Gestão Estratégica

Vantagem competitiva sustentável: descubra o que é, por que é importante e 8 dicas de como criar esse tipo de vantagem para sua empresa

Vantagem competitiva sustentável: descubra o que é, por que é importante e 8 dicas de como criar esse tipo de vantagem para sua empresa

Publicação : 01/03/2021

Por Lorrana Freitas

7 min

Vantagem competitiva sustentável
Vantagem competitiva sustentável

Será que a sua empresa possui vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes? E, se sim, será que você consegue sustentá-la a médio e longo prazo?

As vantagens competitivas se referem a um conjunto de fatores e características do seu modelo de negócio que o faz se destacar da concorrência. 

Esse diferencial é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empresas que fecharam foi superior ao de surgimento de novos negócios pelo quarto ano consecutivo.

Obviamente, os fatores que culminaram nesse dado são variados. Mas, para evitar fazer parte dessa estatística, é necessário que a empresa seja capaz de desenvolver uma vantagem competitiva sustentável que a fará sobreviver por mais tempo.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo que vai esclarecer as suas dúvidas sobre o que é vantagem competitiva empresarial, sua importância e diferenciais.

Continue a leitura para conferir também nas linhas a seguir 8 dicas valiosas de como criar vantagem competitiva sustentável no seu modelo de negócio.

Este post também pode interessar a você: Oceano azul e oceano vermelho, qual deles é o melhor para sua empresa navegar?

O que é vantagem competitiva sustentável?

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é necessário que as empresas encontrem formas de se destacar entre os concorrentes e conquistar a preferência do público quando uma necessidade de consumo se instaurar.

A isso dá-se o nome de vantagem competitiva. Trata-se de um conjunto de fatores, características, ações e estratégias que posicionam a empresa à frente das demais que dividem o mesmo mercado.

Mas o que é a vantagem competitiva sustentável? Bom, esta pode ser definida como aquilo que vai fazer a empresa ser lembrada positivamente e escolhida pelo público não somente de forma temporária, mas também a médio e longo prazo.

A vantagem competitiva sustentável dará destaque para a marca e se sustentará sem que seja preciso desprender investimentos adicionais nem grandes esforços para que a empresa se mantenha à frente da concorrência.

As empresas que possuem vantagem competitiva sustentável são sempre lembradas pelo público como escolha lógica no momento em que surge uma necessidade de consumo.

E, para isso, elas não precisam aumentar seus custos ou pensar em estratégias mirabolantes para fazer com que essa vantagem seja mantida a longo prazo.

A estratégia de vantagem competitiva é um conceito criado pelo professor Michael Porter, de Harvard. Por isso, antes de começarmos a entendê-la melhor, relembre estes conceitos de forcas competitivas, fundamentais em sua teoria:

Qual a importância de criar vantagem competitiva sustentável?

O modelo de vantagem competitiva sustentável é importante porque permite que a empresa possa manter-se à frente de seus concorrentes de forma mais duradoura.

Isso porque a vantagem competitiva não estará atrelada à necessidade de novos investimentos, aumento dos custos, contratação de mão de obra etc.

Além disso, a vantagem competitiva que consegue ser sustentada a longo prazo contribui para a melhoria da saúde financeira da empresa e para a fidelização de clientes.

Veja também: Indicadores de competitividade: definição e 7 exemplos para monitorar as vantagens competitivas do seu modelo de negócio

Quais são os diferenciais da vantagem competitiva sustentável?

Há basicamente três diferenciais da vantagem competitiva sustentável.

O primeiro deles, obviamente, se refere à sustentabilidade. Ou seja, a vantagem precisa ser duradoura e mantida pensando a longo prazo.

Também configura entre os diferenciais da vantagem competitiva sustentável a capacidade de gerar valor para os clientes. É necessário que ela signifique algo valioso e relevante para o cliente.

Por fim, a vantagem competitiva sustentável é insubstituível. Isso significa que ela deve ser algo que somente a sua empresa tem a oferecer e que nenhum concorrente será capaz de replicá-la.

8 dicas de como conseguir vantagem competitiva sustentável

Para que a sua empresa possa desenvolver vantagem competitiva sustentável, é importante entender, antes de tudo, que isso não acontece da noite para o dia.

A busca pela vantagem competitiva sustentável é um processo que leva tempo. Mas existem algumas boas práticas que podem te ajudar.

  1. Faça uma análise competitiva aprofundada dos seus concorrentes;
  2. Estude a ameaça de produtos substitutos e a entrada de novos players no mercado;
  3. Concentre seus esforços em um nicho de mercado específico;
  4. Conheça a fundo as características, as necessidades e o comportamento do seu público-alvo;
  5. Fique atento aos seus custos operacionais;
  6. Mapeie seus processos internos e estanque possíveis gargalos;
  7. Identifique seus recursos;
  8. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes.

Para você entender ainda melhor o que é vantagem competitiva, achamos esta verdadeira relíquia histórica na internet, a aula em que o professor Michael Porter explica claramente sua teoria da vantagem competitiva. acompanhe o vídeo, em inglês, mas com legendas:

Então, ficou claro o que é vantagem competitiva sustentável? Faça uso das dicas que citamos aqui e coloque a sua empresa à frente da concorrência.

Saiba mais: Entenda o que é modelo VRIO e como usá-lo para identificar vantagens competitivas na empresa

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a criar, acompanhar e compartilhar os KPIs que vão mostrar se sua competitividade está ok.

Veja mais algumas de suas vantagens:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e FCA;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência.

Que aplicar o conceito de vantagem competitiva em sua empresa? Então comece pela análise das 5 forças competitivas de Porter, para isso, use nossa ferramenta gratuita: FERRAMENTA: 5 forças de Porter

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *