5 Dinâmicas para equipes de alta performance usadas no Google

CONTEÚDO

Dinâmicas para equipes de alta performance

CONTEÚDO

Grupo de trabalho, comitê, coletivo autônomo. Seja lá como você chama, você é parte de um onde trabalha: um time! Então, se sabemos o que faz um bom gestor, por que não saber o que faz um excelente time?

Um grupo de gestores do RH do Google se dispôs a responder essa pergunta através de informações coletadas e análise rigorosa das mesmas: O que faz um time do Google eficaz?

Durante 2 anos foram conduzidas mais de 200 entrevistas com Googlers (funcionários do Google) e analisaram mais de 250 atributos de mais de 180 times ativos do Google. O pensamento era de que encontrariam o mix perfeito de traços e habilidades individuais necessários para um time estelar: um formando de excelente faculdade, dois extrovertidos, um engenheiro que é excelente em JS e um PhD. E está aí, o time dos sonhos, certo?

ERRADO! Nas dinâmicas para equipes de alta performance quem faz parte do time importa menos do que como seus membros interagem, estruturam seu trabalho e como veem sua contribuição.

Eles aprenderam que há 5 Dinâmicas para equipes de alta performance que separam os times de sucesso dos demais no Google:

  1. Segurança psicológica: Podemos nos arriscar nesse time sem nos sentir inseguros ou envergonhados?
  2. Confiança: Podemos contar uns com os outros para executar trabalho de altíssima qualidade no prazo?
  3. Estrutura e clareza: Os objetivos, papéis e planos de execução do nosso time são claros?
  4. Sentido do trabalho: Estamos trabalhando em algo que é importante para cada um de nós no âmbito pessoal?
  5. Impacto do trabalho: Nós acreditamos fundamentalmente que o trabalho que fazemos importa?

Se sua resposta para as 5 perguntas acima foi “sim”, parabéns! Você provavelmente está num time de alta performance. Se não, nem tudo está perdido.

Leia também: 6 aplicativos para gestão de equipes que você precisa!

Esse é um atalho para ajudá-lo a entender onde focar, como melhorar e um jeito de conversar com seus colegas sobre esse conceito de uma forma estruturada e sobre a importância das dinâmicas para equipes de alta performance.

Google

Dinâmicas para equipes de alta performance: qual a mais importante?

Segurança psicológica foi de longe a dinâmica mais importante encontrada – ela abre o caminho para as outras 4. Por que isso? Se arriscar em frente aos seus colegas parece simples. Mas lembre-se da última vez em que trabalhou em um projeto.

Você sentiu que poderia perguntar qual o objetivo dele sem parecer que era o único que estava por fora? Ou optou por continuar sem esclarecer nada para evitar ser percebido como alguém que não sabe o que está acontecendo?

Todos nós relutamos em adotar comportamentos que influenciem negativamente o modo como os outros percebem nossa competência, consciência e positividade. Apesar de esse tipo de autodefesa é uma estratégia natural no ambiente de trabalho, ela atrapalha um trabalho em equipe efetivo.

Por outro lado, quanto mais seguros os membros do seu time se sentem, maior a probabilidade de eles admitirem erros, formarem parcerias e ‘abraçar’ novos papéis. Além de a segurança afetar praticamente todos os outros aspectos importantes que buscamos em um funcionário.

Assim, eles perceberam que indivíduos que trabalham em times de alta performance são menos prováveis de saírem do Google, trazem mais receita e são considerados eficientes até duas vezes mais pelos executivos.

Ferramenta desenvolvida pelo Google verificar as dinâmicas dos times

Googlers amam informação e ação. Para ajudá-los com isso, a equipe de RH criou uma ferramenta chamada gTeams que consiste em tirar 10 minutos do dia para fazer uma breve checagem das cinco dinâmicas: um pequeno relatório que resume como está o desempenho do time, é uma conversa frente a frente entre os membros para discutir resultados e recursos personalizados para ajudar o time a melhorar.

No último ano, mais de 3000 Googlers espalhados por 300 times usaram essa ferramenta. Desses times, os que adotaram novas normas – como iniciar toda reunião de equipe comentando sobre riscos tomados na semana anterior – melhoraram sua segurança psicológica em 6% e estrutura e clareza em 10%.

O feedback das equipes foi que realmente faltava no Google ter uma cultura orientada à efetividade e um momento em que se é forçado a conversar sobre a dinâmica do grupo e isso foi o aspecto mais importante do experimento.

E na sua empresa? Você reconhece essas 5 dinâmicas para equipes de alta performance nos diversos setores?

Texto adaptado daqui.

A Siteware tem várias soluções para te ajudar a acompanhar o desempenho dos seus times!

Conheça nossas soluções