Você sabe o que é Poka Yoke? Descubra como essa ferramenta pode ajudar os negócios

CONTEÚDO

poka yoke

CONTEÚDO

O que é Poka Yoke? Para que a sua empresa possa atuar de modo a prevenir problemas, melhorar o desempenho e manter-se em crescimento, há inúmeras ferramentas e metodologias que podem ajudar. E uma delas é o Poka Yoke.

(Clique no player e ouça nosso conteúdo: “Poke Yoke: o que é e como ela pode ajudar seus negócios”):

Utilizada por empresas de diferentes formatos e tamanhos, essa ferramenta é extremamente eficaz na redução de custos com falhas humanas e processuais.

Neste artigo você vai descobrir o que é Poka Yoke, quais os principais benefícios e como ele funciona na prática.

Veja também: Como aplicar o Kaizen? Descubra em 7 passos

O que é Poka Yoke?

Poka Yoke é um termo de origem japonesa e que significa “à prova de erros”. Trata-se de uma ferramenta de inspeção criada com o objetivo de prevenir falhas humanas e corrigir erros eventuais.

A ferramenta foi desenvolvido na década de 1960 por Shigeo Shingo. Considerado hoje um gênio da engenharia, naquela época liderava o Sistema Toyota de Produção.

O que motivou Shigeo Shingo a criar o Poka Yoke foi o fato de que todos os dias ele se deparava com falhas humanas que acabavam por gerar produtos defeituosos. Ele, então, desenvolveu o seguinte raciocínio:

Se existe alguma imperfeição em determinado processo, é perfeitamente possível resolvê-la antecipadamente e de forma descomplicada.

Por meio desse pensamento, entende-se que é mais fácil prevenir que o problema aconteça em vez de tentar solucioná-lo depois. Afinal, isso geraria mais desperdícios e retrabalhos.

O Poka Yoke consiste em simples procedimentos que eliminam as causas de possíveis falhas. Ele promove uma melhoria contínua de processos ao evitar erros.

5s

Um exemplo prático do uso destes princípios pode ser observado quando precisamos conectar cabos RCA na televisão.

As cores dos fios (vermelho, amarelo e branco) são as mesmas cores das entradas de áudio e vídeo. Assim, se evita que a gente se confunda na hora de realizar essa tarefa.

Ou seja, essa ferramenta proporciona agilidade na execução de tarefas e ajuda a minimizar erros. Dessa forma, contribui para a segurança dos procedimentos e para a qualidade do produto final.

Quer conhecer outras metodologias ágeis e melhorar a execução de tarefas da sua empresa? Aprenda no nosso vídeo quais são as principais metodologias ágeis e como aplicá-las:

Se inscreva no nosso canal do Youtube para ter acesso aos melhores vídeos de Gestão e RH!

Tipos de Poka Yoke

Para compreendermos mais a fundo o que é Poka Yoke, vale a pena falar um pouco sobre seus diferentes tipos. São 4:

1. Poka Yoke de Prevenção

O Poka Yoke de prevenção é o mais comum.

Ele tem como objetivo eliminar por completo qualquer causa geradora de erro.

Essas causas que dão origem às falhas podem ser desde a falta de treinamento das equipes até o excesso de atividades manuais.

2. Poka Yoke de Detecção

O Poka Yoke de detecção se divide em duas modalidades: controle e advertência.

O controle acontece quando a atividade é interrompida ao detectar um erro. Assim, obriga a achar resolução imediata do problema.

Já na advertência, são utilizados recursos visuais ou sonoros para avisar quando algo está errado. Mas sem necessariamente forçar a interrupção da atividade.

Um exemplo de aplicação do Poka Yoke de detecção pode ser observado quando a transmissão de energia elétrica é cortada em casos de sobrecarga (controle).

Outro exemplo de Poka Yoke no dia a dia ocorre quando o motorista não coloca o cinto de segurança e um alerta sonoro é emitido pelo carro até que o cinto seja devidamente colocado (advertência).

3. Poka Yoke de Valor Fixo

O Poka Yoke de Valor Fixo tem como objetivo garantir que uma quantidade de movimentos seja feita durante um processo específico.

Shigeo Shingo utilizou esse tipo de Poka Yoke na Toyota após várias reclamações semelhantes sobre uma peça que estava faltando em um carro.

