O que são OKRs? Como usar o método para alcançar suas metas?

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Está aí se perguntando o que são OKRs? Então veio ao lugar certo! Este método de gestão possibilita organizar as metas para que todos da equipe estejam alinhados e remem na mesma direção, rumo ao sucesso da empresa.

Para tirar todas as dúvidas sobre o método OKR, preparamos este artigo apresentando os detalhes dessa metodologia adotada por grandes empresas como Google, LinkedIn, GoPro e Twitter, entre muitas outras. Acompanhe e descubra mais sobre o que é OKR e como usar!

O que são OKRs?

O método OKR (Objectives and Key Results) pode ser definido como um conjunto de metas individuais ou coletivas interconectadas que, uma vez atingidas, possibilitam a uma empresa ou organização o alcance de suas metas globais. OKRs são, de forma simples, cada um dos objetivos e dos resultados chave para a estratégia da empresa.

A metodologia foi criada pelo executivo John Doerr, inicialmente na Intel. Depois, foi implementada por ele próprio no Google, logo após a criação da empresa. O OKR se popularizou rapidamente, especialmente entre empresas de tecnologia, devido a sua capacidade de mobilizar as mais variadas equipes da organização por meio de metas ousadas – em busca de um resultado superior.

A premissa básica do método OKR é muito simples. Ele apresenta o caminho com que se chegará a um determinado objetivo (Objectives) e de que forma esse sucesso será mensurado (Key Results). Talvez agora esteja mais claro o que são OKRs, não é?

Para ouvir do próprio Doerr por que é uma boa ideia implementar essa metodologia, basta assistir à sua palestra no TED Talks:

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Características essenciais para o sucesso com o método OKR

Agora que você já sabe o que são OKRs, preparamos uma lista com os principais aspectos que fazem parte da lógica de análise e metas da metodologia OKR. Assim você vai entender também como aplicar na sua empresa. Veja:

Simplicidade

A regra de ouro para a definição de um objetivo por meio do OKR é que ele precisa ser simples e objetivo, de forma que todos possam entendê-lo. Também precisa ser mensurável, ou seja, é obrigatório que se possa medir a sua evolução.

Transparência

O que são OKRs deve ser um conhecimento compartilhado entre todos na empresa. Assim, todos podem compreender a interconexão entre as metas de cada colaborador, reforçando o engajamento e o espírito de equipe. Geralmente, os OKRs de cada um dos colaboradores são publicados na intranet das empresas e divulgados em outros meios de comunicação interna.

Cultura

Para apresentar resultados concretos, o método OKR deve estar alinhado à cultura da empresa. Ele deve espelhar a missão da organização e ser um fator decisivo na busca da visão do negócio a longo prazo.

Deve ficar na mente dos colaboradores durante o dia a dia e fazer parte dos treinamentos de integração daqueles que estão ingressando na empresa. Assim, será possível implementar, em todas as áreas, um comportamento de busca constante por um desempenho superior, com foco em resultados.

Metas definidas pelos colaboradores

Mas não basta saber o que são OKRs, as equipes também precisam se sentir integradas a eles. A definição dos objetivos deve respeitar a seguinte proporção: 40% Top Down, ou seja, da direção da empresa para os colaboradores e 60% Bottom Up, partindo dos próprios colaboradores.

A proporção que parte da direção da empresa serve como um balizador, apresentando as grandes metas da organização. A partir disto, cada colaborador define qual será a sua contribuição na busca deste resultado, obtendo assim, as suas metas individuais.

Ciclos curtos

As metas estabelecidas por meio da metodologia OKR são traçadas, em geral, para um período de três meses. Isso permite que se aplique mais agilidade às metas e possibilita uma rápida adaptação às mudanças.

Stretch Goals

Stretch Goals é uma prática que estabelece metas realmente desafiadoras, exigindo das equipes buscar novas metodologias de trabalho para alcançá-las.

Aprendizado

Na metodologia OKR, quando não se atinge um objetivo determinado é preciso formular uma justificativa sobre o que não funcionou. Mais do que ter um feedback, a ideia é detectar o erro e aprender com ele, servindo como um balizador para definição de uma nova meta.

Adaptação

O Google implantou o método OKR quando tinha menos de um ano e apenas 40 funcionários. Até hoje utiliza a metodologia, ou seja, o OKR pode ser implantado com sucesso em organizações de todos os portes e em diferentes estágios de maturação do negócio.

Remuneração x avaliação

Para que as equipes possam estabelecer objetivos desafiadores é importante separar as metas da remuneração. Algumas empresas costumam adotar métricas para remuneração por resultados, o que gera economia trabalhista e eleva a produtividade.

Com esses princípios básicos, fica bem mais fácil visualizar o que são OKRs e como usar a metodologia na sua empresa. Mas, para deixar ainda mais claro, vamos passar um guia detalhado para a implementação. Acompanhe!

Como usar a metodologia OKR? Veja o passo a passo

Veja algumas dicas práticas para implementar a metodologia OKR na sua empresa e potencializar os resultados do seu negócio.

Aproxime a metodologia à realidade da empresa

Embora a metodologia tenha suas características próprias, as empresas têm realidades diferentes. Não copie a forma como os OKRs foram implementados em outros lugares. É importante ajustá-los ao contexto de cada empresa.

Implementação por etapas

Para ter sucesso na adoção do OKR e verificar como a empresa está se adaptando ao método, é preciso elaborar uma implementação por fases. O primeiro passo é começar por uma determinada área, para funcionar como um piloto.

Os outros setores podem ser abarcados a cada novo ciclo de três meses. Dessa forma, a prática vai se incorporando à cultura da empresa.

Definição de um líder

Para ter sucesso na utilização do método OKR, algumas empresas elegem um responsável pela sua implantação. Esse líder, geralmente um gestor da empresa, deve ter amplo domínio da metodologia.

Ele deverá treinar os colaboradores, avaliar os processos e promover o envolvimento de todos na nova metodologia.

Avaliações semanais

Embora as metas sejam trimestrais, é interessante que, pelo menos durante a implantação do OKR, as análises dos resultados sejam realizadas a cada semana. Isso permite identificar dificuldades e fazer pequenos ajustes de rota.

Quando a metodologia estiver fortalecida na cultura da empresa, será possível estabelecer períodos mais extensos para estas avaliações.

Defina OKRs da empresa

Para definir o que são os OKRs, o ideal é começar pelos objetivos da empresa para o ano. Trata-se das metas mais globais, que serão desdobradas ao longo de cada trimestre. A partir desses objetivos definidos para 12 meses, deve ser determinado quais serão os OKRs para o trimestre, com metas objetivas e mais foco.

Estabeleça os OKRs para cada setor

Depois de definir os objetivos globais da empresa, é hora de determinar os OKRs para as equipes e para os colaboradores. É necessário ter em mente que, pelo menos 60% deles, devem ser definidos pelos próprios funcionários. Cada área deve sugerir seus OKRs buscando responder a seguinte pergunta: de que forma posso colaborar para que a empresa atinja suas metas globais? Para cada colaborador, devem ser definidos entre 3 e 5 OKRs.

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