Confira modelos divertidos de dinâmica de grupo para motivação no trabalho
(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Dinâmica de grupo para motivação no trabalho! Deixe nos comentários o que achou.)
Quando você chega no escritório parece que há um sentimento de desânimo no ar, as pessoas não se comunicam, a criatividade e a inovação simplesmente não fazem mais parte das soluções apresentadas e os resultados não parecem?
Se você quer dar um primeiro passo para resolver esse problema, uma divertida dinâmica de grupo para motivação no trabalho pode ajudar!
Quando a equipe estiver com baixa produtividade, pouco foco e falhas na comunicação entre gestores, gerência e funcionários — a dinâmica de grupo para motivação no trabalho é uma ótima ferramenta para equilibrar os relacionamentos interpessoais na empresa.
As dinâmicas em grupo são eficientes para melhorar a socialização e sem dúvida apresentam excelentes resultados para aumentar a qualidade do trabalho a cooperação e o engajamento.
A aprendizagem participativa é o foco desse tipo de atividade. Assim, reforça o trabalho em conjunto entre os funcionários.
Treinar competências tem sido o investimento de empresas que já compreenderam a importância da gestão de pessoas em qualquer processo administrativo.
Confira a seguir modelos de dinâmicas de grupo para motivação no trabalho fáceis de fazer e, além de tudo, divertidas!
Achamos que você também pode se interessar por:
- [E-BOOK] Guia completo com os 9 principais tipos de avaliação de desempenho
- [WEBINAR GRAVADO] Inteligência Emocional para líderes: como manter a equipe engajada
- [CASE] Como a Siteware ajudou a Dotz a melhorar seus processos de Recursos Humanos
O que você vai conferir neste post:
3 dinâmicas de grupo para motivação no trabalho
1- Dinâmica de grupo caixa do desafio
Essa é uma dinâmica ideal para incentivar a tomada de decisão e a autoconfiança. Portanto, ela visa fazer com que os colaboradores acreditem que podem atingir suas metas e objetivos. Assim, basta entender o que precisa ser feito e não se eximir de responsabilidades.
Como realizar:
Na dinâmica do desafio vai precisar de uma caixa escura, dentro da qual existem vários envelopes com desafios a serem cumpridos.
Antes de iniciar a dinâmica, você pode ler os desafios, que são coisas chatas e desagradáveis de fazer, verdadeiras “pagações de mico”, como dar 3 voltas na sala em um pé só e de olhos fechados, ou declamar o alfabeto de trás para frente.
Avise que existem, além desses, desafios secretos.
Os participantes serão divididos em dois grupos e em seguida todos formarão um círculo. Assim, na roda é importante alternar os membros, sendo um de cada equipe.
Após essa etapa, é hora de começar a dinâmica e entregar a caixa para um dos integrantes do grupo.
Então, explique que a proposta do jogo será passar a caixa de um para o outro enquanto uma música estiver tocando. Assim que parar o som, o integrante que estiver com a caixa na mão terá que escolher entre 3 opções:
- Abrir a caixa, retirar um envelope qualquer, ler o desafio e tentar executá-lo com êxito. Se conseguir, o participante ganha 1 ponto. Se não, perde 3 pontos e ainda tem que tirar outro envelope da caixa e fazer mais um desafio (este, sem perda de pontos se não for executado com êxito).
- Passar a caixa para o próximo integrante de seu grupo no círculo. Não ganha nem perde pontos.
- Passar a caixa para o próximo integrante do outro grupo no círculo. Mas, nesse caso, perde um ponto.
Quem recebe a caixa desse participante (se o participante anterior não pegar um envelope com desafio), pode optar, mais uma vez, por uma das 3 alternativas listadas acima. Porém, não pode escolher alguém que já teve a caixa nas mãos para recebê-la de volta.
A caixa só pode ser passada para outra pessoa 4 vezes. Assim, quem receber a caixa pela quarta vez será obrigado a sortear e tentar cumprir um desafio.
Dessa forma, o grupo que somar 3 pontos primeiro ganha o jogo.
A tendência é que ninguém abra a caixa e fique passando o abacaxi para outro integrante do seu grupo, até que a quarta pessoa a receber a caixa a abre e tem uma agradável surpresa:
O grande prêmio desta dinâmica de grupo para motivação no trabalho é que ao abrir a caixa o participante descobre que ela não contém desafio algum, mas trata-se de uma caixa de chocolates.
A dinâmica se encerra e não há contagem de pontos, pois tudo se tratava de uma encenação.