Ele colocou em uma bandeja todas as peças que deveriam ser colocadas no carro durante a montagem. Se, no final, estivesse sobrando alguma peça na bandeja, significaria que algo estava errado.

Assim, o carro não sairia incompleto da fábrica e sujeito a reclamações dos compradores.

Dentro da Toyota, o Poke Yoke fez parte de um conceito chamado Lean Manufacturing. Veja mais abaixo:

lean manufacturing - toyora poke yoke

4. Poka Yoke de Etapas

O Poka Yoke de Etapas serve para assegurar que todas as etapas de uma operação sejam cumpridas na ordem correta. Caso contrário, a operação em si não poderá ser realizada.

Um bom exemplo no dia a dia pode ser observado no simples ato de sacar dinheiro em algum caixa eletrônico.

Se você não seguir todas etapas na ordem certa (inserir o cartão, selecionar a opção de saque, utilizar a biometria, retirar o cartão, etc.), não será possível receber o dinheiro.

Como fazer Poka Yoke?

Quando o assunto é desenvolvimento de um Poka Yoke, não há nenhuma receita mágica. É preciso lembrar que cada setor e cada processo industrial tem sua individualidade e necessidades específicas. Por isso, cada projeto de Poka Yoke deve ser realizado de forma única e individualizada.

No entanto, existem 5 etapas principais para a elaboração de um Poka Yoke eficiente e adequado ao processo produtivo. A seguir, vamos apresentar um passo a passo necessário para a realização dessa técnica:

1. Análise do processo produtivo

A primeira etapa para a realização de um bom Poka Yoke inclui a análise do processo produtivo. É importante mapear todas as etapas e verificar onde ocorre o maior número de erros na produção.

Com este mapeamento em mãos, é possível definir qual o melhor tipo de Poka Yoke adequado para cada etapa.

2. Análise da qualidade do produto

A segunda etapa é fazer uma análise detalhada da qualidade do produto. Esta etapa é fundamental para descobrir o que é considerado aceitável e o que não é. A análise dos dados ajudará também a identificar quais falhas podem ser eliminadas com a implementação da metodologia.

3. Escolha do tipo:

A terceira etapa é a seleção do tipo de Poka Yoke a ser implementado. De acordo com as necessidades identificadas na primeira etapa, é possível escolher entre as diversas formas existentes – como prevenção, detecção, valor físico e etapas.

4. Treinamento:

A quarta etapa é o treinamento dos operadores de linha de produção para lidar com o equipamento. É importante que os operadores saibam como usar o equipamento e também como se adaptar às mudanças que o Poka Yoke possa ocasionar no processo de produção.

5. Implementação:

E por último, a quinta etapa é a implementação do Poka Yoke. Nesta etapa é necessário realizar testes para verificar se o sistema está funcionando de acordo com as expectativas.

Nesta etapa, é fundamental realizar a manutenção corretiva para garantir que a metodologia esteja sempre bem adequado ao processo produtivo.

Com essas 5 etapas para a elaboração de um bom Poka Yoke, é possível criar um sistema de qualidade efetivo para atender às necessidades de produção de uma empresa.

Saiba como implementar um sistema de qualidade na sua empresa:

sistema de qualidade - poka yoke

Benefícios do Poka Yoke

Agora que você já viu diversos exemplo dessa ferramenta, e como ele pode ser utilizada para o crescimento da sua empresa, não seria interessante conhecer seus benefícios?

Por isso, selecionamos aqui alguns deles:

  • Facilidade para implantar novos processos;
  • Redução de riscos, custos, desperdícios e retrabalhos;
  • Otimização do tempo e de recursos;
  • Aumento da qualidade final;
  • Processos mais eficientes;
  • Cumprimento de prazos;
  • Maior controle sobre a produção;
  • Aumento da satisfação dos clientes.

Ficou claro para você o que é Poka Yoke, seus diferentes tipos e os principais benefícios? Então, que tal colocar essa ferramenta em prática no seu negócio?

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa capaz de apresentar os indicadores de desempenho de seu negócio de forma ágil e transparente. Com isso, é possível gerenciar, monitorar e melhorar processos com muita facilidade.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One:

stratws one