Liderança feminina: como as CEOs estão mudando o jogo + 4 nomes para se inspirar

CONTEÚDO

liderança feminina

CONTEÚDO

Desde a última década, temos visto um incremento significativo no número de mulheres ocupando posições de liderança em empresas de diversos setores. As mulheres que são pioneiras nessas posições no ambiente corporativo abrem portas e inspiram profissionais em ascensão na carreira

Neste post, vamos evidenciar como essas mulheres transformam o jogo da liderança a partir de suas histórias inspiradoras. Estas que sugerem práticas para o empoderamento de outras mulheres e exploram seus impactos no mundo corporativo.

A Siteware valoriza a liderança feminina e a colaboração entre nossas líderes. Convidamos algumas para contar-nos um pouco mais sobre a Força que Inspira umas nas outras. Veja:

A influência positiva da liderança feminina

Nos últimos anos, as mulheres estão cada vez mais presentes em posições de liderança nos principais empreendimentos de todo o mundo. Essa dinâmica proporciona a oportunidade para que elas tragam às empresas uma nova perspetiva e visão de gestão.

Uma recente pesquisa da McKinsey descobriu que as empresas lideradas por mulheres exibiam um rendimento financeiro 36% superior às lideradas por homens. Essa melhoria substancial vem com a habilidade de pensar de forma flexível e inovadora que caracteriza as líderes femininas.

Além disso, as CEOs mulheres também ajudam a criar um ambiente de trabalho mais justo, acessível e inclusivo. Essas medidas estão na raiz dos desafios culturais que muitas empresas enfrentam hoje em dia. Com mais diversidade, as ideias prosperam, o que dá margem para o desenvolvimento de um terreno hábil à criação de novos produtos, serviços e processos.

liderança feminina

A importância de um ambiente com igualdade de gênero

A liderança feminina tem desempenhado um papel cada vez mais importante na criação de ambientes de trabalho inovadores e igualitários.

As CEOs estão se tornando cada vez mais proeminentes no mundo dos negócios, mudando a maneira como a liderança atual gerencia seus times. Elas têm a oportunidade de influenciar outras mulheres e responder por seus esforços para trazer equidade de gênero para a esfera empresarial.

Apesar do aumento significativo da liderança feminina no mercado, ainda há muito trabalho a ser feito.

A liderança feminina está trabalhando para criar ambientes que incentivem a promoção equitativa e oportunidades iguais para todos. Da diversificação à fomentação de culturas de eficiência, as líderes femininas trazem algo único e importante à mesa.

Como as CEOs estão mudando o jogo da liderança

O impacto das mulheres em cargos de c-level  não pode ser ignorado. A liderança feminina está promovendo uma cultura mais equilibrada e diversificada, e isso está tendo profundos efeitos positivos na economia. Mas como é que as mulheres estão mudando o jogo da liderança? Vejamos três formas principais:

  •  Mais oportunidades para mulheres:

Em primeiro lugar, como líderes, as mulheres CEOs estão abrindo mais oportunidades para as mulheres se engajarem em empregos de alta gestão.

Ter essas cadeiras ocupadas por representantes mulheres ajuda a quebrar os estereótipos de gênero. Isso oferece mais oportunidades para mulheres no local de trabalho, aumenta os níveis de diversidade e também contribui para uma força de trabalho mais equilibrada.

  • Igualdade de gênero:

Em segundo lugar, as mulheres em cargos de c-level  impulsionam  o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. Elas comunicam mensagens de liderança e inovação, resultando em ambientes de trabalho mais inclusivos, diversos e fora da caixa.

Essas ações incentivam, sobretudo, outras mulheres em suas trajetórias corporativas.

  • Abordagem mais colaborativa:

Finalmente, as mulheres CEOs mudam a forma como os negócios são geridos. Elas são responsáveis por adotarem uma abordagem mais colaborativa, voltada para os resultados e centrada na qualidade. Essa abordagem impulsiona as empresas a adotarem medidas inovadoras e criarem um ambiente em que novas ideias possam ser exploradas.

4 CEOs mulheres que você precisa conhecer

As CEOs agora estão definindo o jogo no mundo dos negócios. Se você ainda não conhece os principais nomes da liderança feminina no ambiente corporativo, fique ligado! Aqui estão 4 CEOs mulheres que você precisa conhecer e começar a se inspirar:

  • Mary Barra:

A primeira CEO de destaque é Mary Barra, que está à frente da General Motors. Ela se tornou a primeira mulher a ocupar esse cargo em uma montadora de automóveis. Desde então, tem trabalhado incessantemente para melhorar a qualidade do produto da GM e garantir que a empresa continue sendo uma das líderes do setor no mundo.

  • Indra Nooyi:

A CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, também se destaca entre as líderes mundiais. Desde que assumiu o cargo, ela retém seus esforços para transformar a PepsiCo em uma empresa inovadora e líder de mercado. Além disso, ela luta pelo reconhecimento e igualdade de gênero em todos os níveis da empresa.

  • Marillyn Hewson:

Outra grande líder é Marillyn Hewson, CEO da Lockheed Martin. Desde que assumiu o cargo, a empresa tem aumentado sua presença em mercados em rápido crescimento, como o de energia e cibersegurança, e tem sido pioneira em várias iniciativas, como a adoção de processos de transformação ágil. Com as novas metodologias, a empresa ampliou a capacidade de entrega em 40%.

  • Ginni Rometty:

Por último, não podemos esquecer da CEO da IBM, Ginni Rometty. Desde que assumiu o cargo, lidera a IBM na sua transformação de uma empresa de computadores para uma empresa de computação cognitiva.

Ao mesmo tempo, ela também fomenta a diversidade de gênero na empresa e trabalha na pauta da igualdade de gênero.

Essas quatro mulheres CEOs estão mudando a forma como o mundo dos negócios é conduzido. Elas são a prova de que a liderança feminina é uma força cada vez mais presente e necessária no mundo dos negócios.

Na Siteware, a liderança feminina é uma pauta importante. Buscamos, cada vez mais, ter profissionais qualificadas em nosso time. Veja nossas vagas →