicabilidade nenhuma no novo contexto de crise.
Dessa forma, faça um diagnóstico do seu negócio e repense o seu planejamento comercial e suas estratégias. Assim, você conseguirá evitar a perda de clientes e a diminuição de receita.
A segunda medida de empresas em tempo de crise se refere ao capital de giro.
Em poucas palavras, o capital de giro funciona como uma reserva de dinheiro que a empresa tem para se manter no períodos que vai da compra de seus insumos e pagamento de despesas até o recebimento de suas vendas.
Reduzir a necessidade de capital significa encurtar esse período. Ou seja, o ciclo de caixa precisa ser mais curto. Ao fazer isso, você recebe mais cedo e consegue pagar mais tarde.
Para tanto, procure:
Veja mais: Tudo sobre gestão de capital de giro: o que é e como medir
Analisar os investimentos atuais do seu negócio é uma ótima medida de empresas em tempo de crise. Quando você coloca isso em prática, é possível identificar quais investimentos estão dando pouco retorno e deverão ser interrompidos.
Mas a crise não significa que você não deve investir em nada. Considere também outras possibilidades mais rentáveis, com potencial de trazer bons frutos a médio e longo prazo. Assim, quando a crise passar, você não estará totalmente desamparado financeiramente.
Conhecer indicadores pode ser de grande ajuda nessa hora, veja alguns dos mais importantes:
Outra dica fundamental de como gerir uma empresa em tempo de crise se refere à solicitação de empréstimos.
Durante períodos economicamente difíceis, é bastante comum que empreendedores recorram às instituições financeiras em busca de linhas de crédito para conseguir pagar seus vencimentos e manter a empresa de pé.
Porém, é de extrema importância se atentar aos juros cobrados e aos prazos oferecidos pelos credores. Caso contrário, sua dívida pode acabar virando uma bola de neve
Em toda crise, mais cedo ou mais tarde, o empreendedor se vê obrigado a reduzir drasticamente seus custos. Ele, então, acaba demitindo funcionários, reduzindo a produção, vendendo equipamentos etc.
Apesar de serem decisões legítimas e compreensíveis em um momento de crise, é importante que elas sejam tomadas com racionalidade e inteligência. Assim, em vez de adotar medidas desesperadas para reduzir seus custos operacionais e administrativos, atenha-se aos números.
Por isso, faça um balanço dos seus gastos, observe seus processos atuais, projete seus recebimentos e decida onde cortar com objetividade.
Veja dicas de como reduzir custos:
Encerrando as dicas de medidas de empresas em tempo de crise, procure avaliar com cuidado os preços de seus produtos e serviços.
Não é raro observar empresas que, para conseguir sobreviver durante uma crise, acabam reduzindo bastante os preços de suas soluções devido à queda na demanda.
Essa pode não ser uma boa ideia. Isso porque a redução dos preços pode comprometer bastante o seu caixa e dificultar o cumprimento de suas outras obrigações financeiras.
A solução para esse impasse é entender o seu mercado e a política de preço praticada por ele, bem como o valor que o seu público está disposto a pagar.
Leia mais: 4 dicas estratégicas de como sobreviver à crise
Uma das maneiras de lidar com a crise é se antecipar a ela. Por isso, confira este vídeo do professor Marcelo Rodrigues:
Essas foram as nossas 6 dicas fundamentais de como gerir uma empresa em tempo de crise. Coloque-as em prática e consiga sobreviver a momentos difíceis.
Saiba mais: Indicadores de gestão de riscos: como funcionam e sua importância no gerenciamento de crises
O STRATWs One é um software de gestão de performance que permite analisar os indicadores de desempenho durante a crise e, assim, saber exatamente o que precisa ser melhorado.
Veja mais algumas de suas vantagens, que o fizeram ser o escolhido por mais de mil empresas e 162 mil usuários:
O líder precisa se manter no controle durante uma crise, por isso, confira nosso webinar gratuito: [WEBINAR GRAVADO] Inteligência emocional para líderes: dicas para manter a equipe engajada
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |