Como gerir uma empresa em tempo de crise: 6 boas práticas para enfrentar momentos difíceis no negócio

Conteúdo
Em momentos de crise, os empresários são obrigados a tomar medidas extremas para continuar operando. E, muitas vezes, nem sabem se quando tudo isso passar serão capazes de retomar suas atividades econômicas.
Tendo isso em vista, fica a pergunta: como gerir uma empresa em tempo de crise?
Se você também está se questionando sobre isso, fica tranquilo que a gente vai te ajudar.
Elaboramos este artigo com 6 dicas fundamentais de gestão de empresas em tempo de crise. Continue a leitura e saiba quais boas práticas seguir para enfrentar este e qualquer outro momento conturbado.
Veja também: Como criar um Plano de Ação para Gestão de Crise
6 dicas de como gerir uma empresa em tempo de crise
A ideia de que crises são oportunidades pode ser uma armadilha. Antes de se aventurar em novas estratégias arriscadas, tenha os pés bem firmes no chão.
1 – Repense seu planejamento comercial
Dando início às nossas dicas de como gerir uma empresa em tempo de crise, é fundamental que você reavalie o seu atual planejamento de vendas.
Essa é uma prática extremamente necessária em momentos difíceis, pois as ações e as metas previstas no plano original podem não ter aplicabilidade nenhuma no novo contexto de crise.
Dessa forma, faça um diagnóstico do seu negócio e repense o seu planejamento comercial e suas estratégias. Assim, você conseguirá evitar a perda de clientes e a diminuição de receita.
2 – Busque reduzir a necessidade de capital de giro
A segunda medida de empresas em tempo de crise se refere ao capital de giro.
Em poucas palavras, o capital de giro funciona como uma reserva de dinheiro que a empresa tem para se manter no períodos que vai da compra de seus insumos e pagamento de despesas até o recebimento de suas vendas.
Reduzir a necessidade de capital significa encurtar esse período. Ou seja, o ciclo de caixa precisa ser mais curto. Ao fazer isso, você recebe mais cedo e consegue pagar mais tarde.
Para tanto, procure:
- evitar conceder prazos muito estendidos para seus recebimentos;
- evitar manter estoques em excesso;
- tente não ampliar o prazo de pagamento aos seus fornecedores.
Veja mais: Tudo sobre gestão de capital de giro: o que é e como medir
3 – Faça uma análise sobre seus investimentos atuais
Analisar os investimentos atuais do seu negócio é uma ótima medida de empresas em tempo de crise. Quando você coloca isso em prática, é possível identificar quais investimentos estão dando pouco retorno e deverão ser interrompidos.
Mas a crise não significa que você não deve investir em nada. Considere também outras possibilidades mais rentáveis, com potencial de trazer bons frutos a médio e longo prazo. Assim, quando a crise passar, você não estará totalmente desamparado financeiramente.
Conhecer indicadores pode ser de grande ajuda nessa hora, veja alguns dos mais importantes:
4 – Tenha cuidado na hora de solicitar crédito
Outra dica fundamental de como gerir uma empresa em tempo de crise se refere à solicitação de empréstimos.
Durante períodos economicamente difíceis, é bastante comum que empreendedores recorram às instituições financeiras em busca de linhas de crédito para conseguir pagar seus vencimentos e manter a empresa de pé.
Porém, é de extrema importância se atentar aos juros cobrados e aos prazos oferecidos pelos credores. Caso contrário, sua dívida pode acabar virando uma bola de neve
5 – Reduza seus custos de modo inteligente
Em toda crise, mais cedo ou mais tarde, o empreendedor se vê obrigado a reduzir drasticamente seus custos. Ele, então, acaba demitindo funcionários, reduzindo a produção, vendendo equipamentos etc.
Apesar de serem decisões legítimas e compreensíveis em um momento de crise, é importante que elas sejam tomadas com racionalidade e inteligência. Assim, em vez de adotar medidas desesperadas para reduzir seus custos operacionais e administrativos, atenha-se aos números.
Por isso, faça um balanço dos seus gastos, observe seus processos atuais, projete seus recebimentos e decida onde cortar com objetividade.
Veja dicas de como reduzir custos:
6 – Avalie os preços praticados
Encerrando as dicas de medidas de empresas em tempo de crise, procure avaliar com cuidado os preços de seus produtos e serviços.
Não é raro observar empresas que, para conseguir sobreviver durante uma crise, acabam reduzindo bastante os preços de suas soluções devido à queda na demanda.
Essa pode não ser uma boa ideia. Isso porque a redução dos preços pode comprometer bastante o seu caixa e dificultar o cumprimento de suas outras obrigações financeiras.
A solução para esse impasse é entender o seu mercado e a política de preço praticada por ele, bem como o valor que o seu público está disposto a pagar.
Leia mais: 4 dicas estratégicas de como sobreviver à crise
Uma das maneiras de lidar com a crise é se antecipar a ela. Por isso, confira este vídeo do professor Marcelo Rodrigues:
Essas foram as nossas 6 dicas fundamentais de como gerir uma empresa em tempo de crise. Coloque-as em prática e consiga sobreviver a momentos difíceis.
Saiba mais: Indicadores de gestão de riscos: como funcionam e sua importância no gerenciamento de crises
O STRATWs One é um software de gestão de performance que permite analisar os indicadores de desempenho durante a crise e, assim, saber exatamente o que precisa ser melhorado.
Veja mais algumas de suas vantagens, que o fizeram ser o escolhido por mais de mil empresas e 162 mil usuários:
- Integrar pessoas, operação e estratégia;
- Encontrar oportunidades de melhoria;
- Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
- Compartilhar informações com agilidade e transparência;
- Potencializar a governança corporativa;
- Gerenciar riscos e analisar cenários;
- Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos.
O líder precisa se manter no controle durante uma crise, por isso, confira nosso webinar gratuito: [WEBINAR GRAVADO] Inteligência emocional para líderes: dicas para manter a equipe engajada