Gestão de Equipe

Descubra como fazer um relatório de RH efetivo que vai impactar a gestão

Descubra como fazer um relatório de RH efetivo que vai impactar a gestão

Publicação : 13/10/2021

Por Viviane Rodrigues

9 min

como fazer um relatório de rh
como fazer um relatório de rh

Uma empresa existe para suprir uma necessidade do mercado ou do público consumidor. Porém, para que ela atinja suas metas e produza realmente, precisará contar com bons profissionais.

Gerir recursos humanos com qualidade significa também garantir um ambiente de trabalho saudável e com uma produção condizente aos parâmetros estabelecidos pela gerência. Esses dados que facilitam a gestão, podem ser levantados e analisados a partir de relatórios. Confira como fazer um relatório de RH e em quais categorias ele pode ser dividido. Boa leitura!

O que é relatório de RH?

O relatório de RH é um material elaborado pelo setor que cuida da gestão de pessoas, para analisar dados e propor melhorias para uma área específica ou para um problema em específico.

Ai final de um período pré-estabelecido, o setor de RH pode fazer um relatório que analisa o número de faltas, quais são os motivos mais frequentes e apresentar possíveis soluções. A partir de uma apresentação fácil de ser entendida, com gráficos e imagens, a gestão analisará o material e chegará a uma decisão a partir do relatório.

Como fazer um relatório de RH?

O processo para entender como fazer um relatório de RH passa pela definição de etapas a serem seguidas, para que sua elaboração não se torne um trabalho penoso. Separamos alguns passos fundamentais para a elaboração de um relatório de RH eficiente, confira:

1. Tenha um propósito definido

Ao iniciar a elaboração de um relatório, possua um objetivo bem definido para ele. Isso fará com que todo o processo fique mais fácil e intuitivo de ser seguido. Todas as práticas estabelecidas para a elaboração do relatório devem confirmar o seu propósito.

Exemplos de propósito:

  • Fundamentar a necessidade ou não da contratação de novos colaboradores;
  • Analisar o desempenho de diferentes setores;
  • Mensurar a satisfação dos colaboradores com os sistemas utilizados pela empresa;

A partir do objetivo, se definirá também para quem o relatório é destinado e quem terá acesso a ele, adotando uma linguagem e termos técnicos que irão facilitar o entendimento dos interessados.

2. Defina quais indicadores serão utilizados

Antes de iniciar a coleta de dados, é fundamental saber quais informações são necessárias para evitar retrabalho. Pesquisas internas e a análise de informações que já estão no sistema da empresa fazem parte dessa etapa.

3. Explique os dados

Com o objetivo traçado e os dados ligados a eles coletados, as informações devem ser cruzadas e explicadas. É comum colaboradores que não sabem como fazer um relatório de RH acreditar que esse documento é baseado apenas em números difíceis de serem interpretados.

Como a função dele é analisar uma determinada questão interna ligada aos recursos humanos, o mesmo deve ser de fácil interpretação, se utilizando de materiais gráficos com tabelas e desenhos.

Para que os dados sejam entendidos e a conclusão possa ser tomada de maneira facilitada, comparações podem ser utilizadas. Por exemplo, se um relatório é realizado ciclicamente, deve-se apontar as diferenças nos resultados do novo material para o anterior.

4. Amarre todas as pontas e apresente o relatório de forma dinâmica

Por fim, demonstre como os dados levantados convergem para a solução do objetivo inicial e apresentam possíveis propostas para melhorar problemas, se eles forem identificados. 

O momento da apresentação também faz parte do entendimento de como fazer um relatório de RH. Por isso, mantenha um discurso alinhado com os valores da empresa, mas que demonstre em simultâneo, o impacto do seu trabalho.

Tipos de relatórios de recursos humanos

Agora que você já sabe como fazer um relatório de RH a partir de 4 etapas fundamentais, conheça alguns dos tipos de relatórios mais comuns e como montá-lo a partir de suas particularidades.

Relatório de gestão de recursos humanos

O relatório gerencial do RH deve focar na análise de dados úteis para o planejamento organizacional da empresa. As informações produzidas por esse material são mais analíticas, ou seja, facilitam a tomada de decisões da gerência a partir de dados que impactam principalmente os lucros da empresa.

Para que os lucros sejam otimizados a partir das decisões tomadas pelos gestores ao analisar o relatório, o mesmo deve conter informações sobre os processos que fazem parte do negócio a partir da visão dos colaboradores.

Por exemplo, um relatório que demonstre baixa produtividade ou alta taxa turnover em um setor específico, pode auxiliar na conclusão de que os processos para a realização das atividades relacionadas ao setor são falhos.

Relatório de atividades de recursos humanos

Como o nome já diz, esse relatório analisa as atividades solicitadas dentro da empresa. Uma corporação que possui processos bem definidos também investe em atividades para os diferentes colaboradores.

O papel da compreensão de como fazer um relatório de RH nesse caso é unir os dados sobre as atividades realizadas, as que atrasaram e as que não foram feitas, procurando respostas também de como e, porque esses resultados foram obtidos

Facilitando por fim a definição de atividades efetivas e alinhadas com as habilidades do profissional.

Relatório de recrutamento e seleção

O relatório de recrutamento e seleção é um ótimo exemplo de como fazer um relatório de RH cuja missão é melhorar processos. A partir da seleção de novos talentos até a contratação dos mesmos, vários dados podem ser analisados e metrificados, como:

  • Número de visualizações da vaga;
  • Número de inscritos;
  • Custo da aquisição desses novos talentos;
  • Nível de satisfação dos profissionais que passaram pela seleção.

Com essas informações reunidas e analisadas, o relatório focará em como foi o desempenho da seleção e como ela pode ser otimizada para os próximos processos.

Relatório comportamental de funcionário

A partir da análise de dados da satisfação dos funcionários como um todo, o relatório comportamental dos funcionários feito pelo RH mostrará possíveis ruídos de comunicação interna, auxiliando na elaboração de propostas que os resolvam. 

Mantenha os dados de todos os setores organizados e facilite suas análises

Compreender como fazer um relatório de RH envolve também a leitura dos dados envolvidos na produção do material.

Analisar todos esses dados e chegar nas melhores decisões parece uma tarefa maçante e difícil. Mas esse processo pode ser simplificado se você contar com o STRATWs ONE, uma solução para automatizar o seu processo de coleta, validação e consolidação de informações.

A partir da implementação do software ficará mais simples alinhar os relatórios de RH aos seus objetivos, melhorando a comunicação interna e facilitando a tomada de decisões por parte da gestão.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *