Qual a importância de realizar o mapeamento dos processos logísticos

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mapeamento dos processos logísticos

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Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a implantação do mapeamento dos processos logísticos dentro de uma empresa, certo? Mas, qual a importância de realizar o mapeamento dos processos logísticos da minha empresa? Continue a leitura que a gente te explica.

O mapeamento dos processos logísticos é um método de gestão que tem como objetivo principal melhorar o dia a dia interno ou externo da empresa. Como? Muito simples, com a ajuda da identificação de falhas operacionais e oportunidades de melhorias dentro e fora da empresa. 

A ideia central dessa ferramenta de trabalho é, conseguir levantar todos os detalhes que dizem respeito às atividades realizadas pelos colaboradores da empresa, além de registrar e organizar todas as informações obtidas neste estudo para que, quando uma mudança ou melhoria for cogitada, sua implementação aconteça de maneira bem estruturada.

É importante frisar, no entanto, que não existe a necessidade de se ter um problema, seja ele real ou iminente, para que a empresa comece a mapear seus processos logísticos, muito pelo contrário, o uso dessa ferramenta é exatamente uma das formas de manter uma cultura organizacional contínua e organizada dentro das organizações.

No artigo de hoje, vamos responder as perguntas mais frequentes quando o assunto é “mapeamento dos processos logísticos” como: “Qual a importância dos processos logísticos estarem bem definidos?” ou “Quais os benefícios do mapeamento e análise dos processos logísticos?”, entre outras. Quer saber mais? Confira!

Contextualizando: o que são processos logísticos?

Para entender a situação de forma geral, vamos falar primeiro sobre o que é e qual a importância dos processos logísticos de uma empresa. Falando de forma resumida, os processos logísticos nada mais são do que as atividades que todos os colaboradores da empresa desempenham ao longo do dia.

Essas atividades são importantes para que os gestores de cada setor possam realizar um controle de atividades e falhas dentro dos processos, em todas as áreas da empresa (vendas, finanças, produção, etc.) e, encontrar a melhor maneira de instruir seus subordinados a produzir e distribuir os bens ou serviços produzidos pela empresa.

Conforme as atividades da organização forem crescendo e seus números aumentando, consequentemente a demanda de informações será maior. E é nesse momento que a empresa precisa fazer uma boa gestão de seus processos logísticos, para que todas as pontas que forem ficando soltas sejam vistas e solucionadas.

Então, podemos dizer que o objetivo final de uma boa gestão de processos logísticos se dá quando o gestor consegue integrar um conjunto de informações de maneira que você consiga visualizar todos os dados pertinentes da empresa como inventário, armazenamento, mão de obra humana, matéria-prima, produção, entre outras.

Mapeamento dos processos logísticos: qual a sua importância?

Algumas pesquisas indicam que os gestores gastam cerca de 82% de seu trabalho apenas na coleta, validação e organização das informações pertinentes da empresa, ou seja, apenas 18% do tempo é dedicado para de fato analisar os dados que vão servir como base para as tomadas de decisão futuras.

Ou seja, a importância de realizar o mapeamento dos processos logísticos se dá por conta do conhecimento que esse sistema traz ao gestor, com os detalhes de todas as atividades que sua empresa tem. Desde o relacionamento com fornecedores e parceiros da empresa, até o próprio cliente final.

Com esse método de análise, é possível visualizar aspectos importantes dentro da empresa como:

  • compra de insumos;
  • saídas dos produtos;
  • falhas na produção;
  • novas contratações e atribuições;
  • número de produção.

Entre vários outros pontos que dizem respeito às movimentações dentro da organização, tanto de informações, quanto de mão de obra humana.

E é exatamente com esses dados que, um mapa atual dos processos pode ser feito, frisando lacunas ou oportunidades que foram destacadas durante essa coleta de informações. Com isso, pode-se redesenhar o fluxo de produção dessa empresa, pensando nas soluções dos problemas e melhorias que podem ser conseguidas com tais ações.

Depois de captadas e analisadas, todas essas informações servirão como base para que novas orientações sejam passadas aos colaboradores e, com isso, um novo plano de ação seja colocado em prática. O que isso significa? Que todas essas mudanças precisam acontecer de forma organizada e bem entendida por todos os afetados por elas.

6 dicas para criar uma boa gestão de processos logísticos

Depois de entender o que é mapeamento dos processos logísticos, vamos te mostrar 6 dicas essenciais para iniciar essa gestão. O que fazer, qual é a ordem de ações mais indicadas e como implementar esse novo plano de ação dentro da sua empresa, são algumas delas. Confira!

1. Identifique as entradas e saídas

Controle muito bem os chamados Inputs (entradas), ou seja, os recursos necessários para que a produção dos produtos/serviços finais ocorra. Esses “insumos” podem ser desde informações de mercado, matéria-prima, até informações vindas diretamente do cliente como: data máxima de entrega, quantidade, meios de transporte, etc.

Já com os Outputs (saídas), que são os produtos/serviços finalizados, o controle começa quando um produto é devidamente produzido, embalado e estocado para entrega, daí em diante ele se encontra na fase de saída e se inicia outras formas de controle como trajeto, quantidade retirada pelas terceirizadas, entrega ao cliente final, etc.

2. Conheça os seus fornecedores e clientes

O fornecedor também é prestador de serviços da sua empresa, só que trabalha de maneira externa. Essas pessoas ou empresas, são responsáveis por fornecer os insumos necessários para que as atividades da organização aconteçam, ou seja, não trate seus fornecedores apenas como “parceiros de negócio”, veja-os como parte de todo o processo.

Já os clientes, são a ponta final de todo esse processo de produção. É ele quem vai receber o resultado do trabalho de dezenas, centenas ou até milhares de colaboradores. Entretanto, existem os chamados clientes indiretos, que intermediam o contato do usuário final com o produto/serviço finalizado. Como os professores de uma faculdade, por exemplo.

3. Desenhe um fluxo de atividades

Neste estágio, o gestor apenas acompanha as rotinas do setor. Já que toda coleta e análise de dados foi feita, ele tem uma base para monitorar e consertar problemas, caso seja necessário. Por isso a importância de realizar o mapeamento dos processos logísticos na empresa, para que seja possível sinalizar de forma clara o que está certo ou não.

Este é o momento de avaliar como o plano de ação pré-determinado está sendo útil (ou não) para a empresa, como as entradas e saídas estão acontecendo, qual é a percepção dos clientes e fornecedores sobre esse fluxo de trabalho estabelecido, entre várias outras informações que servir de base para uma tomada de decisão importante.

4. Realize correções ou melhorias coerentes

Essa etapa pode ser iniciada junto à anterior, ou seja, ainda durante o desenho do fluxo de atividades, o gestor consegue identificar esses pontos que afetam diretamente a rotina e os resultados da empresa e montar um plano de ação qualificado para solucionar esses problemas.

É importante frisar que, cada erro deve estar apontado exatamente na etapa em que acontece dentro do fluxo de trabalho. Só assim, o motivo real desse problema poderá ser descoberto e as tomadas de decisão serão mais assertivas e eficazes.

5. Defina um plano de ação

Depois de pesquisar, analisar e descobrir quais são as lacunas que precisam ser preenchidas, chega o momento de analisar cada uma das causas e quais medidas precisam ser tomadas para corrigi-las. E é aí que um cronograma de modificações é estruturado, visando não atrapalhar os resultados ou interferir na qualidade do produto.

Nesta fase fica fácil entender qual a importância de realizar o mapeamento dos processos logísticos, já que é ele que vai ajudar a definir o plano de ação que seus colaboradores deverão seguir para entregar os resultados esperados por você.

6. Formalize esse novo plano de atividades

Se você ainda está se perguntando por que devemos realizar os processos logísticos com qualidade, é neste momento que sua dúvida será sanada. É muito importante ser transparente com os seus colaboradores e mostrar a eles a diferença que um processo bem executado e com qualidade pode fazer.

Aqui, você vai verificar os resultados pós novo plano de ação aplicado. A sua empresa pode criar um documento chamado ‘Instrução de Trabalho’, nele todas as características que são pertinentes de cada setor/função são descritas, como cada colaborador deve trabalhar, quais recursos serão utilizados em cada área da organização, entre outros pontos.

Mas, o ideal é que todas as equipes de trabalho estejam 100% alinhados às novas determinações, para isso disponibilize esse documento para todos e deixe informativos pelas áreas internas da empresa, assim todos terão à vista esse novo método.

Benefícios do mapeamento dos processos logísticos

Acho que já ficou claro quais são os benefícios do mapeamento e análise dos processos logísticos para a sua empresa, certo? Mas, vamos te falar sobre mais alguns motivos para você entender por que devemos realizar os processos logísticos com qualidade. 

Bem, além da importância que já foi mencionada anteriormente de alavancar os resultados da organização, um mapeamento dos processos logísticos bem feito, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, algumas delas são:

  • facilita a identificação de lacunas operacionais;
  • define planos de ação mais eficazes e práticas, permitindo que o problema seja solucionado diretamente na fonte;
  • padroniza processos, o que adequa ainda mais a execução destes no dia a dia operacional;
  • expande a produtividade da empresa;
  • reduz custos operacionais;
  • reduz os desperdícios, já que etapas desnecessárias são eliminadas com esse planejamento;
  • melhora a qualidade dos produtos e serviços;
  • aumenta a satisfação do cliente e a possibilidade de fidelização.

Monte um bom gerenciamento de processos

Ficou mais fácil entender o que é mapeamento dos processo logístico, não é mesmo? Essa ferramenta é uma das mais eficazes quando o objetivo é conseguir realizar mudanças diretamente direcionadas aos métodos de trabalho da sua organização. Ela garante que os melhores resultados sejam alcançados e que os riscos sejam reduzidos drasticamente.

Vamos relembrar os pontos principais abordados no artigo de hoje:

  • falamos qual é a importância de realizar o mapeamento dos processos logísticos;
  • explicamos o que são os processos logísticos em si;
  • falamos sobre algumas etapas importantes para trabalhar uma boa gestão;
  • e apontamos quais são os benefícios que esse método de trabalho pode trazer;

É nesse momento que a Siteware pode te ajudar. Com a nossa ferramenta STRATWs One, você consegue integrar todos os sistemas usados em sua empresa, evitando lançamentos manuais e retrabalhos. Desta forma, você otimiza o tempo dos seus gestores e garante uma integridade maior nas informações.

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