Análise:
Uma brincadeira divertida pode trazer vários ensinamentos para o trabalho em grupo, além de abordar a importância de ser autoconfiante e aceitar responsabilidades.
No lugar de fugir dos desafios e perder oportunidades, devemos encarar nossa missão e enfrentá-la. Assim, não passar a responsabilidade para outro integrante do grupo.
Caso alguém encare o desafio antes da quarta passagem da caixa, a dinâmica se torna ainda mais proveitosa, com um excelente exemplo de autoconfiança.
2- Dinâmica de grupo “Quem eu levaria?”
Nesta dinâmica de grupo para motivação no trabalho os participantes terão que fazer escolhas em relação aos demais integrantes do grupo.
Quem você levaria?
A ideia é avaliar o espírito cooperativo e a empatia, para perceber como as próprias atitudes são interpretadas por outras pessoas.
Como realizar:
Você vai precisar de envelopes, papel e lápis para realizar essa dinâmica. Assim, antes de entregar para a equipe, coloque dentro de cada envelope os questionários com as perguntas:
- Se você se perdesse numa ilha deserta, que pessoa do grupo gostaria de ter com você?
- Se precisasse organizar uma festa, quem chamaria para ajudar?
- Quem do grupo (3 pessoas) escolheria para ir a um cruzeiro com você?
Em seguida, distribua os envelopes, deixe claro que as respostas serão sigilosas e depois recolha.
Não é necessário assinar as cartas, o ideal é que após essa parte inicial da dinâmica você realize outras, como as que apresentamos aqui.
No fim das dinâmicas aplicadas, entregue os envelopes de volta aos participantes e oriente para que preencham novamente, podendo alterar as escolhas anteriores, se quiserem.
Análise:
O trabalho em grupo apresentado pelas dinâmicas seguintes pode mudar a opinião dos integrantes quanto aos colegas de trabalho.
Aspectos de trabalho em equipe e cooperação são levados em conta. Assim, quem se sair melhor nas tarefas irá ganhar pontos com os colegas.
Os resultados serão somados individualmente e apresentados aos participantes em particular. Assim, o membro vai ter acesso às opiniões dos integrantes como um todo (o somatório, não a escolha individual de cada um) antes e depois da dinâmica.
Com isso, muitos irão se surpreender e descobrir que não são solicitados pelos colegas. Da mesma maneira, outros vão se dar conta de que são mais admirados do que imaginavam.
Poranto, uma excelente forma de descobrir como o grupo enxerga cada um dos integrantes.
3- Dinâmica de grupo campo minado
Para esta dinâmica é preciso organizar uma sala com a presença de obstáculos. Assim, os participantes terão que trabalhar em duplas e orientar um colega que está vendado a se esquivar das barreiras no caminho.
Como realizar:
Espalhe os objetos na sala formando o “campo minado”; pode usar cadeiras, caixas, barbantes etc.
O ideal é que sejam obstáculos que exijam movimentos elaborados, como passar por baixo de uma barbante entre duas cadeiras, por exemplo.
Antes de começar a dinâmica, as duplas precisam se organizar e criar estratégias de como irão se comunicar, uma vez que o integrante que estiver no campo minado só poderá ouvir.
Se por acaso um dos participantes tocar em objetos do campo minado, vai receber uma punição e voltar 3 passos.
Por fim, a dupla que fizer o melhor trabalho e conseguir chegar ao trajeto em menos tempo, será declarada a vencedora.
Análise:
Nessa dinâmica de grupo para motivação no trabalho será possível analisar o entrosamento entre as duplas, a capacidade de orientar e liderar, de compreender instruções, além de planejar.
Com isso, observe a reação dos participantes, tanto aquele que dá as instruções, como também o que recebe.
Existe paciência e comunicação clara entre as duplas? O participante que recebe as orientações segue o que o outro orienta? As instruções são claras? Houve um planejamento adequado?
Por fim, faça uma análise geral, aponte os pontos fracos e fortes de cada dupla e destaque o diferencial da dupla vencedora na dinâmica.
Que achou dessas dinâmicas de grupo para motivação no trabalho? Você as realizaria em sua empresa?
Como viu, são fáceis e divertidas de fazer e aumentam o engajamento e entrosamento das equipes. Além disso, podem trazer insights importantes sobre as competências de cada participante.
A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão empresarial capaz de unir as pessoas em torno de objetivos comuns, aumentando a produtividade, o engajamento e os resultados.
Baixe nosso e-book gratuito e entenda como a falta de motivação pode prejudicar seu negócio: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores
Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!