Gestão de Equipe

Confira modelos divertidos de dinâmica de grupo para motivação no trabalho

Confira modelos divertidos de dinâmica de grupo para motivação no trabalho

Publicação : 28/04/2020

Por Siteware

12 min

dinâmica de grupo
dinâmica de grupo

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Dinâmica de grupo para motivação no trabalho! Deixe nos comentários o que achou.)

Quando você chega no escritório parece que há um sentimento de desânimo no ar, as pessoas não se comunicam, a criatividade e a inovação simplesmente não fazem mais parte das soluções apresentadas e os resultados não parecem?

Se você quer dar um primeiro passo para resolver esse problema, uma divertida dinâmica de grupo para motivação no trabalho pode ajudar!

Quando a equipe estiver com baixa produtividade, pouco foco e falhas na comunicação entre gestores, gerência e funcionários — a dinâmica de grupo para motivação no trabalho é uma ótima ferramenta para equilibrar os relacionamentos interpessoais na empresa.

As dinâmicas em grupo são eficientes para melhorar a socialização e sem dúvida apresentam excelentes resultados para aumentar a qualidade do trabalho a cooperação e o engajamento.

A aprendizagem participativa é o foco desse tipo de atividade. Assim, reforça o trabalho em conjunto entre os funcionários.

Treinar competências tem sido o investimento de empresas que já compreenderam a importância da gestão de pessoas em qualquer processo administrativo.

Confira a seguir modelos de dinâmicas de grupo para motivação no trabalho fáceis de fazer e, além de tudo, divertidas!

Achamos que você também pode se interessar por:

3 dinâmicas de grupo para motivação no trabalho

1- Dinâmica de grupo caixa do desafio

Essa é uma dinâmica ideal para incentivar a tomada de decisão e a autoconfiança. Portanto, ela visa fazer com que os colaboradores acreditem que podem atingir suas metas e objetivos. Assim, basta entender o que precisa ser feito e não se eximir de responsabilidades.

Como realizar:

Na dinâmica do desafio vai precisar de uma caixa escura, dentro da qual existem vários envelopes com desafios a serem cumpridos.

Antes de iniciar a dinâmica, você pode ler os desafios, que são coisas chatas e desagradáveis de fazer, verdadeiras “pagações de mico”, como dar 3 voltas na sala em um pé só e de olhos fechados, ou declamar o alfabeto de trás para frente.

Avise que existem, além desses, desafios secretos.

Os participantes serão divididos em dois grupos e em seguida todos formarão um círculo. Assim, na roda é importante alternar os membros, sendo um de cada equipe.

Após essa etapa, é hora de começar a dinâmica e entregar a caixa para um dos integrantes do grupo.

Então, explique que a proposta do jogo será passar a caixa de um para o outro enquanto uma música estiver tocando. Assim que parar o som, o integrante que estiver com a caixa na mão terá que escolher entre 3 opções:

  1. Abrir a caixa, retirar um envelope qualquer, ler o desafio e tentar executá-lo com êxito. Se conseguir, o participante ganha 1 ponto. Se não, perde 3 pontos e ainda tem que tirar outro envelope da caixa e fazer mais um desafio (este, sem perda de pontos se não for executado com êxito).
  2. Passar a caixa para o próximo integrante de seu grupo no círculo. Não ganha nem perde pontos.
  3. Passar a caixa para o próximo integrante do outro grupo no círculo. Mas, nesse caso, perde um ponto.

Quem recebe a caixa desse participante (se o participante anterior não pegar um envelope com desafio), pode optar, mais uma vez, por uma das 3 alternativas listadas acima. Porém, não pode escolher alguém que já teve a caixa nas mãos para recebê-la de volta.

A caixa só pode ser passada para outra pessoa 4 vezes. Assim, quem receber a caixa pela quarta vez será obrigado a sortear e tentar cumprir um desafio.

Dessa forma, o grupo que somar 3 pontos primeiro ganha o jogo.

A tendência é que ninguém abra a caixa e fique passando o abacaxi para outro integrante do seu grupo, até que a quarta pessoa a receber a caixa a abre e tem uma agradável surpresa:

O grande prêmio desta dinâmica de grupo para motivação no trabalho é que ao abrir a caixa o participante descobre que ela não contém desafio algum, mas trata-se de uma caixa de chocolates.

A dinâmica se encerra e não há contagem de pontos, pois tudo se tratava de uma encenação.

