Projetos

5 atitudes que vão te ajudar a descobrir como ter ideias inovadoras

5 atitudes que vão te ajudar a descobrir como ter ideias inovadoras

Publicação : 04/01/2017

Por Siteware

6 min

Quebrando a cabeça, mas não sabe como ter ideias inovadoras para sua empresa? saber como inovar, realmente, não é fácil! A gente sempre houve falar de ideias malucas que deram certo, mas como elas surgem, afinal?

Nesse contexto, em grandes empresas, é muito comum que a diretoria questione suas equipes quanto ao nível de estudo feito antes de apostar em uma nova ideia.

Isso acontece porque abordam as novidades, essencialmente, como boas ideias ou más ideias.

Sendo que as boas ideias são aquelas capazes de gerar receita e as más aquelas que devem ser descartadas o quanto antes para que não desperdicem recursos da empresa.

Mas será esse um bom critério para selecionar as ideias de inovação corretas?

Neste post, você vai descobrir como ter ideias inovadoras. Além disso, a amaneira certa de decidir as melhores ideias de inovação.

Pronto para descobrir como inovar?

Veja também: Mapa de ideias: um caminho seguro para ótimas soluções

Como ter ideias inovadoras: 5 atitudes fundamentais

Estamos caminhando rumo a uma era de grandes apostas em novos negócios por parte das grandes empresas. Elas estão entrando no jogo do empreendedorismo, mas ainda assim, o instinto de resumir tudo em boas e más ideias ainda é muito presente no meio corporativo.

O mais interessante é que não é desse jeito que os empreendedores lidam com novas ideias, iniciativas e estratégias. Claro que eles não hesitam em se desfazer de uma ideia muito ruim e em repensar uma estratégia que não está dando resultado.

Mas os empreendedores trabalham as ideias mais problemáticas e que tiveram feedback negativo por mais tempo do que as grandes empresas o fazem.

Eles analisam minuciosamente cada ideia ruim até que consigam encontrar um resultado positivo do proposto ou de alguma ramificação da ideia original.

Por isso, separamos cinco atitudes de empreendedores de sucesso para que você transforme suas más ideias em inovações que tragam retorno positivo para a empresa. Assim, como ter ideias inovadoras vai ficar bem mais fácil!

Leia mais: Como motivar seus funcionários criativos? 8 dicas para estimular a inovação

1- Ouça

A criação de novos negócios começa com o desenho de novas soluções para problemas e toda boa solução começa ao se ouvir o problema existente. Mas você não deve parar de ouvir uma vez que decide o curso que irá tomar. Continue ouvindo as opiniões de seus stakeholders com frequência e preste atenção especial a novas informações que surgirem pelo caminho, elas podem conter insumos para lhe ajudar a avançar sua ideia.

2- Trabalhe guiado pelo ‘instinto’

Não encare suas iniciativas e estratégias como finais e fixas, mas sim como o melhor palpite do momento. E reconheça que você deve atualizar seus palpites frequentemente e, algumas vezes, radicalmente, para chegar ao sucesso.

3- Construa para aprender

Estratégias e ideias são abstratas, por isso têm capacidade limitada para compreender o que é bom e o que é ruim. Coisas concretas e construídas, no entanto, têm o poder de revelar a verdade sobre o bom e o ruim rapidamente. Ultrapasse a fase abstrata e vá direto para a fase de construção, mesmo que seja de um modelo inoperante, para ver o que realmente funciona.

4- Resista ao instinto de descartar

Em vez de descartar ideias e iniciativas que lhe parecerem muito problemáticas, desafie a si mesmo e ao seu time a insistirem, reformularem o problema e a solução, ou explorarem as ramificações da ideia original. Esses desafios presentes em ideias aparentemente ruins podem lhe levar à inovação que buscava.

5- Seja impaciente

Atravessar um mar de ideias que parecem, e podem até ser, malucas só funciona se você for impaciente para chegar logo ao que lhe trará medidas e resultados reais. Caso contrário, você se perde em meio a tantas ideias e pode nunca chegar onde queria.

Enquanto você trabalha em novas empreitadas e iniciativas, é importante lembrar que boas ideias são como a ilha de LOST. Você não consegue encontra-las com uma bússola, só consegue alcança-las por meio de um caminho que não pode ser repetido de outros processos e, normalmente, só as vê quando elas estão ali na sua frente. Como grandes ideias raramente são evidentes, você deve trabalhar e retrabalhar as ideias ruins até que uma excelente se revele.

E aí, gostou das dicas? O que você faz em seu dia a dia para incentivar o surgimento de novas ideias? Aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos também consigam transformar ideias ruins em inovação!

Veja mais: O que pessoas criativas fazem de diferente?

Informação é a base de toda tomada de decisão. Se você quer saber como ter ideias inovadoras, comece analisando os dados que já tem. O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a coletar, analizar e compartilhar as informações.

Com ele, suas equipes estarão sempre bem informadas para buscar maneiras criativas de como inovar em sua empresa.

Saiba um pouco mais sobre ideias malucas que deram certo acessando este infográfico: 8 coisas incríveis inventadas por mulheres