O impacto da inteligência artificial na gestão de negócios

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Inteligência artificial na gestão

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Atualmente as empresas estão expostas a uma enorme quantidade de informações diariamente. Saber extrair, analisar e utilizar corretamente esses dados é o que difere as organizações com uma boa gestão das demais.

Fazer com que uma organização se destaque em um mercado tão competitivo é um desafio e tanto. E para que isso aconteça é preciso contar com processos bem estruturados, ferramentas e softwares que possam agilizar as demandas do dia a dia.

As empresas contam com uma grande aliada na hora de lidar com esses desafios: a Inteligência Artificial.

Você pode não ter percebido, mas é muito provável que ela já faça parte da sua rotina. Pois ela está presente em:

  • Assistentes pessoais, como a Alexa;
  • Dispositivos com reconhecimento facial;
  • Aplicativos de mobilidade, como o Waze;
  • Na publicidade personalizada;
  • Nas recomendações das lojas virtuais.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA já está presente na sua vida. Mas e no trabalho? Não é diferente. Confira alguns exemplos de como ela faz parte de uma rotina comercial:

  • Ferramentas de automação;
  • Softwares de gestão;
  • Mecanismos de segurança;
  • Soluções de análise de dados.

Mas afinal de contas, você sabe o que ela é e como funciona?

Inteligência artificial – o que é?

Há alguns anos, pensar em “máquinas inteligentes” era assunto para obras de ficção científica. Porém, como vimos antes, a tecnologia já está totalmente atrelada às nossas vidas.

Apesar de parecer algo muito moderno, a Inteligência Artificial existe desde a década de 1950, quando Alan Turing desenvolveu a primeira chatbot do mundo, Eliza.

Ela foi desenvolvida para simular a conversação humana, e a grande questão era analisar se ela conseguiria ser tão inteligente quanto um. Porém, foram necessários muitos anos de evolução até que as máquinas chegassem mais próximas do objetivo.

Para isso, são utilizadas diversas tecnologias como: redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado e algoritmos. Todos utilizados com o intuito de tornar as máquinas cada vez mais inteligentes.

Claro que com todo esse avanço, não demorou muito para que as empresas começassem a utilizar a IA para otimizar processos.

Grandes organizações são repletas de processos repetitivos, mas que necessitam de uma grande concentração de esforços para serem realizados. É justamente aqui que a IA entra, para agilizar tudo que pode ser automatizado.

De acordo com uma pesquisa da Accenture, nos próximos anos a Inteligência Artificial deve ser responsável por 40% da produtividade nas empresas.

Quer saber como funciona a Inteligência Artificial na gestão de negócios? Confira alguns detalhes e dicas especiais para aplicar na sua empresa!

Como utilizar a Inteligência Artificial na gestão de negócios?

Chatbots

Se você já ouviu falar nos robôs conversacionais, é bem provável que tenha sido com a finalidade de ajudar no atendimento ao cliente. De fato, essa ainda é a função que concentra o maior número de bots no Brasil.

No entanto, eles podem ir muito além e ajudar as empresas em diversas frentes, incluindo no apoio ao back office.

Ainda dentro de uma organização eles podem assumir diversas funções, como por exemplo:

  • Responder dúvidas para os funcionários: Em empresas muito grandes, boa parte do tempo de uma equipe de RH pode ser tomada apenas respondendo dúvidas que os outros colaboradores têm.
  • Emitir segunda via de documentos: Assim como as dúvidas, emissão de documentos, como contracheques, por exemplo, também ocupam boa parte da rotina desses profissionais. Os chatbots podem fazer isso de forma simples e ágil.
  • Agendamento de férias: Esta é outra ação que pode ser facilmente realizada por um bot. Desta forma, a equipe responsável pode focar em demandas mais complexas.
  • Triagem de currículos: Os chatbots podem realizar uma primeira análise em um processo seletivo, e até mesmo responder e interagir com candidatos.

Caso a empresa tenha adotado algum aplicativo de mensagem como canal de comunicação, ela também pode ser feita com a ajuda de chatbots. No WhatsApp, por exemplo, as mensagens podem ser automatizadas facilmente. Incluindo o envio ativo de informações importantes.

Todas essas ações fazem com que a empresa ganhe mais agilidade. Ao mesmo tempo os colaboradores não precisam aguardar por respostas, o que torna a experiência de trabalho muito melhor.

Gestão de estoque

Um bom gerenciamento de estoque é essencial na rotina de muitas organizações. Porém, este é um trabalho contínuo que demanda muito tempo, e caso seja feito manualmente, a alocação de uma equipe completa.

A boa notícia é que Inteligência Artificial na gestão dos negócios pode tornar esse trabalho menos maçante com softwares baseados em IA.

Imagine o seguinte: Ao invés de fazer a contagem diariamente e passar o dia atualizando planilhas com os produtos que faltam e o que precisa ser reposto, você recebe um e-mail, com a lista de itens faltantes, com sugestões de reposição e tudo mais.

Tudo isso pode ser feito com a ajuda da IA, garantindo uma gestão mais eficiente e que certamente irá impactar em uma redução de custos para a operação.

Análise de dados

Esse sem dúvidas é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente. Lidar com uma enorme quantidade de dados diariamente. Captar, mensurar, analisar são questões que surgem rotineiramente em grandes organizações.

Contar com a IA para automatizar esse processo pode garantir inúmeras vantagens. Uma das principais é ter todos os dados organizados e centralizados em dashboards, onde todas as informações são visualizadas de forma simples.

E tudo isso, de forma automatizada, permitindo com que os colaboradores concentrem-se nas análises mais complexas, garantindo muito mais inteligência para o negócio.

Análise do comportamento do consumidor

Outra questão fundamental para empresas que querem se destacar no mercado é conhecer bem o público com quem se relaciona. Ter um processo bem estruturado de análise de comportamento do consumidor pode ser um importante diferencial.

Conhecer a jornada de consumo dos clientes é essencial nos dias de hoje. E isso é feito através de muito estudo, pesquisa e novamente: análise de dados.

Claro que IA também gera um impacto muito positivo nessa função. Com a ajuda da automatização esses dados podem ser compilados de forma mais eficiente.

Com isso o time pode se preocupar com o que mais importa: criar estratégias para melhorar a experiência dos consumidores. Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo:

Essas são algumas das principais atuações que a IA pode ter nas empresas. Existem inúmeras outras questões que elas podem resolver, por isso o mais importante é compreender as necessidades da sua empresa.

Nossa principal dica é: Se a sua empresa ainda realiza algumas destas funções de forma manual, esse é o momento de buscar por soluções de automatização.

Sabemos que a utilização da Inteligência Artificial ainda gera receio nas pessoas. Porém, a principal função dela é deixar a mão de obra humana livre para se dedicar a assuntos mais complexos.

O ideal é procurar por ferramentas e softwares que façam sentido para a sua empresa e que possam garantir todas as vantagens que listamos no texto. Atualmente o mercado é repleto de opções, que atendem desde as pequenas até grandes corporações.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim. Comece agora mesmo a pensar na Inteligência Artificial para ter uma gestão empresarial mais ágil e eficiente.

Conteúdo desenvolvido pela Ubots.

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