ChatGPT no RH: ele pode ajudar no desenvolvimento de pessoas?

CONTEÚDO

ChatGPT no RH

CONTEÚDO

“ChatGPT” se tornou uma das palavras mais ditas e buscadas nos últimos meses. E não é à toa… a possibilidade de trabalhar com Inteligência Artificial de maneira tão acessível realmente atraiu pessoas e profissionais de todas as áreas, inclusive da área de Recursos Humanos. Mas será mesmo que o ChatGPT no RH faz sentido?

Bem, por ser uma ferramenta inovadora e de fácil acesso, te adianto desde já que: sim, o ChatGPT no RH pode te ajudar. Afinal, não é de hoje que a tecnologia se tornou parte essencial desse setor tão estratégico dentro das empresas. No entanto, é preciso cautela, principalmente porque estamos falando de um setor voltado para o desenvolvimento de pessoas.

Por isso, neste post vamos explorar como este recurso pode ajudar as organizações a criar programas de desenvolvimento de pessoal efetivos e produtivos, desenvolver um crescimento sólido e duradouro de sua equipe com o auxílio do ChatGPT no RH. Continue a leitura e confira!

rh tecnologico

O que é o ChatGPT mesmo?

ChatGPT nada mais é do que um chatbot que opera com deep learning, um modelo de Inteligência Artificial voltado para a aprendizagem contínua. O significado do nome é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”. Dessa forma, ferramentas que operam nesse modelo contam um “arsenal” inicial de informações e que vai se tornando mais inteligente e completo com o passar do tempo, graças à utilização dos usuários diariamente.

Isso porque o ChatGPT se aperfeiçoa com base nas respostas anteriores dos usuários, permitindo que pessoas personalizem e melhorem a comunicação ao longo do tempo. Dessa forma, no ambiente empresarial, essa tecnologia é capaz de direcionar os usuários para serviços específicos, como desenvolvimento de pessoas.

Assim, por ser uma ferramenta utilizada mundialmente, profissionais da área de pessoas podem utilizar da ferramenta para conquistar insights para desenvolver os colaboradores em uma Avaliação de Desempenho, por exemplo.

Por isso, a seguir, separei alguns exemplos para você. Confira:

Como utilizar o ChatGPT no RH para o desenvolvimento de pessoas?

1- Plano de carreira

Quando bem implementado dentro do departamento de Recursos Humanos, o ChatGPT pode contribuir para a satisfação e produtividade dos colaboradores, auxiliando-os no plano de carreira, fornecendo insights importantes de habilidades que são importantes para que o colaborador possa continuar evoluindo, com base nas visões da ferramenta de mercado.

No exemplo a seguir, perguntei ao ChatGPT quais seriam as habilidades necessárias para que um suposto desenvolvedor júnior fosse promovido profissionalmente. 

chatgpt desenvolvedor jr

Nesse exemplo, a ferramenta deixou para mim informações que estão acessíveis na internet e também ela aprendeu com o passar do tempo o que o mercado espera de um desenvolvedor pleno, por exemplo.

Dessa forma, se a sua empresa está interessada em criar um plano de carreira para os seus colaboradores, você pode usar o ChatGPT no RH para criar os primeiros insights. A partir daqui, o próximo passo é mapear quais são as soft skills e hard skills que a sua empresa especificamente deseja de um profissional mais maduro.

Depois, basta compartilhar com o seu desenvolvedor júnior para que ele esteja ciente do que é esperado dele.

2- Avaliação de Desempenho

kit avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta poderosíssima de desenvolvimento de pessoas dentro das organizações. Um exemplo delas é a 9-Box, que por meio dela, o gestor possui uma visualização fácil e prática de quem são os seus liderados que estão performando bem e aqueles que não.

Para essa tarefa, pedi ao ChatGPT que levantasse para mim quais são as principais perguntas a se fazer a um colaborador durante uma Avaliação de Desempenho. Dessa forma, é possível identificar as necessidades e prioridades que o mercado tem dado para que um colaborador se desenvolva.

avaliação de desempenho chatgpt

O “pulo do gato” para conseguir alcançar o aperfeiçoamento do ChatGPT no RH seria definir então qual (ou quais) avaliações fazem sentido para a sua organização. Isso porque é bastante comum – e até mesmo recomendado – que mais de uma avaliação de desempenho seja rodada dentro de um ciclo de desenvolvimento.

Dessa forma, o time do RH e os líderes da organização podem usufruir de insights valiosos para terem uma visão completa de desenvolvimento das pessoas.

Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de avaliação de desempenho, não deixe de conferir o nosso vídeo:

3- Atração e retenção de talentos

As altas taxas de turnover são problemas recorrentes em muitas empresas que ainda não contam com uma Gestão de Talentos Conectada. Dessa forma, o ChatGPT no RH pode ser uma ferramenta e instrumento valioso para ajudar na atração e retenção de talentos.

Neste exemplo a seguir, pedi à ferramenta um exemplo abrangente, no entanto, você pode personalizar ainda mais a sua pergunta, definindo as dores específicas da sua organização, como, por exemplo, “dificuldade na retenção de talentos para uma empresa que trabalha em home office“. Confira:

atração e retenção de talentos chatgpt

Lembre-se que a utilização do ChatGPT no RH deve ser aplicado como um primeiro passo, para te ajudar a absorver insights do que o mercado está fazendo. O grande diferencial para a sua empresa será sempre a personalização dos planos de ação.

No exemplo da imagem, por exemplo, sabemos que oferecer salários e benefícios competitivos são uma prática para ajudar neste problema. Mas quais benefícios os seus colaboradores querem para eles? Quais geram mais valor?

  • Aumento de salário?
  • Gympass?
  • Remuneração variável?
  • Home office?
  • Um vale-refeição maior?

Neste caso, o ideal é o time de Recursos Humanos construir uma pesquisa de e-NPS, ou outro tipo de questionário interno, para mapear o que os funcionários estão de fato querendo.

Próximos passos

Contar com o apoio do ChatGPT no RH é uma excelente maneira de automatizar a área de Recursos Humanos da sua empresa e dar muito mais autonomia para o seu time. No entanto, acredito que já deu para perceber que ele é apenas o primeiro passo para essa modernização, não é mesmo?

Por isso, o próximo passo é contar com um software de recursos humanos capaz de identificar, reter e desenvolver talentos por meio de ciclos automatizados de avaliações de competências.

Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

stratws one