Análise:

Uma brincadeira divertida pode trazer vários ensinamentos para o trabalho em grupo, além de abordar a importância de ser autoconfiante e aceitar responsabilidades.

No lugar de fugir dos desafios e perder oportunidades, devemos encarar nossa missão e enfrentá-la. Assim, não passar a responsabilidade para outro integrante do grupo.

Caso alguém encare o desafio antes da quarta passagem da caixa, a dinâmica se torna ainda mais proveitosa, com um excelente exemplo de autoconfiança.

2- Dinâmica de grupo “Quem eu levaria?”

Nesta dinâmica de grupo para motivação no trabalho os participantes terão que fazer escolhas em relação aos demais integrantes do grupo.

Quem você levaria?

A ideia é avaliar o espírito cooperativo e a empatia, para perceber como as próprias atitudes são interpretadas por outras pessoas.

Como realizar:

Você vai precisar de envelopes, papel e lápis para realizar essa dinâmica. Assim, antes de entregar para a equipe, coloque dentro de cada envelope os questionários com as perguntas:

  1. Se você se perdesse numa ilha deserta, que pessoa do grupo gostaria de ter com você?
  2. Se precisasse organizar uma festa, quem chamaria para ajudar?
  3. Quem do grupo (3 pessoas) escolheria para ir a um cruzeiro com você?

Em seguida, distribua os envelopes, deixe claro que as respostas serão sigilosas e depois recolha.

Não é necessário assinar as cartas, o ideal é que após essa parte inicial da dinâmica você realize outras, como as que apresentamos aqui.

No fim das dinâmicas aplicadas, entregue os envelopes de volta aos participantes e oriente para que preencham novamente, podendo alterar as escolhas anteriores, se quiserem.

Análise:

O trabalho em grupo apresentado pelas dinâmicas seguintes pode mudar a opinião dos integrantes quanto aos colegas de trabalho.

Aspectos de trabalho em equipe e cooperação são levados em conta. Assim, quem se sair melhor nas tarefas irá ganhar pontos com os colegas.

Os resultados serão somados individualmente e apresentados aos participantes em particular. Assim, o membro vai ter acesso às opiniões dos integrantes como um todo (o somatório, não a escolha individual de cada um) antes e depois da dinâmica.

Com isso, muitos irão se surpreender e descobrir que não são solicitados pelos colegas. Da mesma maneira, outros vão se dar conta de que são mais admirados do que imaginavam.

Poranto, uma excelente forma de descobrir como o grupo enxerga cada um dos integrantes.

3- Dinâmica de grupo campo minado

Para esta dinâmica é preciso organizar uma sala com a presença de obstáculos. Assim, os participantes terão que trabalhar em duplas e orientar um colega que está vendado a se esquivar das barreiras no caminho.

Como realizar:

Espalhe os objetos na sala formando o “campo minado”; pode usar cadeiras, caixas, barbantes etc.

O ideal é que sejam obstáculos que exijam movimentos elaborados, como passar por baixo de uma barbante entre duas cadeiras, por exemplo.

Antes de começar a dinâmica, as duplas precisam se organizar e criar estratégias de como irão se comunicar, uma vez que o integrante que estiver no campo minado só poderá ouvir.

Se por acaso um dos participantes tocar em objetos do campo minado, vai receber uma punição e voltar 3 passos.

Por fim, a dupla que fizer o melhor trabalho e conseguir chegar ao trajeto em menos tempo, será declarada a vencedora.

Análise:

Nessa dinâmica de grupo para motivação no trabalho será possível analisar o entrosamento entre as duplas, a capacidade de orientar e liderar, de compreender instruções, além de planejar.

Com isso, observe a reação dos participantes, tanto aquele que dá as instruções, como também o que recebe.

Existe paciência e comunicação clara entre as duplas? O participante que recebe as orientações segue o que o outro orienta? As instruções são claras? Houve um planejamento adequado?

Por fim, faça uma análise geral, aponte os pontos fracos e fortes de cada dupla e destaque o diferencial da dupla vencedora na dinâmica.

dinâmica de grupo: campo minado

Que achou dessas dinâmicas de grupo para motivação no trabalho? Você as realizaria em sua empresa?

Como viu, são fáceis e divertidas de fazer  e aumentam o engajamento e entrosamento das equipes. Além disso, podem trazer insights importantes sobre as competências de cada participante.

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão empresarial capaz de unir as pessoas em torno de objetivos comuns, aumentando a produtividade, o engajamento e os resultados.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda como a falta de motivação pode prejudicar seu negócio: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!