Gestão de Equipe

Importância do Plano de Cargos e Salários para a empresa

Importância do Plano de Cargos e Salários para a empresa

Publicação : 05/10/2020

Por Siteware Siteware

8 min

O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada pelas empresas que oferece uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para si própria.

Quando bem implementado, ele melhora a motivação dos colaboradores, otimiza os subsistemas do RH e contribui com o desenvolvimento do negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que é um Plano de Cargos e Salários e quais são os principais impactos que ele provoca na atividades do RH e nos resultados da empresa como um todo. Confira!

O que é um Plano de Cargos e Salários?

O Plano de Cargos e Salários é o desenho de toda a estrutura de remuneração da empresa, relacionada aos cargos que ela oferece. Nele, devem ser abordados os requisitos mínimos exigidos por cada posição, bem como responsabilidades inerentes a atividade e o conhecimento necessário para que o ocupante exerça planejamento suas atribuições.

Funciona como um guia para o RH, gestores e colaboradores compreenderem a dinâmica dos cargos dentro da hierarquia da organização.

É importante ressaltar que o Plano de Cargos e Salários é diferente do Plano de Carreira. O primeiro está relacionado à visão da empresa sobre as posições oferecidas e suas respectivas remunerações.

Já o Plano de Carreira é individual e atua como um mapa que cada colaborador pode seguir para crescer e conquistar seus objetivos profissionais.

Como ele pode auxiliar na motivação dos colaboradores?

O Plano de Cargos e Salários é um dos elementos que exercem a função de retenção de talentos em uma empresa.

Isso se dá por diferentes fatores, dentre os quais vamos destacar os dois mais relevantes. Acompanhe.

Transparência na relação laboral

O Plano de Cargos e Salários é uma forma da empresa agir com transparência junto aos seus colaboradores.

Nos descritivos das funções por exemplo estão descritas todas as exigências de cada cargo, tais como escolaridade, cursos técnicos, habilidades e tempo de experiência, para que todos estejam cientes do que é necessário providenciar, antes de se candidatar a uma promoção ou mudança de área, por exemplo.

Outro ponto importante é que ele traz as informações a respeito do que é oferecido aos ocupantes de cada posição, em troca de seus serviços.

Isso inclui itens como a faixa salarial, o pacote de benefícios e as bonificações elegíveis.

Clareza para o desenho da carreira

Conforme explicamos no início do artigo, o Plano de Carreira é um planejamento que cada colaborador poderá seguir para conquistar seus objetivos e o que almeja em sua carreira.

Nesse sentido, é fundamental que ele tenha acesso a uma série de informações que o ajude a tomar as decisões mais adequadas, que o direcione no caminho certo.

Com base no Plano de Cargos e Salários, ele consegue identificar quais são os cursos e treinamentos que precisará realizar, bem como o tempo de experiência necessário para evoluir a cada degrau.

Dessa forma, fica mais fácil elaborar um plano mais conciso, que gere resultados mais eficientes.

De que forma ele pode otimizar os processos de Recrutamento e Seleção da Empresa?

Uma empresa que conta com um Plano de Cargos e Salários bem estruturado consegue otimizar os processos de recrutamento e seleção. Ao ter bem definido os descritivos dos cargos é possível munir de informações relevantes os recrutadores e os candidatos.

Veja os pontos que destacamos abaixo.

Mais transparência para os candidatos

O processo seletivo baseado nos descritivos de atribuições do Plano de Cargos e Salários permite que os candidatos tenham uma visibilidade melhor da atividade a ser desempenhada, os riscos e responsabilidades da função e a contrapartida ofertada para tal, isto é, as possibilidades de ganhos.

O simples fato de saber que a empresa dispõe deste tipo de ferramenta, já demonstra um certo nível de organização e passa confiabilidade para quem pretende fazer parte do time.

Mais segurança para os recrutadores

Do outro lado do processo, os recrutadores ganham mais clareza sobre as necessidades de cada vaga e, com isso, podem direcionar melhor as entrevistas e as seleções dos profissionais a cada etapa.

Além do mais, com base nas informações do Plano de Cargos e Salários, fica mais fácil estabelecer os limites para as negociações das remunerações que serão oferecidas e para o alinhamento das expectativas dos candidatos.

Melhoria na imagem da marca empregadora

Outra questão que está relacionada aos processos de recrutamento e seleção, mas que vai um pouco além disso, é a imagem da marca empregadora, ou employer branding.

O principal intuito dessa prática é mostrar a organização como um ótimo local para se trabalhar, de forma que os melhores profissionais sejam atraídos e retidos.

O Plano de Cargos e Salários cumpre um papel importante nesse sentido, já que é uma das ferramentas que confere transparência na relação com os colaboradores e que permite uma visibilidade das oportunidades de crescimento e desenvolvimento da carreira.

Como ele pode subsidiar o subsistema de treinamento e capacitação da equipe?

O Plano de Cargos e Salários é uma documentação que serve como uma fonte bastante rica de informações.

No que diz respeito aos subsistema de treinamento e capacitação dos colaboradores, ele contribui com a definição da Matriz de Treinamentos, que é a ferramenta utilizada para determinar quais serão os cursos, treinamentos e capacitações que a empresa oferecerá aos seus profissionais.

Ela depende da análise dos cargos da organização e de suas exigências. O RH elabora um estudo cruzando as necessidades da empresa com as deficiências dos colaboradores para definir as melhores estratégias de desenvolvimento dessas pessoas, de acordo com os objetivos do negócio.

Qual é a relação do Plano de Cargos e Salários com os passivos trabalhistas?

Os passivos trabalhistas são o pesadelo de qualquer RH. Eles representam todas as brechas que a empresa deixa passar na relação com seus colaboradores e que possam gerar algum processo trabalhista.

É um tipo de risco que não vale a pena correr, pois pode resultar em multas e no estímulo a novos processos.

O Plano de Cargos e Salários ajuda a manter a isonomia, que é a garantia de remunerações equivalentes para os cargos semelhantes. Isso evita a diferenciação salarial e todo o desconforto e insatisfação que acabam sendo gerados nos profissionais.

É uma forma eficiente de não dar motivos para que os colaboradores se voltem contra a empresa.

Como você pôde ver, o Plano de Cargos e Salários proporciona muitos benefícios para a organização.

Quando bem feito e implementado, ele é capaz de motivar os profissionais e engajar as equipes, o que gera inovação e crescimento para o negócio.

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Bianca Andrade, Diretora de RH da Sociis RH. Consultoria de Recursos Humanos especializada em soluções estratégicas.

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *